4 de junho de 2026

O Índice de Prosperidade da Cidade da ONU

Da Exame.com

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

ONU lança Índice de Prosperidade da Cidade

Indicador irá mensurar o desempenho de cada município em cinco diferentes áreas, consideradas pela ONU essenciais para o desenvolvimento

Débora Spitzcovsky, Paulo Fridman / EXAME.com

São Paulo – O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) lançou, neste mês de setembro, uma nova ferramenta para medir progressos nos municípios mundo afora: o Índice de Prosperidade da Cidade (CPI).

O novo indicador irá mensurar o desempenho de cada município em cinco diferentes áreas, consideradas pela ONU essenciais para o desenvolvimento próspero das cidades:

  • produtividade;
  • infraestrutura;
  • igualdade;
  • qualidade de vida e
  • sustentabilidade ambiental.

De acordo com Joan Clos, diretor-executivo do ONU-Habitat que apresentou oficialmente o Índice durante o sexto Fórum Urbano Mundial, na Itália, a ideia é que a ferramenta possa ajudar os tomadores de decisão a identificar as áreas que têm maior potencial no processo de desenvolvimento sustentável das cidades.

Durante a apresentação do Índice de Prosperidade das Cidades, a ONU-Habitat ainda lançou o relatório A prosperidade das Cidades, que defende que os municípios do século 21 devem ser centrados nas pessoas e ainda sugere que as cidades podem ser grandes aliadas na resolução das atuais crises globais, desde que tenham um planejamento adequado, baseado nas diretrizes do novo Índice.

Confira o relatório A prosperidade das Cidades em inglês.

http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/sustentabilidade/noticias/onu-lanca-indice-de-prosperidade-da-cidade

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados