21 de junho de 2026

Com Ministério do Trabalho, Centrão e Guedes devem brigar por FGTS e FAT

Fundos hoje estão sob a gestão do Ministério da Economia de Paulo Guedes. Mas os novos integrantes do Ministério do Trabalho, que será recriado, querem assumir as gestões
Foto: Agência Senado

Jornal GGN – Na ampliação do espaço para o Centrão dentro do governo federal, Jair Bolsonaro decidiu recriar o antigo Ministério do Trabalho, sob o nome de Ministério de Emprego e Previdência. Mas a nova pasta, que será comandada por Onyx Lorenzoni, já está em disputa com o Ministério da Economia de Paulo Guedes para ver quem ficará com a gestão com duas fatias importantes do Orçamento.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Trata-se do FGTS e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Hoje, ambas estão no comando da Secretaria de Fazenda, ou seja, sob o guarda-chuva de Guedes. Mas por se tratar de fundos relacionados ao trabalho, Onyx quer puxá-las para a Secretaria de Previdência e Trabalho, que se transformará no Ministério.

Se transferido, ambos os fundos ficarão sob a gestão do Centrão, que assume mais esse Ministério no governo de Jair Bolsonaro. Segundo reportagem de O Globo, em números, são quase meio bilhão de reais do FGTS, mais R$ 68,9 bilhões para Habitação; e R$ 85,8 bilhões do FAT, responsável pelo pagamento de seguro-desemprego, abono salarial, entre outros.

Enquanto o FGTS é usado para políticas públicas, sem restrição no Orçamento federal, o FAT já foi usado também para crédito e programas. A pasta de Guedes quer manter o controle destes fundos, enquanto que os novos membros do Ministério do Trabalho acreditam que a competência é da pasta.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados