Lord Norman, o mais importante dirigente do Banco da Inglaterra

Por André Araújo

O mais importante dirigente do Banco da Inglaterra no Século XX foi Lord Norman, Sir Montagu Norman, que dirigiu o Banco de 1920 a 1944, portanto atravessou a Grande Depressão de 1929 e grande parte da Segunda Guerra. Rico banqueiro, sócio da casa Brown Bros. & C., o sogro de Norman, Sir Marks Collet, também foi Governador do Banco da Inglaterra.
 
Montagu Norman era grande amigo do célebre Presidente do Reichsbank, o banco central alemão durante o nazismo, Hajalmar Schacht, ambos foram colegas no Board do Banco de Liquidações Internacionais, o Banco da Basileia, conhecido como BI (Bank for International Settlements) e a amizade era tão grande que Norman foi padrinho de um dos netos de Schacht.
 
A partir dessa ligação mais que controvertida, Norman teve um papel muito discutível na transferência do ouro da Checoslováquia quando este país foi invadido e tomado por Hitler em 1938 para o Reichsbank, o ouro estava depositado no BIS e foi Norman quem autorizou a transfêrencia, movimento pelo qual foi muito criticado na Inglaterra.

 
A operação do BIS durante a Segunda Guerra é um dos episódios mais obscuros e mais contraditórios no pano de fundo da Guerra, porque a Alemanha Nazista manteve dois diretores no Board durante toda a guerra que se sentavam lado a lado com os diretores americanos e e britânicos, sem interrupção antes, durante e depois do conflito. Quando acabou o conflito, o Reichsbank tinha grandes depósitos em ouro no BIS que foram fundamentais para o reerguimento da economia da Alemanha ocupada e depois da República Federal a partir de 1949. Parte importante desse ouro foi roubado dos países ocupados e dos prisioneiros dos campos de concentração.
 
Há serios indícios de que foi Montagu Norman quem bancou a absolvição de Hjalmar Schacht no Tribunal de Nuremberg, apesar de Schacht ter sido Ministro da Economia da Alemanha nazista até 1943 e o artífice incontestável do financiamento que possibilitou o rearmamento alemão entre 1933 e 1939.
 
Montagu Norman morreu em 1950.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

wendel

- 2016-03-03 19:22:06

E ...................

André, vc sabe bewm mais do que escreve em seus artigos, e aos que se interessam por assuntos tabus, como eu, solicito aprofunda-los , pois os bastidores, a historia não oficial tem muito a nos dizer!!!!

Pessoas como voce, são de fato arquivos vivos que nos possibilitam clarear algumas lacunas desta historia mal contada, que se chama historia oficial!!!!

jasantos

- 2016-03-03 12:17:27

bom post.
Olha ai uma historia interessante. Não sabia que o BIS era tão antigo, pensava que era do após guerra.

Andre Araujo

- 2016-03-03 11:43:30

http://www.bilderberg.org/bis

http://www.bilderberg.org/bis.htm

Im pouco da historia do BIS - BANK FOR INTERNATIONAL SETTLEMENTS e seu cemiterio de esqueletos.

Cafezá

- 2016-03-03 10:48:38

Taí o monumental papel das

Taí o monumental papel das finanças, sempre aliadas ao que há de pior no mundo. Vá dizer isso aos caras da lavajato, eles não sabem nada sobre isso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador