O diretor de geociências do IBGE, Claudio Stenner, observa no Censo Demográfico 2022, divulgado na manhã desta quarta-feira (28), que a redução do número de habitantes nas metrópoles é algo inédito no país.
“Muitas vezes o município núcleo da metrópole, daquela concentração urbana, perde população, mas as cidades vizinhas ganham. Isso tem a ver com o espalhamento do tecido urbano para além dos limites municipais”, diz Stenner.
Isso quer dizer, para o diretor do IBGE, que há expansões novas, “até pelo esgotamento de área desse município”. Para ele, esta é uma parte importante da explicação desse fenômeno.
Há também a gentrificação, processo de transformação urbana que “expulsa” moradores de bairros periféricos e transforma essas regiões em áreas nobres. A especulação imobiliária é apontada como uma das causas desse processo.
Retrações
Os municípios com população acima de 100 mil pessoas que tiveram maior retração percentual da população foram São Gonçalo, no Rio de Janeiro, que chegou a 896,7 mil habitantes (queda de 10,3%).
A capital do Rio de Janeiro (-109 mil), aponta o Censo 2022, foi o segundo município que mais perdeu população desde 2010.
No nordeste, Salvador (-9,6%) e Itabuna (-8,8%), ambos na Bahia, foram os que tiveram maior retração. A capital baiana passou de 2,7 milhões de habitantes para 2,4 milhões no período intercensitário.
Mais sobre a pesquisa
O Censo Demográfico é a maior e mais completa operação estatística realizada no país. A pesquisa busca bater à porta de todos os domicílios dos 5570 municípios brasileiros para produzir um retrato fiel da sociedade.
Nos primeiros resultados, o Censo traz dados sobre população, domicílios, área dos municípios e densidade demográfica para o país, Grandes Regiões, Estados, Distrito Federal, Municípios e concentrações urbanas.
Acesse os principais resultados, gráficos e mapas no hotsite Panorama do Censo 2022.
LEIA MAIS:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.