Ocupação organizada pelos sem-teto em SP tem 8 mil barracos

Sugerido por evandro condé de lima

Salvo engano,a notícia já saiu aqui, mas acho que faltou uma observação: e se pegar fogo – que, ao que tudo indica, é até muito fácil -, a quem irá se culpar?

Da BBC

Megaocupação em São Paulo reflete deficit habitacional da cidade

Atualizado em  17 de janeiro, 2014 – 10:59 (Brasília) 12:59 GMT

Em apenas seis semanas, uma pequena cidade foi erguida no extremo sul da capital de São Paulo.

A ocupação Nova Palestina, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), tem 8 mil barracos. Segundo a organização, outras 4 mil pessoas estão na fila para conseguir um espaço no local.

A ocupação reflete a falta de moradias na cidade. Segundo a prefeitura, cerca de 700 mil famílias vivem em condições inadequadas no município e precisam de uma casa.

A área de 1 milhão de m², no extremo do Jardim Ângela, é uma propriedade privada. Declarado de utilidade pública, o terreno deveria se tornar um parque, segundo os planos da prefeitura paulistana.

A ocupação, no entanto, pode fazer nascer ali um conjunto habitacional. O porta-voz do movimento, Guilherme Boulos, informou que o MTST está em negociação com os proprietários para a compra da área e uma das possibilidades é construir as moradias a partir do programa Minha Casa Minha Vida Entidades.

Luis Nassif

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Malandro é malandro mané é mané

    podes crer

      Já falei desse guilherme poulos no fora de pauta(filho de alto funcionário do governo paulista), sabe quando ele resolveu levar milhares de famílias pra essa área que é de proteção ambiental ? quando o Haddad descobriu a existência dela e falou em desapropriação, e aí eu pergunto de novo, onde estava esse cidadão e o movimento antes disso ? quando era só uma área privada sem interesse da prefeitura ? tem mais, as pessoas da ocupação estão proibidas pelo próprio movimento de erguer casas de alvenaria como fizeram no pinheirinho, tem que permanecer em barracas, que raio de ocupação é essa ? legalmente a prefeitura pode ser proibida de erguer casas no local por causa da proteção ambiental, já é conhecida a má vontade da “justiça” para com o prefeito petista que não tem verbas para desapropriação até porque o aumento do IPTU foi proibido por essa mesma justiça.

       Palavras de ordem contra o Haddad é a obsessão desse com teto de luxo que comanda o movimento, mas ficou caladinho durante toda a gestão Kassab, com incêndio e tudo.

    1. Também achei muito esquisito.

      Também achei muito esquisito. E não consegui dar estrelinhas no seu comentário. Sei que já ensinaram como fazer, mas faltei essa aula.

  2. lá como cá no oriente de nóis

    “Em apenas seis semanas, uma pequena cidade foi erguida no extremo sul da capital de São Paulo.”

    pois é zé 2014,

    a japonesada primero mundo, na reconstrução da catástrofe pós-tsunami 2004, se gabando se sentindo se achando só porque reconstruíram uma rodovia moderna com obras de arte e tudo no lugar, em poucas semanas…

    nóis ergue nos a/braços abertos mutirão/povão uma cidade de 8 mil barracos e coisa de 32 mil almas no brejo da cruz  do chico em seis semanas e a novidade: sem ajuda de governos e políticos ou coisa que valha…

    é nóis! não tem pra ninguém! no esculacho soh dessa japonesada primero mundo…

  3. a resposta é fácil: se pegar

    a resposta é fácil: se pegar fogo a culpa é do incendiário criminoso contratado para fazê-lo, pois basta ver a infraestrutura da enorme quantidade de favelas no Rio que nunca pegam fogo e a quantidade de incêndios de favela que ocorreu em São Paulo.

    Agora, engraçado é ver os petistas bravos com os movimentos sociais que não são cooptados pelo PT reclamando que “eles não existiam antes da gestão Haddad”, oras, vocês só acham isso porque provavelmente nunca se interessaram por movimento social na vida de vocês, provavelmente não conhecem metade das maiores organizações de base mais importantes da cidade. Depois os 20 militantes com bandeira do PT são hostilizados na rua e ninguém sabe porque… e ainda acha que as gestões do PT tem base social. Tem nada, tem é tecnologia social para cooptar. Haddad até foi atrás do “lider” dos rolezinhos… é a prática da burocracia sindical aplicada aos novos movimentos.

    1. Você já viu plástico pegando

      Você já viu plástico pegando fogo, ainda mais com gente dormindo debaixo? E antes que me esqueça, mostre as fotos das favelas no Rio que se equivalem .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador