As chuvas que alagam Vitória

Nassif & Amigos, a capital capixaba teve um dia de cão, ontem. Chuvas torrenciais e ventos de até 118 km/h fizeram muitos estragos. O texto é da Foha de Vitória. Abs.

http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2010/11/forte-chuva-deixa-bairros-alagados-e-causa-transtornos-na-grande-vitoria.html

E mais uma vez a Grande Vitória voltou a ser castigada por um forte temporal na noite desta quinta-feira(18). Diversos bairros ficaram debaixo d’água, acidentes foram registrados nas principais avenidas de Vitória e Vila Velha e até chuva de granizo chegou a ser registrada no bairro Vale Encantado.

As cenas eram impressionantes, ruas alagadas, veículos parados, árvores caídas e casas destelhadas. A forte chuva que atingiu a Grande Vitória na noite desta quinta causou prejuízo para muitas pessoas.

Vitória
Em Vitória, na Praça do Papa, parte da estrutura da Feira do Verde desabou. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, os participantes do evento entraram em pânico inicialmente, mas a situação foi controlada. Segundo o tenente coronel Samuel Rodrigues, houve apenas uma vítima com ferimentos leves. A barra de ferro que sustenta a estrutura do evento ficou torta e alguns stands foram danificados. Para a estrutura atingida voltar a funcionar durante a Feira do Verde, os Bombeiros irão fazer uma nova vistoria no local.

Na avenida Leitão da Silva as ruas ficaram completamente alagadas e pedestres tiveram que andar sob a água correndo risco de doenças.

Já no Centro de Vitória, um acidente envolvendo dois veículos na Curva do Saldanha derrubou duas árvores e um poste. Por conta disso, houve interdição no fluxo de veículo e a Avenida Vitória chegou a ficar interditada, a partir da Praça de Jucutuquara, provocando congestionamento no local.

Segundo o gerente da Defesa Civil de Vitória, Júlio César Biancussi, a cidade registrou muitas quedas de árvores e postes, mas não há informações sobre deslizamentos, ele afirmou ainda, que será feito um levantamento dos danos causados pela chuva na manhã desta sexta-feira (19).

Vila Velha
A avenida Carlos Lindenberg ficou completamente alagada, a impressão é de que a via virou uma verdadeira lagoa, para passar pelo local as pessoas tiveram que enfrentar a água.

Não foram só os veículos de passeio que encontraram dificuldades para transitar pela avenida, vários ônibus também quebraram e alguns passageiros tiveram que descer dos coletivos.

Na Praia da Costa a situação também foi grave, trabalhadores da prefeitura e guardas de trânsito ficaram debaixo de chuva tentando organizar o fluxo de veículos e retirar árvores caídas nas principais vias.

Na avenida Hugo Musso, na Praia da Costa, algumas árvores caíram, uma delas caiu em cima de um carro em movimento, uma família estava dentro do veículo, mas por sorte ninguém se feriu. Com a queda da árvore, a rede elétrica também foi comprometida, deixando o bairro às escuras.

Foram confirmados a queda de três árvores nas ruas João Pessoa de Matos e Maranhão, no Centro de Vila Velha. No bairro Santos Dumont, um muro desabou sobre uma casa, mas não houve registro de feridos.

A Defesa Civil de Vila Velha informou que várias ruas do município ficaram alagadas, houve dois casos de destelhamentos, mas não houve transbordamento nem pessoas desabrigadas e desalojadas. Alguns bairros de Vila Velha ficaram sem energia elétrica.

Cariacica
Em Cariacica, uma Kombi caiu dentro de uma cratera no bairro Jardim América, não há informações se o motorista ficou ferido. Segundo a defesa civil, diversas ruas da cidade ficaram inundadas, mas não houve nenhum registro oficial de problemas mais graves.

Viana
No município de Viana, no condomínio de casas populares Arlindo Vilask, recém entregue a população pela prefeitura, a forte chuva e o vento destelharam e alagaram as residências. Algumas casas ficaram completamente destruídas. Os próprios moradores realizavam consertos antes que a chuva voltasse com mais força.

Segundo a Defesa Civil de Viana os bairros mais atingidos foram Nova Betânia e Vale do Sol, foram atendidas 30 ocorrências de destelhamento e quedas de árvores. Em Marcílio de Noronha, 2 árvores caíram sobre uma casa e atrapalham o trânsito na região.

Algumas famílias de Viana tiveram que sair de suas residências e estão na casa de parentes, não há informações sobre desabrigados.

Hospital Infantil
O Hospital Infantil, na Reta da Penha, ficou 1h30 sem energia elétrica, no pronto atendimento goteiras e poças de água eram percebidas pelos pacientes. A direção do hospital informou que um raio que atingiu a região prejudicou o acionamento do gerador, mas os equipamentos funcionaram normalmente por meio de baterias, nenhum paciente foi prejudicado pela falta de energia.

Terceira ponte
De acordo com a Rodosol, o fluxo de veículos na Terceira Ponte precisou ser interrompido logo no início do temporal, já que os ventos atingiram velocidade de 118 km/h. Na descida da ponte, já no município de Vila Velha, o Corpo de Bombeiros registrou várias quedas de outdoors instalados no local. No entanto, nenhum veículo foi atingido.

Aeroporto
Segundo a assessoria de imprensa do aeroporto de Vitória, durante a forte chuva, houve atraso de até 30 minutos em alguns voos, nesta sexta o aeroporto funciona normalmente.

Porto
Devido aos fortes ventos do temporal, dois navios descarregadores cederam e dois guindastes caíram no píer de carvão do Porto de Praia Mole, em Vitória. A Vale informa que não houve vítimas. Cada guindaste custa R$ 7 milhões.

Temporal anunciado
O Centro de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) já tinha alertado sobre as condições favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva fortes nas regiões Nordeste, Noroeste e na Grande Vitória, a partir da tarde desta quinta-feira.

De acordo com o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos, a formação de uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) entre a região amazônica e o Sudeste do Brasil deixa o tempo instável em todo o Espírito Santo. Apesar das chuvas, o tempo se mantém abafado no Estado. As temperaturas devem variar entre 11°C e 25°C na região Serrana e entre 17°C e 28°C nas demais regiões.

Segundo Hugo, estas condições de tempo nublado e abafado são típicas do período de transição entre inverno e verão, em que há o aumento das temperaturas e da umidade. “O mês de novembro marca o início do período chuvoso no Espírito Santo, que se entende até março”, completa.

Chuvas para os próximos dias
Nesta sexta-feira (19), o tempo segue variando entre nublado a parcialmente nublado, com previsão de chuvas isoladas nas regiões Norte e Nordeste do Estado no decorrer do dia. As temperaturas devem variar entre 12°C e 24°C na região Serrana e entre 16°C e 28°C nas demais regiões.

Já no sábado (20), as chuvas isoladas deverão atingir as regiões Nordeste, Serrana, Grande Vitória e parte da região Sul do Estado. As temperaturas ficam entre 11°C e 25°C na região Serrana e entre 16°C e 29°C nas demais regiões.

Para domingo (21), a tendência é que as chuvas cessem no Estado. Entretanto, para uma melhor avaliação das condições meteorológicas futuras, a população deve acompanhar a emissão dos próximos boletins de tempo. O Incaper disponibiliza em sua página na internet (http://www.incaper.es.gov.br/) a previsão de tempo, que é atualizada duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra a partir das 16 horas.

Forte chuva deixa bairros alagados e causa transtornos na Grande Vitória 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador