As relações confusas da política externa dos EUA

Por Motta Araujo

RELAÇÕES CONFUSAS – QUAL A ESTRATÉGIA DOS EUA?

O Governo Obama consegue superar as piores expectativas em termos de falta de estatégia de politica externa. O que pretendem Obama e Kerry? Ninguém sabe, nem na Ucrânia, nem na Síria, agora nem no Iraque. Eles simplesmente NÃO tem nenhuma estratégia global, reagem a crises, com esparadrapos diplomáticos, quebra galhos, demagogia pura e simples, é um governo de retórica e não de ações.

Agora desembarca em Brasília o Vice-Presidente Biden com uma pasta de documentos sobre o papel dos EUA no movimento de 1964 e a entrega à Presidente Dilma para que seja entregue à Comissão da verdade. So what? Com que objetivo?

O Governo Dilma é o mais anti-americano no Brasil desde 1945, a Comissão da Verdade é aparelhada do primeiro ao último por anti-americanos matriculados, vão entregar munição ao inimigo? Para que fim?

Enquanto isso o Exército brasileiro, contra quem esse gesto de Biden se pratica, continua com excelentes relações com seus colegas americanos, quer dizer Biden também agride seus militares com essa “pasta” sabe-se lá o que contém.

Obama e Biden vivem de discursos, não tem nada de concreto para apresentar, nem tem ideia do que fazem intrigando aqui dentro do Brasil para armar uma comissão que só tem uma verdade, incriminar os militares brasileiros.

Biden vem aqui alimentar esses radicais com demagogia de pastas enquanto quem tem mais o que fazer, profissionais dos dois países, trabalham em outro nivel de relacionamento, de trabalho efetivo e não de politicagem barata.

Nota zero para a diplomacia americana.

http://www.army.mil/article/104372/Army_South__Brazil_Conduct_29th_Army_to_Army_Staff_Talks/

Redação

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para que tanta acidez, tanta

    Para que tanta acidez, tanta animosidade, tanta desconfiança? Parece até que na pasta tem algum documento sobre o autor…

  2. O Governo Dilma é o mais

    O Governo Dilma é o mais anti-americano no Brasil desde 1945, a Comissão da Verdade é aparelhada do primeiro ao último por anti-americanos matriculados, vão entregar munição ao inimigo? Para que fim?

     

    Inimigo? Vc tah bem? Quem disse que o Governo Dilma eh “anti americano”? Isso tha parecendo coisa similar aos devaneios e Olvao de Carvalho em relacao ao Comunismo do PT (pausas paa rir).

    Vc comeca falando dos americanos em Guerras idioas sem sentido algum e termina chamando o Brasil de inimigo. Depois eh a gente “da esquerdolandia” que eh chamado de paranoico.

  3. Colocar um desatino desse

    Colocar um desatino desse como post é uma péssima escolha. O sujeito é a típica expressão do “ser mais realista que o rei”. Por favor, dono do Blog, deixe-o restrito às perfumarias sobre os reis, as rainhas, as “inocentes” “grandes” famílias, as grandes empresas que cresceram sem nunca terem arrebentado com ninguém, somente pela força do suor de seus “veneráveis” donos. Deixe-o às voltas com chás das cinco de realezas, corridas de cavalos de Ascot, nobrezas e outras futilidades. Poupe-nos, por favor. Esse tipo de post não prestigia a tolerância e a abertura do Blog, apenas aponta que ele pode estar entrando em decadência, o que nos faz sofrer, seus leitores e comentaristas assíduos.   

    1. Muito antes pelo contrário.
      Muito antes pelo contrário. Adoro os poste do Mota. Gostaria ter a cultura dele. Além do que, se for pra ler simplesmente as mesmas coisas e comentários repetitivos (veja qualquer um post sobre o Aécio), há um blog famoso que só faz descer o lenho em tudo que envolve o governo.
      E aproveitando, um recado ao Mota: continue presente, te ler continua interessante.

  4. Será que não é você quem está confuso?

    Náo era você que sempre afirmava não existir participação estadunidense no golpe de 64?

    Estes documentos trazidos pelo Biden vão evitar que sujeitos equivocados e confusos continuem negando fatos históricos.

    Uma ação de quem respeita a verdade e a democracia.

    1. Fabio, acho que a primeira

      Fabio, acho que a primeira frase de seu comentário explica o porquê dele estar se descabelando com a entrega da pasta agora.

      Mas André, fique tranquilo que isso foi apenas jogada de marketing do Joe Biden, para fazer média com a Dilma e tentar melhorar um pouco a relação. O conteúdo da pasta certamente é aquilo que já perdeu sigilo, que também está disponível no site do National Security Archive (certamente já consultado pela CNV):

       

      BRAZIL MARKS 40th ANNIVERSARY OF MILITARY COUP
      DECLASSIFIED DOCUMENTS SHED LIGHT ON U.S. ROLE

      http://www2.gwu.edu/~nsarchiv/NSAEBB/NSAEBB118/index.htm

      Brazil Marks 50th Anniversary of Military Coup

      Declassified White House records chart genesis of regime change effort in Brazil

      http://www2.gwu.edu/~nsarchiv/NSAEBB/NSAEBB465/

       

       

       

  5. Quem é o autor do texto?

    Sei não,  acho que o autor do texto não é o Motta Araújo mas sim o mestre Professor Hariovaldo de Almeida Prado, o prensador mor dos homens bons.

  6. Afinal, que documentos?!

    Quais documentos o vice do Obama trouxe? Vários documentos já estão liberados de sigilo pelo prazo e disponíveis no congresso dos EUA. Não tô entendendo, o vice passou por cima das leis e liberou documentos ainda protegidos?!

    1. Voce matou a charada, o que

      Voce matou a charada, o que ele trouxe é material liberado pelo decurso de 50 anos, se for material classificado e lacrado nem ele e nem OBama poderiam liberar, é pura demagogia, são documentos que qualquer um pode pedir nos Arquivos Nacionais em Washington.

  7. Me parece uma análise de

    Me parece uma análise de alguém preso aos anos 60 sobre a atual conjuntura internacional.

    Vai para a prateleira de coisas bizarras da internet.

  8. A guerra de classes é

    A guerra de classes é puramente o interior X exterior, que se opõem a originalidade!

    Depois que o mercado financeiro – com sanções que lhe pertencem como espelho das circunstâncias socias no Estado – conseguiu fazer na Europa um estrago financeiro do tamanho de uma guerra; numa situação de limitação à expansão do imperialismo, Obama está agindo, coerentemente ao modo impeditivo, como também foi atingido.

    Assim extendidos, os bancos anarquistas, que provém das qualidades particulares da sociedade americana, querem mostrar que as crises acontecem numa concentração do Estado.

    Adeus Tio Sam. 

  9. Isto não foi publicado em site errado não?

    Tá mais para Coturnosoturno ou sei lá o que! É o típico discurso Bosonaro! Alias, pela idade, talvez o Motta deve ter culpa no cartório para tanto histerismo. E ele escreveu que era mentira em um post passado quando escrevi que a marinha americana estava na costa brasileira aguardando sinal dos militares brasileiros. Tá com medo de que?

  10. Só os néscios podem acreditar

    Só os néscios podem acreditar que os EUA vão entregar de mão beijada documentos contando sua participação no golpe militar de 64. Podem até trazer algumas informações que já foram divulgadas pelos protagonistas brasileiros, mas as revelações mais importantes, tais como:  a compra a peso de malas de dólares de personagens do golpe e participação de agentes no treinamento de nacionais nas táticas de desestabilização do governo e, em etapa posterior, em ações da guerra suja, duvido! Qualquer semelhança dessa pasta com aquelas trocadas entre Itamar Franco e Tonico Malvadeza, não é mera coincidência. Provavelmente um monte de recortes de jornais.

  11. AA sabe nada inocente!

    relações confusas da política externa dos EUA é pré-texto fake para entreter encher linguiça

    das plateias político-teológicas fundamentalistas iletradas des/informadas sabe nada inocente!

    a estratégia planetária dos States & Cia para os próximos 50 anos já está minuciosamente planejada

    sendo operacionalizada just in time pela hermética obscura confraria dos cavaleiros templários bilderberg

    nas suas potentia potestas imperium dominium videoconferências criptográficas de grau algorítmíco ionesco!

     

     

  12. mirou no que viu e acertou no que não viu
    sem querer o bizzaro artigo pode ter levantado uma interessante possibilidade… ao liberar arquivos que venham a comprometer ainda mais os militares brasileiros, talvez a intenção de Biden seja a de alimentar e acirrar as tensões neste delicado terreno em que a Comissão da Verdade vem operando, e quem sabe produzir alguma crise de maior relevância…  Que venham os documentos e que mais verdades venham à tona… porque acreditar nas boas intenções dos norte-americanos… impossível… nisto, sem querer, o autor acertou…

    1. comecei interpretando por aí também…

      mas como o americano já espionou quase tudo, certamente sabe que não pode se criar com Dilma

      de repente tem um pedido de desculpas oficial, quem sabe!?

    2. Acertou na mosca caro

      Acertou na mosca caro Aschkar, os EUA primeiro criam os embaraços depois vendem as soluções.  Será uma nova primavera árabe alá Brasil?  Veremos, a semente já foi plantada, agora é esperar pelos resultados.  Cavalo de Tróia esse presente, quem viver verá.

  13. O ilustre AA…

    Numa simplória defesa dos eeuu, vem criticar o governo daquele país por dar mole… ao governo brasileiro. E insinua que os militares brasileiros tem excelentes relações com seus colegas estadunidenses (quer dizer, o golpe tá garantido, prá que dar mole ao Brasil?).

    Depois, AA alega que este é governo é o mais anti-estadunidense desde 1.945(?). Ora, anti-estadunidense são a esmagadora  maioria dos humanos que habitam este planeta. Possivelmente não haja nenhuma país no mundo em que a maioria da sua  população simpatize com esta aberração de país.

    Os eeuu não tem mais admiração de ninguém, nem influência cultural ou política. Só tem suas armas e uma “violinha” que imprime dólares sem parare sem lastro. Isto até fins de julho/14, quando será fundado o Banco BRIC´s em reunião no Brasil.

    Logo, logo o AA ficará viúva.

  14. Prometeu mas não cumpriu

    A leitura do primeiro parágrafo me deu a ideia de que viria uma análise mais ampla da política externa americana. Estavam lá três pedras no caminho da Secretaria de Estado: Ucrania, Síria e Iraque. Agora, o que veio a seguir, me frustrou. Menos pelo que muitos abaixo falaram. Achei que vinha análise a partir de algum detalhe que nos passa desepercebido.

