Anúncio pede liberdade aos ‘Cuban Five’

Da Prensa Latina

Página do Washington Post exige liberdade de antiterroristas cubanos

Imagen activa

Um anúncio de página completa foi publicado hoje no jornal The Washington Post, desta cidade, exigindo a imediata libertação dos cinco antiterroristas cubanos condenados injustamente nos Estados Unidos desde 1998.

O anúncio, colocado pelo Comitê Nacional para Libertar os Cinco Cubanos, foi publicado no jornal graças ao esforço de mais de 325 organizações que contribuíram com arrecadações.

A página do Washington Post que aparece na edição desta segunda-feira pede a libertação de Gerardo Hernández, Fernando González, Ramón Labañino, Antonio Guerreiro e René González, detidos desde 12 de setembro de 1998, e submetidos a um viciado processo judicial com fins políticos.

Os cinco antiterroristas cubanos foram presos, julgados e injustamente condenados por monitorarem grupos extremistas anti-cubanos com base em Miami, que organizam ações terroristas contra Cuba.

Glória Riva, coordenadora do Comitê, declarou que cada centímetro de cobertura dos jornais, cada minuto da televisão e da rádio sobre os Cinco -como são conhecidos mundialmente- e sua missão antiterrorista, e a campanha por sua liberdade tem sido uma luta.

“É por isso que decidimos publicar um anúncio de página completa no Washington Post -sublinhou Riva- para exigir que a classe política, desde o presidente norte-americano, Barack Obama, até os membros do Congresso e o Departamento de Justiça, corrijam esta terrível injustiça e libertem os Cinco”.

“Estamos profundamente agradecidos a tantas pessoas que ajudaram para que a publicação deste anúncio fosse possível”, agregou a ativista norte-americana.

The Washington Post é o jornal mais lido na capital estadunidense, e o sexto maior do país, com uma circulação impressa diária que supera meio milhão de exemplares e 1,08 milhão de leitores diários.

Segundo a empresa Nielsen Ratings, é o jornal mais lido no Congresso e no Poder Executivo e o único jornal que os líderes políticos em Washington leem em um dia atarefado, destaca o comunicado do Comitê.

O grupo de solidariedade aos cinco antiterroristas cubanos publicou seu primeiro anúncio de página completa no The New York Times, em 3 de março de 2004, no que foi até aquele momento a maior exposição do caso nos meios de comunicação.

Desde então, tem publicado anúncios em outros, e levado a cabo numerosas conferências de imprensa como parte de uma estratégia de meios para romper o muro de silêncio que cerca o caso.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador