Dilma projeta novo programa de concessões para junho

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
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Da Agência Brasil

Após assinar hoje (18) o contrato de concessão da Ponte Rio-Niterói, a presidenta Dilma Rousseff disse que a segunda etapa do programa de concessões do governo federal será lançada em junho e que espera que a nova fase repita os resultados da primeira.

“Acreditamos ele [o programa de concessões] terá o mesmo sucesso que o primeiro teve. Este vai ser um programa de concessões um pouco mais amplo, porque vai abranger não apenas rodovias, mas ferrovias, aeroportos, portos e outras concessões”, adiantou.

Dilma considerou a primeira etapa do programa “muito bem- sucedida”. O governo conseguiu licitar mais de 25 mil quilômetros, com previsão de investimentos de R$ 32 bilhões ao longo da vigência dos contratos.

Para a presidenta, a continuidade das licitações mostra que o programa funcionou, com respeito às regras e aos contratos. “Mostra que temos maturidade suficiente para ter um programa que foi respeitado, que as regras foram observadas, cumpridas, que não houve nenhum desequilíbrio no contrato e isso significa robustez num projeto de concessão. Significa que o projeto de concessão brasileiro é credível e forte”, avaliou.

A concessionária Ecoponte vai administrar a Ponte Rio-Niterói por 30 anos. O contrato assinado hoje prevê investimentos de 3,3 bilhões em operação e obras. Entre as melhorias de infraestrutura determinadas pelo governo, estão a construção da Avenida Portuária, de uma alça de ligação com a Linha Vermelha e de uma passagem subterrânea em Niterói para separar o tráfego local dos veículos que chegam pela ponte.

Com a nova concessão, o valor do pedágio na ponte vai cair de R$ 5,2 para R$ 3,7 a partir de 1° de junho.

O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, disse que o governo vai fiscalizar o cumprimento do contrato. “Não tenho dúvidas de que concessão atende a importantes solicitações da população do estado do Rio de Janeiro. Estaremos atentos aos compromissos assumidos pela concessionária, para que sejam todos cumpridos.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

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  1. Estaremos atentos aos

    Estaremos atentos aos compromissos assumidos pela concessionária, para que sejam todos cumpridos.

     

    ____________

    Inicialmente pergunto:

    Na data aprazada?

    Se não cumprirem vai para o MPF e fica a troco de um TAC que comumente não se cumprem?  

     

  2. Minha sugestão, se não se

    Minha sugestão, se não se atacar de frente o problema da BUROCRACIA, nada vai andar, pode ter o dinheiro que for.

    Os Grupos Votorantim e Gerdau DEVOLVERAM  13 concessões PAGAS de hidroeletricas médias porque APOS 11 ANOS

    não conseguiram vencer as burocracias da FUNAI, da Fundação Zumbi dos Palmares (quilombolas) e do IBAMA, sem falar em Tribunal de Contas, Procuradorias de todos os niveis.

    Esses orgãos SENTAM em cima dos projetos e sem uma certidão de um não se continua na GINCANA.

    Os orgãos da BUROCRACIA DE PROJETOS não tem PRAZO, se segurar um projeto 30 dias ou DEZ ANOS, o salario do birocrata, suas ferias, contagem de tempo de aposentadoria, licença premio, NADA É AFETADO, eles não em METAS,

    não tem que dar produtividade, não tem obrigações ou compromissos, o Ministro acima deles não tem autoridade para os fazerem trabalhar.

    A BUROCRACIA não foi criada pelo PT mas depois do PT no Governo piorou muito porque ninguem manda mais em ninguem, o mega aparelhamento dos orgãos introduziu gente incapaz , com a cabeça cheia de ideologia anti-empresarial,  não há mais criterio de racionalidade ou noção de tempo.

    Não conheço no Governo NENHUM esforço, programa, intenção ou vontade para combater a burocrcia, então não ponho fé nessas concessões, elas vão empacar na burocracia, nem a paciencia chinesa vence, os chineses já estão com projetos emperrados pela burocracia na area de linhas de transmissão. (linha do Teles Pires).

    Se não combater a BUROCRACIA os chineses vão tentar concessões e vão desistir.

    O Governo Militar criou um Ministerio de Desburocatização e um Plano Nacional para combater a burocracia, tudo foi desmontado já no Governo Sarney, hoje a coisa é muito pior do que em 1964.

    1. É a fé que atrapalha!

      Não é burocracia, seu diagnóstico está incorreto!

      Estes projetos não tem licença e NEM TERÃO porque o posicionamento de Marina Silva venceu!

      Não se pode mais construir reservatórios neste país. Belo Monte passou porque o Governo se empenhou em fazer passar. E mesmo com todo o empenho, Lula teve que DEMITIR a Ministra do Meio ambiente E DEMITIR também o chefe do Ibama! Não foi fácil!

      Deste conceito entende-se que a geração de eletricidade por base hídrica é uma das mais danosas ao meio ambiente. Este conceito SÓ EXISTE NO BRASIL e é mais fé do que qualquer outra coisa. As pessoas tem fé que é assim!

      Se fosse burocracia SERIA MOLEZA resolver!

      Então…vai lá discutir com estas pessoas de fé. Não existe assunto a ser discutido porque é questão de fé!

      Se vc não concorda com eles, vc vira O Diabo na hora! Já foi a alguma reunião prévia de licenciamento? Vá lá ver como é!

      Isso aqui que vc disse está correto, em parte, porque faz parte do embasamento da fé:

      “A BUROCRACIA não foi criada pelo PT mas depois do PT no Governo piorou muito porque ninguem manda mais em ninguem, o mega aparelhamento dos orgãos introduziu gente incapaz , com a cabeça cheia de ideologia anti-empresarial,  não há mais criterio de racionalidade ou noção de tempo.”

      Só que…

      Não é a ideologia anti-empresarial , a ideologia de esquerda, quem está parando estes projetos. Se vc for por este caminho, vc está ajudando os que param este projetos.

      É a ideologia verde de gente que acha que a humanidade TEM QUE procurar OUTRO caminho para se desenvolver, tem que apagar as luzes, tem que um monte de coisas…gente que quer ditar como vc deve viver.

      1. olha eu concordando com A.A.
        Neste caso o André Araujo tem razão, o Estado não pode ficar a mercê dos burocratas, tenham eles fé ou não.

        Ontem mesmo li num site especializado em petróleo que o governo tinha baixado uma portaria normatizando as competências dos órgãos ambientais federal e estaduais para emitirem as licenças. Fica mais ou menos assim: a partir de tantos megawatts é federal, abaixo disso é pch e de competência estadual.

        Demorou tanto tempo só para decidir isso? 13 anos?

  3. já terceirizaram os correios também?

    Tentar, já tentaram, vender os correios, inclusive  para o Fedex dos USA.

    Agora, do jeito que os correios estão a passo de cágado entregando correspondências sedex ou PAC ou qualquer outra, imagino que tal ente desgovernou-se e passou para a privada iniciativa.

    A iniciativa privada, como se sabe,  não investe (Sabesp, Copasa, trens do Rio de Janeiro, etc) nem tostões, já que seu objetivo é e sempre será ganhar dinheiro a partir da concessão abocanhada.

     

     

  4. Está reclamando do que cara pálida ?

    Na ponte Rio Niteroi o pedágio cai de 5,2 para 3,7. Vai morar no interior de SP e você  verá como são os pedágios tucanos. Por outro lado veja estas concessões como os impostos que os bacanas se recusam em pagar, impedindo o investimento público “

    1. De novo essa lenga-lenga?

      De novo essa lenga-lenga? Como se o preço do pedágio fosse o único indicador… O relevante é se o pedágio é condizente com a qualidade da estrada. E se por trás de um pedágio “barato” não estão escondidas falhas na conservação/segurança ou subsídios marotos. 

      As estradas de SP tem pedágio caro mas são decentes. Melhor do que algumas rodovias federais concedidas que tem o suposto pedágio “baratinho” e continuam esburacadas.

      Situação parecida foi com a mutreta das tarifas de eletricidade. O governo federal fez uma redução cretina do valor das tarifas e conceceu empréstimos para as empresas de energia para cobrir o rombo. Ou seja, achamos que estávamos pagando mais barato na conta de luz, mas a diferença estávamos pagando na forma de empréstimos com dinheiro de impostos.

      Não cola. Sejam mais sofisticados.

      1. As distribuidoras NÃO PODEM

        As distribuidoras NÃO PODEM passar a conta da energia que compram imediatamente para a conta porque a LEI diz que é assim.

        Existe um GAP!

         

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