    Infelizmente, o autor preferiu puxar (e esticar) e assunto dos papéis trazidos pelo Biden. Eu também acho que é apenas jogo de cena. Não deve haver nada além do que já é conhecido.

    Talvez se ligasse isso com, por exemplo, a compra dos caças suecos e não dos da Boeing (ou talvez algum outro detalhe que não atentamos). Mas, avançar sobre esse terreno do antiamericanismo me parece uma simplificação.

    Eu esperava mais.

    1. Agradeço seu comentario. Vou

      Agradeço seu comentario. Vou fazer nos proximos dias uma analise mais ampla da desastrosa politica externa de Obama mas neste topico tratei apenas do anedotico Biden, que tem solida fama de inteligencia limitada na politica americana.

      Achei esse gesto de trazer sabe-se lá que documentos de um ridiculo sem nome, parece aqueles sovinas folcloricos, todos conhecem algum,  que vai auma festa de aniversario trazendo um “presentinho” de cinco reais fazendo cena ao entregar o “mimo”. Nunca vi algo tão atroz na diplomacia americana, trazer uma pastinha como agrado, abominavel,

      deveria trazer um belo presente para Dilma, um quadro de pintor americano, há alguns muito bons, por exemplo.

  15. CENARIO DA POSIÇÃO AMERICANA

    CENARIO DA POSIÇÃO AMERICANA EM 1964 – A documentação diplomatica já foi liberada faz tempo.

    1.Os EUA demonstraram SIMPATIA e apoio diplomatico pela remoção do Governo Goulart do poder. Houve intensa troca de telegramas do Embaixador “amador”  Lincoln Gordon demonstando essa simpatia, dele Gordon. Já a posição do Departamento de Estado era mais cética, embora simpatica ao movimento.

    2.O fato mais importante do apoio dimplmatico foi o rápido RECONHECIMENTO do Governo Castello Branco. O ato de reconhecimento de um governo é um ATO LEGITIMO  praticado por um Estado em relação a outro, não cabe censura.

    O Brasil praticou atos de reconhecimento controvertidos, como o do Governo marxista de Angola em 1975, quando esse Governo NÃO era ainda sólido em Luanda, acossado por outro grupo rival, a UNITA.

    O reconhecimento rápido do novo governo em Brasilia foi o UNICO ato importante dos EUA em relação ao movimento de 1964. Fora desse ato diplomatico NÃO HOUVE NENHUMA ATO DE INTERVENÇÃO, de nenhum tipo.

    3.Muita gente confunde PREPARAÇÃO de apoio militar ou logistico com o fato real. Todo Pais que tem interesse em outro tem PLANOS DE ESTADO MAIOR pra lidar com situações em paises que estão na sua zona de interesse. O Brasil sempre teve planos para lidar com situações-limite em todos seus vizinhos, faz parte das atribuições das Forças Armadas.

    Se no Brasil houvesse uma guerra civil, os EUA poderiam dar apoio militar ou logistico a um dos lados, isso faz parte

    da ação dos Estados, portanto é PERFEITAMENTE NORMAL que os EUA tivessem planos de contingecia para o Brasil naquela época, como o Brasil tem planos de contingencia para seus vizinhos em caso de guerra civil.

    4.O movimento de 1964 na sua ação militar durou 30 horas, portanto não havia necessidade, razão ou logica em qualquer intervenção militar de fora. O Exercito usou uma pequena fração de seus efetivos nesse movimento e havia

    capacidade de uso de força muitas vezes maior que o necessario, portanto sempre foi dispensavel qualquer fator externo, algo que nunca ocorreu no Brasil desde a Independencia, todas as crises foram resolvidas internamente.

     

     

     

    1. Apoiar golpes de estado,

      Apoiar golpes de estado, ditaduras sanguinárias, assassinato de dissidentes, prisões arbitrárias e tortura de detentos também fazem parte da ação de alguns Estados, principalmente os Estados Unidos.

      O que isso justifica?

      NADA, como NADA é a única coisa que encontramos em seus textos, sem qualquer fundamento ou encadeamento lógico de ideias, apenas um amontoado de distorções, ignorância e preconceitos.

  16. “Agora desembarca em Brasília

    “Agora desembarca em Brasília o Vice-Presidente Biden com uma pasta de documentos sobre o papel dos EUA no movimento de 1964 e a entrega à Presidente Dilma para que seja entregue à Comissão da verdade. So what? Com que objetivo?”

     

    Cuidado que podem ser Boletos de Cobrança…rs

  17. Julgamento um tanto preconceituoso e não o acho válido

     

    Motta Araujo,

    Seus preconceitos, sua inteligência e seus conhecimentos históricos, sua formação acadêmica na área jurídica com pós graduação em Administração Pública associada com o conhecimento dos problemas brasileiros publicados em vários livros são invulgares. E você não cansa de surpreender. O texto deste post “As relações confusas da política externa dos EUA” de quinta-feira, 19/06/2014 às 11:44, não chega a ser surpresa, pois você já havia anunciado este sentimento de desânimo com a diplomacia americana. O mais recente que eu me lembro foi em comentário que você enviou quarta-feira, 19/03/2014 às 12:17, para o post “A ação do fascismo na Ucrânia” de quarta-feira, 19/03/2014 às 11:52, e que se encontra na segunda página e pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-acao-do-fascismo-na-ucrania?page=1

    Vou transcrever aqui o seu comentário porque nele já se observa o seu descontentamento com a diplomacia americana. Diz você lá (Tomei a iniciativa de corrigir alguns erros de digitação):

    – – – – – – – – –

    “A esquerdolândia brasileira se ouriça a favor da Rússia em um conflito regional que tem raízes seculares e que não diz absolutamente nada a respeito do interesse nacional brasileiro. Obviamente que o motor desses calores pela Rússia vem da nostalgia da Revolução Soviética mas esta está morta e enterrada na Rússia de hoje, portanto não se sabe de onde vem esse amor tardio pela Rússia oligárquica de hoje, pais que tem o dobro em bilionários do que tem o Brasil, apesar da população da Rússia ser metade da brasileira e seu PIB muito menor. Trata-se portanto de um Pais de um exacerbado capitalismo selvagem da pio espécie, porque suspiram por isso os esquerdinhas brasileiros?

    A Ucrânia tem seu patriotismo, a Rússia tem o dela, porque o da Ucrânia é invalido e o da Rússia é glorioso?

    A antiga URSS jamais foi boazinha com seus vizinhos de parede, invadiu a Hungria em 1956 e esmagou em três dias uma revolução nacionalista contra o domínio russo, executando 1.156 patriotas húngaros pelo método usual de Moscou, um tiro na nuca, entrando no massacre inclusive o Primeiro Ministro Imre Nagy, em seguida os russos colocaram um delegado de Moscou, Janos Kadar, como Primeiro Ministro. Também esmagaram sem dó ou piedade levantes em Praga, Berlim e nos estaleiros de Gdynia na Polônia. A Rússia “”boazinha” só existe nas almas penadas dos esquerdopatas nativos.

    A Ucrânia tem fascistas? E o que é hoje o regime do grupo Putin em Moscou? Comunista não é, não há alternativa de poder ou é Putin ou é seu alter ego em revezamento, o que será isso? Para a esquerda brasileira é progressista desde que seja anti-americano.

    Quanto aos EUA a briga entre eslavos nada tem a ver com os EUA, provavelmente estão fazendo jogo de cena para atender a seus parceiros na UE, a diplomacia de Obama é errática, cachorro caído de caminhão de mudança, uma lastima. Kerry parece uma assombração, não sabe para onde vai e não fala coisa com coisa. Nota zero para o State Department nessa questão, a xingada Victoria Neuland é que estava certa desde o início. “”F…a União Europeia” foi o que disse, significando que os EUA deveriam ficar fora dessa briga, em vez de elogia-la a esquerda brasileira demonizou-a, prova de que está e sempre esteve completamente por fora da questão”.

    – – – – – – – – – – – – – –

    Como o seu comentário iniciava-se com a expressão “A esquerdolândia brasileira”, esta expressão acabou se tornando o título do seu comentário. É o seu lado preconceituoso intitulado os seus comentários em um momento de preconceito até comedido. E seu comentário, que parecia ir em uma direção, desloca para historiar a situação vivida pela Ucrânia e volta à questão da esquerdolândia de um modo um tanto insólito ao fazer uma crítica à diplomacia americana. Lembrei-me deste seu comentário transcrito acima mais porque ele à época me provocou frouxos de risos. E com o seu texto deste post “As relações confusas da política externa dos EUA”, eu ri a bandeiras despregadas.

    Eu já comentei em algum lugar que parece que você está vendo o seu mundo desmoronar. E fica sem saber o que atacar. Aqui neste post “As relações confusas da política externa dos EUA” como lá no seu comentário junto ao post “A ação do fascismo na Ucrânia” sobrou para a diplomacia americana.

    E a diversão do seu texto veio já no início quando você diz que a diplomacia americana não tem nenhuma estratégia global, reagindo a crises, “com esparadrapos diplomáticos”. O que você queria após Bill Clinton e depois e de forma mais desajeitada George Walker Bush, o filho, terem espalhado feridas no prestígio americano em todo o globo terrestre? O mundo já não é como era, mas não vejo razão para um americanófilo como você, até em razão de raízes atávicas, se preocupar tanto.

    Em meu entendimento a diplomacia do governo de Barack Obama tem de quatro a cinco vertentes. Uma é a desempenhada pelo próprio Barack Obama. Um negro, professor de Harvard no comando da maior democracia do mundo é um luxo para o prestígio americano que nem mesmo os Estados Unidos deverão desfrutar nos próximos 50 anos. A outra vertente é a sustentada pelo aparato militar e de inteligência espalhado nos Estados Unidos e no restante do mundo.

    A terceira vertente é a força das empresas americanas na economia mundial, força respaldada pela própria economia dos Estados Unidos que mesmo em crise tem na possibilidade de compra de ativos pelo Banco Central Americano um poder quase insuperável. Não se pode esquecer que muitos atribuem a quebra da União Soviética ao aumento dos juros realizado por Paul Volcker e na sequência o aumento do déficit público americano feito pelo Ronald Reagan que manteve o juro relativamente elevado e permitiu um grande desenvolvimento tecnológico e militar aos Estados Unidos e enfraqueceu os países produtores de commodities que ficaram com os preços comprimidos para baixo durante toda a década de 80.

    A quarta vertente seriam as empresas iconográficas americanas e o papel das grandes empresas de comunicação tanto dentro dos Estados Unidos como fora em difundir o “american way of life”. E o quinto papel cabe à burocracia diplomática americana que cumpre o seu papel tanto militar como de espionagem e ainda coloca o que você denominou “esparadrapos diplomáticos”. Com um PIB de cerca de 17 trilhões de dólares, eles tem condições de tampar todas as feridas que forem aparecendo, sem preocupar muito com o custo do esparadrapo.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 19/06/2014

    1. Meu caro Clever, fico

      Meu caro Clever, fico lisonjeado com a atenção que vc dá a meus posts, considero uma honra. O comportamento da diplomacia americana é de fato lamentavel a começar pelo nivel do pessoal que está hoje no State fazendo lambança, pessoalzinho fraco para ser generoso, sem estatura para colocar a ideias na mesa e lutar por elas.

      Começa o equivoco na extinção da tradicional Subsecretaria para Assuntos Latinoamericanos, substituida por uma apática Subsecretaria para o Hemisferio Ocidental, que inclui o Canada. O que tem a ver o Canada com o Paraguai? Juntar no mesmo baliao os hispanos e brasileiros com o Canada é piada mas fizeram isso. Esse modelo diminuiu a importancia da America Latina na visão do Departamento de Estado. nos tempos roosetveltianos e dos Kennedy  nos estavamos muito mais presentes que hoje, é um IMENSO equivoco desse turma ignorante. O State gasta 50% do tempo e energia no Oriente Medio, depois Asia com China e depois Europa do Leste, não sobra tempo para o continente que é ou deveria ser muito mais importante para Washington.

      Até os Reoublicanos tinham maior e melhor percepção da America Laina, os Bush tem muita ligação com a hispanidad,

      todos entendem espanhol e Jeb fala fluentemente, os dois irmãos moram em regiões com muitos hispanicos, Bush Jr. em Dallas e Jeb em Miami. Obama não tem absolutamente nenhum link com o mundo hispano americano, é ligado ao Hawai, à Indonesia e à Asia, uma lastima. A Subsecretaria por sua vez, Rebecca Jackson,  sabe menos ainda. Como podem ficar frios vendo um Maduro demolir a Venezuela, não vai restar mais nada daquele outrora prospero pais, só ruinas, a destruição é tão grande que não se conserta em 30 anos, podiam ser comunistas sovieticos mas com EFICIENCIA, Stalin era socialista mas organizou a Russia, tinha noção clara de administração, esse bolivarianos não conseguem administrar uma quitanda, é gente muito ruim da cabeça.

      A Administração Obama tem muita semelhanaça com o PT atual, não tem nomes de peso, opera com amiguinhos, não atraem grandes nomes porque grandes nomes não querem se ver associados com Obama. Mandar o Biden ver futebol em Natal e entregar pasta rosa para Dilma, isso é coisa de governinho pé de chinelo, que vergonha, como caiu esse Pais.

      Um abraço, meu caro Clever e obrigado pela sua atenção e gentileza.

      1. Gentileza seu retorno elogioso a mim e ao meu comentário

         

        Motta Araujo (Quinta-feira, 19/06/2014 às 18:45),

        Dei uma passada junto ao post “Pesar pelo falecimento de Paulo Kautscher, comentarista do blog” de sexta-feira, 20/06/2014 às 07:46, aqui no blog de Luis Nassif e de autoria de Morales que traz a notícia da morte do Paulo Kautscher comentarista aqui do blog de Luis Nassif e membro do Partido Comunista Brasileiro. Procurei por post onde tivesse alguma passagem com troca de comentários meus e dele. Acabei indo parar no post “Velho e desdentado, mas com vontade de morder” de quinta-feira, 01/12/2011 às 21:00, aqui no blog de Luis Nassif e originado de comentário de Tomás Rosa Bueno.

        Bem, o endereço do post “Pesar pelo falecimento de Paulo Kautscher, comentarista do blog” é:

        http://ggnnoticias.com.br/noticia/pesar-pelo-falecimento-de-paulo-kautscher-comentarista-do-blog

        E o endereço do post “Velho e desdentado, mas com vontade de morder” é:

        https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/velho-e-desdentado-mas-com-vontade-de-morder

        Não encontrei nenhum comentário de Paulo Kautscher junto ao post “Velho e desdentado, mas com vontade de morder”. Mas há um comentário meu enviado sexta-feira, 02/12/2011 às 00:21, e direcionado a Tomás Rosa Bueno em que eu faço referência a um comentário de Paulo Kautscher e que teria aparecido de modo repetido no post “Velho e desdentado, mas com vontade de morder”. Só que na situação atual do post “Velho e desdentado, mas com vontade de morder” o comentário de Paulo Kautscher que aparecera repetido fora deletado. Tenho os comentários no meu arquivo de documentos com os textos de posts e de comentários. Se não fosse a diferença de data de mais de dez meses entre os dois posts pareceria que Paulo Kautscher enviou equivocadamente o comentário dele para o post “Velho e desdentado, mas com vontade de morder” quando na verdade ele queria enviar o comentário dele para o post “O xadrez do Egito – 2” de sábado, 29/01/2011 às 23:07, aqui no blog de Luis Nassif e originado de um comentário de Tomás Rosa Bueno que ele enviara sábado, 29/01/2011 às 22:14, para junto do post “O xadrez do Egito” de sábado, 29/01/2011 às 17:26, também aqui no blog de Luis Nassif e originado de comentário seu com o nome de Andre Araujo.Tendo verificado o equívoco no ecaminhamento do comentário, o próprio Paulo Kautscher deletara os dois comentários.

        Bem o endereço do post “O xadrez do Egito – 2” originado de comentário de Tomás Rosa Bueno é:

        http://advivo.com.br/node%252F347348

        Ou como Paulo Kautscher havia deixado no comentário que ele enviou, mas fora posteriormente deletado:

        http://advivo.com.br/blog/luisnassif/o-xadrez-do-egito-2

        E o endereço do post “O xadrez do Egito” originado de comentário seu usando o nome Andre Araujo é:

        https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-xadrez-do-egito

        E por fim lembro que embora não tenha encontrado alguma troca de comentário entre mim e Paulo Kautscher, eu acabei encontrando no post “Velho e desdentado, mas com vontade de morder” junto ao comentário que eu enviei sexta-feira, 02/12/2011 às 00:21, para Tomás Rosa Bueno um belo comentário de Lionel Rupaud enviado sexta-feira, 02/12/2011 às 07:14, com elogios a você e que eu penso que bem merece ser transcrito aqui. Disse lá Lionel Rupaud para mim a seu respeito:

        _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

        “Clever,

        Vejo o nosso André Araujo como um desses aristocratas e intelectuais (tinham e bastante) na época da Revolução Francesa: não entendiam e não gostavam daquele mundo novo em formação. Apesar disso, anos depois um deles foi visitar uma jovem república, e vislumbro nela o que ninguém até esta época tinha visto, nem os intelectuais desta jovem república. Era Alexis-Henri-Charles Clérel, vicomte de Tocqueville, reverenciado até hoje naquela jovem república, os Estados Unidos da America.

        Temos que cuidar bem dos nossos artistocratas intelectuais, eles podem nos ajudar a entender este mundo novo, apesar dos defeitos deles (os aristo) e dele (o tal mundo novo).

        Abraço,

        Lionel”

        _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

        O texto de Tomás Rosa Bueno que redundou no post “Velho e desdentado, mas com vontade de morder” é sobre o mundo novo que nasce e o velho que não quer morrer. Os textos dos posts “O xadrez do Egito” de sua autoria e “O xadrez do Egito – 2” de autoria de Tomás Rosa Bueno são bem apropriados para a discussão deste post “As relações confusas de política externa dos EUA”. E o elogio de Lionel Rupaud a você ficou também bem de acordo não só com o que você disse no post “As relações confusas de política externa dos EUA” como também a gentileza da sua resposta ao meu comentário que ainda que tivesse elogios a você também lhe era crítico.

        Clever Mendes de Oliveira

        Belo Horizonte, 21/06/2014

  18. Segundos fontes  que tiveram

    Segundos fontes  que tiveram acesso aos documentos, Binden , que não tem parentesco algum com Bin Laden tampouco se  trata de uma contração gramatical, o material é  radiativo .Traz um perfil  da  atuação  da   ex- vedete  Virgínia Lane,como informante   da  então recém criada CIA ,na condição privilegiada de  amante  de Getúlio  da Neves.

    Sim, aquele mesmo,,que tem e sua homenagem  a rua do Jardim Botânico. Os agentes americanos  durante anos   receberam informes  julgando tratar-se do outro Getúlio.Quando se deram conta  o calibre.32 ,já tinha feito o serviço,ele e seus asseclas,Lacerda,Marinho,Chatô e a Banda de Música a da UDN,o primeiro roque  pauleira nacional.

    Obama, que não perde  a ocasião de  cavalheirismos,a exemplo do PT, nomeou  também um  negro  no judiciário,jovem  e homo e pediu desculpas ,”O meu,é mais jovem e mais bonito.E macho pacas!”

    Como sempre  pisaram na bola ou quase. Pretendiam bloquear o o sinal de celular  em todo o estádio!.Até que uma voz  sensata  alertou-os da  absoluta inutilidade,pois  seria uma ação redundante.

    No mais  ,recordaram os tempos não vividos    ,quando os americanos  pensa ram e estender  por mais alguns meses,a estadia em Natal,mesmo depois de não ter um nazista para contar  anedotas de português.Ao que Getúlio,o Vargas, declinou do convite sugerindo que deixassem tudo com estava  e despediu Franklin prometendo-lhe  ao menos uma avenida onde ficaria  na   companhia  de  um agradável antecessor,  Wilson,com que   se cruzaria  diariamente. 

    Depois ,veio Dutra,avô da mulher  do dono  da AMIL,precursor do vício  do poder pelos militares,que  pelas últimas declarações, ainda não se livraram.

    Os detalhes  devem   chegar com uma segunda edição   corrigida e  ampliada,prevista para  2100.

  19. A Brother Sam está pra lá de

    A Brother Sam está pra lá de documentada. Existiu.

    Talvez, no limite, apoiasse, a “operação”, militarmente o golpe no Brasil?

    A explicação mais óbvia é de que se tratava de manobras de uma frota existente à época, num TO de “guerra fria”.

    Nada mais do que isso.

    Projeções de Marinhas não se dão por repasses de armas e munições – como se fossem corsárias. Mas por efetivos embarcados, como fuzeileiros navais.

    Nada disso existiu, uma frota dos EUA embarcada em “vetor”.

    O golpe foi dado por brasileiros, simples assim.

    Até porque se houvesse confrontação interna, o principal exército à época (o III, “resistente”) nem estava no “radar de movimentos” da Brother Sam (e nem poderia, porque estretegicamente o III sempre foi orientado a manobras a oeste, para as fronteiras).

    Foi disparado, o golpe, por um general de segunda linha, a partir de MG, uma divisão de exército na época (e ainda hoje) residualmente tática (e olhe lá)…

    A única coisa que a pastinha de Biden poderia trazer , “em ameaça”, é: se a ditadura militar brasileira (1968-1979) operou externamente, em cadeia de comando militar.

    Aí…

    Mas o mais provável: a pastinha é um conjunto vazio…

     

     

    1. Não existia FROTA ALGUMA

      Não existia FROTA ALGUMA disponivel para operações no Atlantico Sul, a 4ª Frota tinha sido desmobilizada ao fim da Segunda Guerra, o que pode ter havido é um planejamento para uma operação eventual mas não deu tempo e navio algum apareceu no Atlantico Sul com um combustivel que nunca foi necessario. É impressionante a incapacidade de ver a realidade REAL, FACTUAL e não o que se intencionava fazer se fosse o caso.

      1. Os americanos chegaram até a

        Os americanos chegaram até a conta da mobilização para apoio logístico para a ditadura pagar. Até a Rede Globo já noticiou esse fato.

        1. Nada a ver. Nem deu tempo.

          Nada a ver. Nem deu tempo. Qualquer guerra ou revolução produz centenas de estorias imaginarias.

          Podem ter planejado aolguma operação SE o movimento resultasse numa guerra civil. Essa pseudo opeação BROTHER SAM é citada como intenção, não chegou nenhum navio tanque por aqui e nem seria necessario, o Brasil normalmente tem 90 dias de estoque de combustivel, para vir do Texas até o Rio levaria 15 dias e fornecer combustivel não é intervenção.

          A Texaco absteceu as tropas rebeldes de Franco por tres anos na Guerra Civil Espanhola e os EUA eram neutos.

          Na Segunda Guerra a neutra Suecia fornecia minerio de ferro à Alemanha, os Aliados não podiam reclamar, era legal.

          1. O governo americano mandou a

            O governo americano mandou a conta da mobilização para auxiliar o golpe para o governo brasileiro, Araújo. Até a Rede Globo noticiou esse FATO recentemente.

  20. É que o vice-presidente Biden

    É que o vice-presidente Biden é comunista, bolivariano e beneficiário do bolsa família. Explicação compatível com o nível das análises de política internacional do MarMotta.

      1. A análise da política

        A análise da política internacional do Motta Araújo:o vice-presidente dos EUA é burro.

        Pois é, não deve ser o intelectual que o ex-presidnete Bush era, com sua política externa decidida.

  21. Quanta infantilidade……………

    Se os documentos perderam a validade do sigilo, e estão agora sendo presenteandos pelo Biden a senhora Dilma, é um grande merito!!! Acreditem nos contos da carochinha!!!

    Se for uma jogada para intrigar os militares ainda vivos que se envolveram naquela aventura patrocinada por eles, afim de nos dividir ainda mais, ótimo, pois muitos na ativa, formados sob a doutrina norte-americana, acham que os fantasmas esquedopatas-comunóides, ainda  comem criancinhas, e são um perigo!!!!!

    Se veio tentar uma aproximação, depois das denuncias feitas por Snowden, sobre as espinonagens feitas pela  NSA, que gerou a  opção feita para a compra dos aviões suecos, quero crer que, perderam um grande negócio!!!!

    Enfim, não entendo de geopolitica, mas o que posso afirmar, é que o império, tem levado algumas lambadas, e tudo farão para não perderem o pódio, que atualmente está ameaçado pela China e Russia, muito embora continuem sendo uma potencia militar, mas o declinio é inevitável, como aliás,de qualquer império, gostem ou não os simpatizantes americanófilos!!!!

     

  22. A política confusa do governo

    A política confusa do governo Obama, com erros e acertos, está tentando consertar o estrago causado pela política externa não confusa do governo Bush, que, assim como Motta Araújo, também dividia o mundo entre aliados e inimigos(either with us, or against us).

  23. A Vingança Postuma de Saddam Hussein

    Antes que o nosso querido AA – o Telleyrand do Tiete – cumpra a promessa de colocar aqui “uma analise mais ampla da desastrosa politica externa de Obama”  (comentário 14:26h), reproduzo aqui o artigo do Le Canard Enchainé (semanal satirico francês).

    Vengeance Posthume de Saddan Hussein

    Os satélites, os drones, os serviços americanos e as “grandes orelhas” da famosa NSA não viram nada do que vinha. Os djihadistas do Estado Islâmico no Iraque e no Levante puderam, ao fim de alguns meses, recrutar combatentes estrangeiros vindos da Europa (alemãos, franceses, britânicos, etc), da África do Norte e também da Tchetchenia, sem que ninguém se alarma-se verdadeiramente. Eles puderam se apoderar, en janeiro, da grande cidade de Falouja, sem que o exército iraquiano tenta-se desaloja-los. Eles puderam multiplicar os atentados suicidas contra os bairros e mesquitas chiitas de muitas cidades (com centenas de mortes), se aliar às tribus sunitas, acolher de braços abertos antigos oficiais de Saddan Hussein e beneficiar-se de seus conselhos, sem que se compreenda suas reais intenções. Em Bagda, os “babacas” de diversas embaixadas aliadas e os conselheiros militares americanos acreditaram que esses bravos djihadistas não se interessavam  só pela Syria de Bachar?

    Erro, é necessário desconfiar de terroristas e não tomá-los por “va-nu-pieds” (vagabundos). Depois de uma série de escaramuças, entre janeiro e junho, os combatentes do Estado Islamista capturaram ou destruiram, segundo os serviços franceses, 6 helicópteros e 26 tanques americanos equipados para as forças de Bagda. Enfin, eles lançaram uma verdadeira ofensiva sobre o centro do Iraque, destruiram uma parte do exército iraquiano, se apoderaram de um vasto território e continuaram a enriquecer seu arsenal de blindados, de veículos e de outras quinquilharias made USA. E enriquecer-se pilhando os bancos.

    Antes de fugir, os militares iraquianos abandonavam até seus uniformes sobre o terreno. Explicação dada, sorrindo, por um oficial francês da “Direction français de renseignement militaire”: numerosos quadros, soldados e policiais tinham a habitude de revestir o uniforme sobre o traje civil afim de poder fugir em caso de…

    Quem sãos os padrinhos do Estado islâmico? Na origem, a Arábia Saudita fornece o nervo da guerra, em nome de sua hostilidade religiosa e política aos chiitas (do Iran, do Iraque e da Syria, notadamente). Al-Quaida e os herdeiros de Ben Laden se enriqueceram e bendizeram esta guerra aos mesmos “infiéis”, antes de estimar, segundo a fórmula de uma analista do Quai d`Orsay, que esses djihadistas – “fazendo mal à causa, com seu comportamento brutal” (sic). E os sucessores do Ben Laden lançaram recentemente contra eles um grupo islamista sirio – mais convenável? – o Front Al-Nosra.

    Que importa, o Qatar, que detesta os Saudistas e aprecia bastante, em revanche, os salafistas, mostrou-se logo generoso com esses “conquistadores” do Iraque. Último episódio, a acreditar num velho conhecedor dos serviços, o papel de fianciador do terrorismo não é mais, hoje, o apanagio do Qatar, mas aquele de certos membros da familia reinante dessa pequena monarquia. Curiosa discreção…

    No campo oposto também, os dólares correram durante a longa guerra americana. Melhor, o Pentágono despensou 25 bilhões para a formação e equipamento do exército iraquiano até 2012. E 15 outros milhões em 2013 e 2014 (numeros fornecidos pelos americanos) com o sucesso que cada um pode constatar.

    A generosa América vai ela continuar a equipar um exército que “a bastante descepcionou” (formula irônica de um colaborador de Fabius/Min.de Relações Exteriores francês) ? Entregas são anunciadas e algumas em rota: 36 aviões de combate F-16, assim como 24 helicópteros Apache, centenas de mísiles e de blindados diversos, cinquenta drones, etc. Quanto ao ardor ao combate, isto não existe no “magazine”.

    Moral: O Iraque esta dividido em tres pedaços – chiita, kurdo e sunita/djihadista – onde qualquer um pode ser o refúgio para todos os fanáticos e outros turistas do djihad.

    Miraculeuse Coalition / Miraculosa Coalisão

    O presidente Rohani propos, como se sabe, a Obama a ajuda do Iran para salvarem juntos o Iraque (chiita) do Primeiro Ministro Maliki. Um aliado que classificam seguidamente, em Washington, de “brutal. sectário, anti-sunita e corrompido”. O Iran não é o único a querer socorrer Maliki e os Estados Unidos. O sírio Bachar também quer e já o declarou. Normal: ele recebe auxilio militar do iranianos, via Guardas da Revolução Islâmica. O Hesbollah libanes, classificado “terrorista” por Washington, poderá participar da festa.

    Esta guerra, lançada por Bush em 2003 e interrompida por Obama em 2011, oferece um curioso espetáculo: uma coalisão de aliados presumidos inconciliáveis. As vezes, o absurdo é revelador em politica.

    Segundo um estudo, datado de 20 de fevereiro do Congressional Office de Washington, as guerras do Iraque e do Afghanistão custaram em doze anos 1 trilhão e 50 milhões. Dos quais, 675 só para o Iraque. Que sucesso…

    (Claude Angeli / Le Canard Enchainé – mercredi 18 juin 2013)

     

     

     

     

     

    1. Reparou como eles se odeiam?
      Reparou como eles se odeiam? E olha que é desde mui antigamente, não necessitando da ação de imperialistas. Não consigo entender

  24. Governo anti-americano ou soberano?
    Oh não! os comunistas queriam tirar a nossa mamata de imposto regressivo! Salário mínimo de mais de 10 reais? Never! Lucro para empresas menor que 100%? O-h m-y g-o-s-h! O que pensam esses bolivarianos? Intervenção militar neles!

    Essa bola de cristal dos pseudo-liberais me encanta. Cadê o laissez-faire nessas horas?

    Tenho pena do autor. Acha que dinheiro fica acima do ser humano. Meus pêsames.

  25. ora, ora!

    Biden veio informar pessoalmente à presidente Dilma que ele, Obama e os USA estão ao lado dela e a querem no Brasil nos próximos 4 anos.

    Simples assim.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador