Funeral de Fidel acontece em cidade berço da revolução

Como último desejo, líder pediu para proibir construção de qualquer monumento em sua memória; Lula diz que Fidel foi último mito vivo 

Adeus comandante

 
Jornal GGN – O funeral do líder Fidel Castro começou neste domingo (04), por volta das 10h no horário de Brasília, e às 7h em Cuba, na cidade de Santiago, berço da revolução cubana. A despedida acontece após uma semana de homenagens com uma caravana que percorreu toda a ilha. O corpo de Fidel foi cremado e suas cinzas serão depositadas no cemitério Santa Ifigênia, segundo informações da Agência Ansa.
 
Nesse sábado (03), durante um grande ato em memória do revolucionário, o presidente e irmão do líder, Raul Castro declarou que irá converter em lei o último desejo de Fidel que é proibir a construção de qualquer estátua ou monumento em sua memória. 
 
Disse ele: “[Fidel] rejeita qualquer manifestação de culto à personalidade e foi coerente com esta atitude até as últimas horas da vida”. 
 
Os presidentes da Venezuela, Bolívia e Nicarágua, Nicolás Maduro, Evo Morales e Daniel Ortega, respectivamente, participaram das homenagens de sábado. Os ex-presidentes Lula e Dilma também compareceram no ato. Segundo informações trazidas pela RBA, na ocasião Lula disse que Fidel era o último mito vivo e um dos nomes mais representativos do século 20.
 
                     
 
O ex-presidente acrescentou, ainda, que poucas vezes conheceu alguém com o comportamento e dignidade do líder cubano, lamentando em seguida o embargo comercial imposto à ilha desde 1962 pelos Estados Unidos. Lula afirmou ter esperança de que os norte-americanos honrem a promessa, feita por Barack Obama a Raul Castro, de restabelecimento das relações.
 
“Espero que o povo cubano possa ter possibilidade de mostrar sua competência ao mundo”, pontuou.
 
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Nesse sábado (03), durante

    “Nesse sábado (03), durante um grande ato em memória do revolucionário, o presidente e irmão do líder, Raul Castro declarou que irá converter em lei o último desejo de Fidel que é proibir a construção de qualquer estátua ou monumento em sua memória.”

    Disse ele: “[Fidel] rejeita qualquer manifestação de culto à personalidade e foi coerente com esta atitude até as últimas horas da vida”. 

    Ué?!?!?

     

    Resultado de imagem para praça de la revolucion che guevara

    1. Que bela escultura de

      Que bela escultura de Fidel…Ou o fato dele ser contra a exposição de si próprio não significa que não respeite a vontade dos demais em relação a exposição de tereceiros, compreende? Ou será preciso desenhar o que siginifica respeito a opinião alheia.

    2. “Ué”

      Há muitas estátuas em Cuba: Marti, Che, Ciefuegos e outros.

      O que significa que Fidel, segundo sua própria vontade, será o ÚNICO revolucionário que NÃO terá uma estátua em Cuba.

      Entendeu agora?

      Se precisar a gente faz um desenho, tá?

  2. Fidel rejeita culto a

    Fidel rejeita culto a personalidade e sua vontade será transformada em lei por Raul, seu irmão. No Brasil o culto a personalidade começa antes mesmo que o cultuado morra, tal é a pequenês do cultuado.É como se o morto assistice aos próprios funerais. É tambem o receio de que os “amigos” não lhes prestem as “honraias devidas” ou melhor acordadas.

    Um outro mal costume é encher as ruas e praças com nomes de familiares que não tiveram no mais das vezes nehuma imprtancia histórica para o lugar.

    São Paulo com suas ruas empesteadas de Maluf(s) que o digam.

  3. ETERNA CONSAGRAÇÃO HISTÓRICA

    Máxima reverência à memória do eterno Comandante Fidel Castro Ruz, símbolo maior da militância política voltada para a defesa coerente das causas do povo.

    Fidel Castro, que diante de um farsesco tribunal de exceção afirmou com firmeza profética “Condenem-me, senhores. Não importa. A História me absolverá”, pôde partir deste mundo com a certeza inabalável de que, muito mais do que apenas absolvê-lo, a História consagra sua biografia como um belíssimo exemplo da edificante fusão de coerência, perseverança e dedicação aos ideais de justiça social.

    O Comandante Fidel foi, acima de tudo, um homem movido pelo imenso ao amor ao povo de sua pátria, a idolatrada ilha de Cuba, Pérola do Caribe. Nascido em uma rica família de latifundiários, renunciou ao conforto da origem abastada e, como admirável estrategista e cientista político, Fidel foi o motor da vitória histórica do povo cubano, que transformou um país castigado por ditaduras sangrentas e corrupção endêmica numa nação reconhecida por sua excelência humanística.

    A República Popular de Cuba ainda sofre com muitas debilidades econômicas, que são a decorrência inescapável do criminoso bloqueio imposto pelo imperialismo há mais de meio século, mas ainda assim é uma referência mundial em programas de solidariedade e assistência social, em especial nas áreas de saúde, educação e cultura.

    Hoje, quando os milhões de militantes e admiradores do Movimento 26 de Julho, marco principal da Revolução Cubana, lamentam a irreparável perda do grande líder da permanente defesa das causas populares, não cabe chorar, mas sim reverenciar a bela lição de vida do eterno Comandante.

    Fidel soube enfrentar a dura realidade de um país assolado por um autoritarismo cruel, violento e assassino, e foi capaz de reconstruir uma sociedade que foi o playground do capitalismo selvagem, e era caracterizada pela espoliação, repressão e dissolução, para transformá-la no símbolo internacional da solidariedade e da reestruturação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador