Dois meses atrás, Irã anunciava descoberta de novo campo de petróleo

Localizado no sul do país, campo aumenta estoque de commodity do país em um terço; descoberta aconteceu em meio ao aumento das sanções norte-americanas

Jornal GGN – O petróleo não tem importância apenas econômica, mas também geopolítica. A descoberta de novos campos de exploração aumenta o interesse dos mercados por conta do sucessivo aumento de demanda das grandes economias, mesmo com todo o debate em torno da busca de alternativas ecologicamente viáveis aos combustíveis fósseis.

Em novembro de 2019, o presidente do Irã, Hassan Rohani, anunciou a descoberta de um novo campo de petróleo localizado na província de Khuzestan, centro da indústria petrolífera iraniana. Com mais de 50 bilhões de barris de óleo bruto, a nova reserva pode aumentar em um terço o tamanho das reservas comprovadas de petróleo do país.

Com isso, o novo campo petrolífero poderá tornar-se o segundo maior do Irã – o maior está localizado em Ahvaz, e detém cerca de 65 bilhões de barris. O campo é de 2.400 quilômetros quadrados, com o depósito a cerca de 80 metros de profundidade.

Dados da British Petroleum indicam que, até o final de 2018, o Irã era o quarto país do mundo em reservas de petróleo, com um total aproximado de 155,6 bilhões de barris. Caso a dimensão da nova reserva seja confirmada, o volume levaria o país para logo depois da Venezuela e Arábia Saudita. O Irã também possui a segunda maior reserva de gás natural do mundo

O país persa possui uma grande reserva de combustíveis, mas não consegue negociá-la no exterior graças aos Estados Unidos. Em 2018, o presidente norte-americano Donald Trump anunciou a saída unilateral do país do acordo nuclear assinado com o Irã e outros seis países em 2015.

Desde então, as sanções para atingir as exportações de petróleo iraniano aumentaram consideravelmente, afetando assim a principal fonte de capital estrangeiro do país. Com a queda das exportações de petróleo, a inflação e o desemprego no Irã dispararam.

Os outros países envolvidos na assinatura do acordo – dentre eles Alemanha, França e China – têm tentado salvá-lo, mas ainda não conseguiram oferecer meios para que o Irã venda seu petróleo no exterior.

(com agências internacionais)

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Poço NÃO se descobre. Poço é uma construção. O que se descobre é um campo, um reservatório, de petróleo.

    O poço NÃO está lá esperando por sua descoberta. O reservatório, sim, o qual, uma vez descoberto, requer a PERFURAÇÃO e a CONSTRUÇÃO de um poço para iniciar a produção.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador