A inércia do Estado e a afronta à ordem pública, um comentário

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Comentário ao post: Dilma presta solidariedade a policial agredido em São Paulo

O fato grave é a completa inércia do Estado contra esses grupos que afrontam o Estado e a ordem pública.

Não agem por algum medo inexplicável da opinião pública e uma errada noção de direitos humanos que impede a policia de agir com dureza. Em  nenhuma democracia sólida existe liberdade absoluta para manifestações.

Não se pode nem pacificamente fechar ruas e estradas e nem fazer manifestações a qualquer hora e pelo tempo que quiser, muito menos invadir prédios públicos e lá ficar por dias como fazem índios em Brasília e estudantes na USP.

A tolerância com essas badernas criou o clima para uma escalada mais violenta de grupos fascitóides.

O Estado tem o monopólio da violência, é da essência da definição de Estado. O primeiro Estado foi criado para impor a ordem, não para dar emprego ou fazer funcionar a economia. A função PRIMEIRA do Estado é garantir a ordem pública em beneficio da população. Qual a finalidade do Estado ter o monopólio da violência se ele não faz uso disso? Porque uma ação grave dos Blacks Blocs no terminal do Parque Dom Pedro com a agressão também grave ao Comandante da PM resultou na prisão de apenas UM mascarado, se lá estavam mais de 200?

E porque nenhum mascarado foi sequer ferido de leve? Monopólio da violência para que?

Distúrbios dessa gravidade resultaram em ferimentos na policia mas não nos agressores?

Sem ampliar muito a discussão, a culpa dessa inação no Estado de São Paulo cabe ao Governador que não sustentou a ação da policia na primeira manifestação de Junho. Caberia ao Governador respaldar completamente a Tropa de Choque fazendo reparos à ação INTERNAMENTE mas não em publico. É da essência de qualquer tropa que o Comandante precisa ficar ao lado da tropa e nunca desautoriza-la em publico, as broncas devem ser em circuito fechado. Em Junho o Governador deixou a tropa ser agredida pela imprensa, a reação era a esperada, não fazer mais nada, escrevi isso aqui no blog no dia seguinte ao não respaldo do Governador à ação da Tropa.

O Governador fez algo pior, retirou autorização para uso de bala de borracha, o principal instrumento anti-distúrbio de uma tropa de choque. Como quer conter a violencia sem armas? Quem parte para o quebra quebra e agressão precisa ter algum risco de ficar ferido, se não há esse risco como se vai conter a violência?

Quem comanda, no caso o Governador, precisa assumir riscos, precisa dar cobertura a Tropa, caso contrario está entregando o controle das ruas ao Black Blocs, o que aliás já aconteceu. Se a Tropa de Choque tiver cobertura e respaldo conflitos desse tipo não duram 5 minutos, a Tropa tem gente e disposição para isso mas preciso do comando do chefe superior, no caso o Governador que deve garantir o Comando da PM e esta garante a Tropa.

E o Brasil quer um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, a policia do mundo.

Com quais credenciais, se não consegue  impor a ordem em uma praça?

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. André sempre procurando

    André sempre procurando enviesar seus comentários.

    Se a polícia mais preparada é a dos EUA, como o senhor deve pensar, devo dizer que estes movimentos de rua em número e em violência ocorrem muito mais por lá do que por cá.

    Sobre a sua preocupação com o “E o Brasil quer um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, a policia do mundo.”

    Devo apenas lembrá-lo que não foi por aqui que ocorreu o 11 de setembro, nem  Boston, e o seu atentado, fica aqui.

    Ainda assim, concordo com a sua constatação sobre a ineficiência das polícias.

     

     

    1. NOs EUA assim como na

      NOs EUA assim como na Inglaterra, França e Alemanha, Japão, China e Italia as manifestações precisam de PREVIO aviso as autoridades de segurança que delimitam espaços, hora para começar e hora para acabar, há REGRAS para manifestações, qualquer violencia é reprimida à força. No Texas há duas semanas a policia deteve um suspeito, mandou deitar no chão para ser algemadao é a regra lá, o sujeito não obedeceu levou um tiro do policial e morreu na hora. O policial

      não sofreu reprimenda e muito menos punição, cumpriu regras.  Democracia só funciona com regras, com baderna não funciona nenhum tipo de regime.

      O 11 de Setembro não foi uma manifestação e sim um atentado terrorista, não tem nada a ver com o tema.

  2. Estado democrático de DIREITO

     

    O nosso estado é democrático e, mais do isso, de DIREITO. Quando por conta das manifestaçãoes aleatórias o direito de ir e vir, de propriedade, etc., é solapado, cabe ao estado impor a ordem dentro das regras desse mesmo direito. Estão esperando o quê? 

    A copa do mundo está chegando e quem duvida que não haverá articulação para tentar sabotá-la ou, ao menos, fazer bastante barulho e algum estrago, não somente ao patrimônio público e particular, mas à imagem do Brasil?

    Abaixo um lnk que demonstra  quais são as opções do governo federal, sim porque esse não é um problema somente de âmbito estadual. Alô, alô Ministro da Justiça Zé Eduardo, cadê você???

     

    http://monografias.brasilescola.com/direito/estado-sitio-estado-defesa-intervencao.htm

  3. “Não agem por algum medo

    “Não agem por algum medo inexplicável da opinião pública e uma errada noção de direitos humanos que impede a policia de agir com dureza”:

    Eh, a policia militar ta preocupadissima com direitos humanos…

    Nao agiu porque nao teve ordem pra agir:  mais facil entender agora?

    1. Não estou falando sobre a PM

      Não estou falando sobre a PM e sim sobre quem a comanda em ultima instancia e que não dá ordem de marcha à Tropa de Choque com medo das repercussões.

      1. Sua “razao” eh so imaginaria

        Sua “razao” eh so imaginaria mesmo entao.  Nao ha questao nenhuma sobre “direitos humanos” envolvida.  Havia nas manifestacoes dos professores e havia nas manifestacoes dos estudantes e havia nas manifestacoes do MPL e TODO MUNDO foi agredido pela policia.

        Dessa vez nao aconteceu e voce vem com essa preocupacao ficticia de quem esta suposto a dar ordens?  Nao cola.

  4. Precisamos ser cuidadosos.
    Precisamos ser cuidadosos. Não creio que a existência dos Black blocs se devam a ausência de resposta em junho, mas pelo contrário, se devem a extrema truculência da polícia contra todo e qualquer manifestante e, inclusive, jornalistas. Usar balas de borracha? Beleza, mas precisa acertar os olhos das pessoas como ocorreu com uma jornalista da Folha? A PM pode fazer ações”cirúrgicas”, ao invés de usar infiltrados para dar início as agressões para legitimar o uso da força poderia usa-los para espionar, identificar, usar mais as câmeras, buscar os agressores em suas casas, usar a força diretamente e objetivamente contra os Black Blocs. Não sair distribuindo pancadaria torto e a direito, mas usar a força com inteligência

    1. OK, mas uma das funçoes dos BlackBloquers foi exatamente essa

      Justificar o endurecimento da polícia e da legislaçao. Além de desanimar a populaçao em geral de participar de manifestaçoes. E foram provavelmente pagos para isso. 

  5. O Motta Araújo é o André

    O Motta Araújo é o André Araújo?

    Concordo apenas em parte com o texto, Efetivamente, o que se assiste hoje no país é o que costumo conceituar de “oito ou oitocentos”. No caso específico, ou se parte para o “pau puro”, a truculência e a covardia que não poupa nem inocentes, ou se opta pela paralisia, pelo acovardamento, pela incúria, 

    Se ao Estado não cabe a prática de violência gratuita, ou seja, o desrespeito a cidadania, também a ele é vedado a omissão no que tange à preservação dos direitos assegurados  na Constituição, dentre os quais o de ir e vir e a segurança pessoal e patrimonial. 

    A violência é inerente a todo agente da Lei, Seja aqui, seja em qualquer lugar do mundo. Mesmo porque, não raro, no seu mister enfrenta paixões exarcebadas. Difícil uma manifestação de rua que também não conte com infiltrados e baderneiros. O que é condenável é a sua desproporcionalidade e arbitrariedade. 

    O momento é de prestigiar as forças de segurança nesse embate com os black bloqs. Não através do incentivo à vindita puro e simples, e sim, da moral, da firmeza, do profissionalismo e senso de dever. 

    1. Meu caro Costa, se a Tropa de

      Meu caro Costa, se a Tropa de Choque já sabendo com duas horas de  antecedencia  da presença de Black Blocs na direção do Terminal do Parque Dom Pedro agisse com ordem de ataque ao grupo, 30, 40 ou 50 vandalos ficariam feridos,

      algum poderia até morrer, ai iria aparecer um fortissimo  ataque da imprensa, dos seus adversarios politicos, da OAB, dos movimentos sociais, comissões da verdade, marias dos rosarios, Human Righst Watch, Anistia Internacional, CNBB, então o Governador pensa, com isso vou perder 500 mil votos, é melhor deixar um ou outro policial ser ferido.

      É simples assim.

      A paralisia da Ordem começou em 1985 com uma campanha violenta, intensa e continuada até hoje de DESMORALIZAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA, das Policias Militares de todo o Brasil, das Forças Armadas especialmente, criou-se o ambiente politico para tratar policial como ser desprezivel, hoje policial esconde a farda quando volta para casa, o resultado não poderia ser outro a longo prazo, o Pais indefeso, as ruas já não são do Estado, são do vandalismo, do crime e da baderna, colheram o que plantaram, agora não se queixem, vão reclamar com a Comissão da Verdade.

      1. “se a Tropa de Choque já

        “se a Tropa de Choque já sabendo com duas horas de  antecedencia  da presença de Black Blocs na direção do Terminal do Parque Dom Pedro agisse com ordem de ataque ao grupo, 30, 40 ou 50 vandalos ficariam feridos,

        algum poderia até morrer, ai iria aparecer um fortissimo  ataque da imprensa, dos seus adversarios politicos, da OAB, dos movimentos sociais, comissões da verdade, marias dos rosarios, Human Righst Watch, Anistia Internacional, CNBB, então o Governador pensa, com isso vou perder 500 mil votos, é melhor deixar um ou outro policial ser ferido”:

        Eh isso, a tropa de choque nao faz seu trabalho por causa da “pressao social” que NUNCA existiu nos caso dos estudantes, dos professores e do MPL.  Entao ta.

        Acorde, Andre.  Voce nao perde uma chance de colocar culpa na esquerda -essa foi arazao da sua mencao a “direitos humanos”, e nao qualquer preocupacao mais profunda.  Voce ta pegando carona enquanto nao muito sutilmente esquece de notar que quando haviam montanhas de direitos humanos envolvidos em outras manifestacoes, todo mundo levou porrada da policia E AGORA NAO ESTA ACONTECENDO ISSO PORQUE EH UM MOVIMENTO DE EXTREMA DIREITA E TEM PATROCINADORES INVISIVEIS.

         

        (Por sinal, Maria Utt, ainda no seu post de outra pagina:  policia de Nova York fala igual puta de 5 dolares tambem, nao eh surpresa nenhuma que os policias estejam latindo pra todo mundo nessas manifestacoes do Brasil.  Repito o que ja disse:  os BB’s sao conspiracao, o policial agredido era alvo previamente definido.  E o roubo de uma arma de policial foi muitissimo calculado pra causar desmoralizacao da policia.  Quando voce ja viu isso na vida?

        Eh conspiracao.)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador