Um pedaço da história da aviação comercial no Brasil

Por antonio francisco

Loide Aéreo Nacional

A história do Lóide Aéreo Nacional inicia-se com a fundação da Empresa Carga Aérea S/A, em Anápolis, GO, em 22/12/1947, com o capital de 30 milhões de Cruzeiros. Seu fundador e primeiro presidente foi o médico Rui Vacani, o mesmo que em 1928 fundou a Nyrba, futura Panair do Brasil.

Rui Vacani era cunhado de Hugo Borghi, banqueiro e político paulista e entusiasta piloto-aviador amador. Borghi apoiou Getúlio Vargas, tendo sido seu grande eleitor para presidente da república. Atribui-se a ele a autoria do apelido de “marmiteiros” dado aos trabalhadores que apoiavam Vargas. Borghi gozava de favores de Getúlio, tornando públicos, no ínicio da década de 50, seus negócios de exportação de algodão que eram, dizia-se, favorecidos pelo presidente. Além de Borghi, eram acionistas da empresa Roberto Taves, um dos fundadores da Aerovias Brasil e o cel. Marcílio Gibson Jacques.

O grupo interessava-se inicialmente por um vasto projeto de colonização no interior de GO. A empresa transportava por via aérea material e trabalhadores até a área de colonização em Ceres. Empregava 3 aviões C47, um dos quais se acidentou.

Em 24/08/1949, a T.C.A. foi reorganizada, mudando seu nome para Lóide Aéreo Nacional, com o mesmo capital. Assumiu a presidéncia o Cel. Nero Moura, que na WWII comandara o Grupo de Caça da FAB na Itália. Moura afastou-se do Lóide quando foi nomeado ministro da aeronáutica, por Getúlio Vargas.

O Lóide Aéreo foi logo autorizado a importar 9 aviões Curtiss Commando, iniciando-se serviços regulares nas rotas RJ-BH-Carolina-São Luís, com pouso facultavio em Formosa-GO e RJ-BH-Lapa-Fortaleza.

Nos primeiros meses após sua reorganização, o Lóide formou um consórcio com as Linhas Aéreas Paulistas (LAP) e com a Transportes Aéreos Bandeirantes (TABA). Na realidade, a partir de 1959, o Lóide praticamente incorporou essas duas pequenas empresas.

Progredindo aceleradamente, em 1956 o Lóide já contava com uma frota de 19 Curtiss Commando, 3 dois quais eram cargueiros e servia em todos os estados brasileiros, com exceção do estado de Mato Grosso.

Em 22/11/1956, o Lóide e a Panair assinaram um acordo operacional de 2 anos de duração, renovável se fosse bem sucedido. A base do acordo era a divisão do território nacional em áreas de influência ou zonas geográficas, na qual uma das empresas seria predominante para evitar a competição ruinosa.

Em fevereiro de 57, o Lóide encomendou 4 quadrimotores Douglas DC6, para passageiros, mas conversíveis para carga, ficando estabelecido que seriam alugados à Panair que os empregaria em seus vôos internacionais. Por sua vez, a Panair comprometia-se a não competir com o Lóide na exploração das rotas domésticas longas com esses aviões ou equivalentes, o que possibiltou ao Lóide usar nessas linhas os quadrimotores Douglas DC4, comprados durante o ano, da Western Airlines e United Airlines. Em conseqüência do seu insucesso, por várias razões, o acordo foi desfeito em 1958.

O Lóide continou sozinho na sua trajetória, com relativo sucesso. Os Douglas DC6 chegaram em fevereiro de 1959 e foram alugados à Panair, que os utilizou até 1961 e voltaram a usar as cores do Lóide.

Também em 1959 o Lóide inaugurou um serviço de transporte de carga para Miami, no Mês de julho. Dois DC4 foram comprados para substituir dois que se acidentaram.

Os negócios do Lóide declinaram em 1960, obrigando-o a iniciar uma guerra de tarifas, baixando substancialmente as suas. Os Os vôos vindos do Norte pelo litoral chegavam lotados ao Santos Dummont, o que valeu aos aviões do Lóide o apelido de “Navio Negreiro”.

No dia 24/10/1961 o Lóide assumiu o controle da Navegação Aérea Brasileira (NAB), que continuou como empresa independente.

Em 1962, o Cel. Gibson depositou nas mãos da VASP, um pacote contendo o Lóide, NAB e a Lemcke, em troco de 600 milhões de cruzeiros, a serem pagos em 3 anos. Assim termina a rápida vida do Lóide Aéreo Nacional, que conseguiu no curto prazo de 12 anos, fazer algumas fortunas.

Aviões Operados

       TIPO                                QUANTIDADE               PERÍODO
Douglas DC-3                               03                       1948-1951
Curtiss Commando                        33                       1949-1962
Douglas DC-4                               10                       1957-1962
Douglas DC-6A                              04                       1961-1962

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Luis Nassif

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