CNT apresenta plano de R$ 1 trilhão para transportes

Jornal GGN – A Confederação Nacional dos Transportes apresentou ontem um plano de transporte e logística que propões mais de dois mil projetos prioritários para a infraestrutura brasileira de transportes. O custo total das ações é de R$ 987 bilhões. O plano será enviado à Presidência, ao Congresso Nacional, governos estaduais, municipais e ministérios.

Brasil precisa de quase R$ 1 trilhão para modernizar transportes, diz estudo

Por Marcelo Brandão

Da Agência Brasil

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) lançou hoje (22) a quinta edição do Plano CNT de Transporte e Logística, que propõe 2.045 projetos considerados prioritários para melhorar a infraestrutura brasileira de transportes, ao custo de R$ 987 bilhões.

O estudo, que já está disponível no site da entidade, será encaminhado formalmente, na próxima semana, à Presidência da República, ao Congresso Nacional, aos governos estaduais e municipais, bem como  ministérios envolvidos com o setor. O objetivo é ajudar os governos a identificar as áreas prioritárias para formulação de projetos. Para o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, a infraestrutura atual não atende às necessidades do país. “Não temos quantitativo nem qualitativo. Grande parte da infraestrutura está obsoleta e, mais grave ainda, está saturada, não atende mais à demanda”.

No aspecto rodoviário, o estudo propõe a implantação de BRT (Bus Rapid Transit), de VLT (veículo leve sobre trilho), monotrilhos, metrôs e trens urbanos em 18 regiões metropolitanas. A CNT também cita a necessidade de ampliação de rodovias. Apenas no eixo Norte-Sul, que liga as cidades de Belém (PA) a Uruguaiana (RS), foram calculados investimentos de mais de R$ 27 bilhões na duplicação de 2.922 quilômetros de rodovias. O documento revela ainda que 89,9% das rodovias federais pavimentadas são de pista simples e mão dupla.

Além disso, propõe expansão de hidrovias, dragagem em portos, construção de 23,8 mil quilômetros de ferrovias, construção e ampliação de aeroportos, construção e adequações de terminais de cargas. A construção de terminais multimodais também foi lembrada no estudo. São terminais que funcionam como elo entre diferentes formas de transporte, onde uma carga possa ser transferida de um tipo transporte para outro.

Para atingir um nível considerado adequado de infraestrutura no setor, o plano da CNT prevê investimentos da iniciativa privada, aliados a investimentos públicos. “A retomada dos investimentos públicos em infraestruturas de transporte, em anos recentes, apesar de assinalável, não tem sido suficiente para ajustar a oferta de transporte às demandas existentes e previstas”, diz o estudo.

Para Batista, o governo não conseguirá fazer os investimentos necessários sem a participação da iniciativa privada, e reforça que o total de investimentos necessários tende a aumentar. “O número de projetos e o valor de investimentos não vão diminuir, uma vez que as demandas por transportes tendem a crescer. A retomada do crescimento só é possível com investimento em logística e transporte. Esse é um problema nacional, não é só do setor transportador”, acrescentou.

 

 

Redação

6 Comentários

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  1. ESQUEÇAM TUDO ISTO: INFELIZMENTE, MARINA VEM AÍ

    Plano para a melhoria do transporte?!

    Esqueçam, a defesa do meio ambiente será o timão de Marina!

    Adeus ao setor industrial e de serviços. O desemprego vem vindo com aumento de juros e quebradeira geral com o câmbio livre, desde que o setor privado tem uma dívida externa em torno de 200 bilhões de dólares, sem contar com as filiais de multinacionais que devem à matriz mais uns 100 bilhões de dólares.

    O boomerang lançado vai e volta, cortando todos os projetos de melhoria de nosso País.

    E certamente hidroelétricas vão parar.

    E as termoelétricas?

    Já eram.

    Ah, estas nunca deveriam ter existido.

    E a trasnposição do rio São Francisco?

    Vamos de lampião mesmo.

    Olé muié rendera,

    olé muié rendá….

  2. E a pesquisa

    Essa ‘senhora’ CNT não era a que fazia uma pesquisa periódica mostrando a qualidade de nossas rodovias? Quando o governo conseguiu melhorar significativamente a qualidade das estradas – herdadas em petição de miséria de FHC -, eles pararam de fazere a pesquisa. Não é engraçado?

     

  3. Um plano que deveria ser
    Um plano que deveria ser feito pelo Governo.

    E o pessoal só tem preconceito para com a classe.
    Bom para o Brasil são os agravos regimentais. Alimenta muita gente.

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