Biden endurece sanções econômicas contra Rússia

Em discurso, presidente norte-americano diz que os países mais ricos do mundo vão ampliar barreiras e que status de “nação mais favorecida” será negado

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos – foto: Official White House Photo by Adam Schultz

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou na tarde desta sexta-feira (11/03) que os países mais ricos do mundo vão ampliar as sanções econômicas contra a Rússia, ao mesmo tempo em que ferramentas que facilitavam as negociações serão eliminadas.

“Vamos tomar medidas para negar o status de “nação mais favorecida”, que significa que dois países concordam em fazer negócios entre eles nos melhores termos possíveis, com menos barreiras e com mais comércio, maior volume de importações”, afirmou Biden, segundo a Agência Brasil.

“Quando a Rússia perder esse tipo de status, ficará mais difícil fazer negócio com os Estados Unidos e também com outros países que representam a metade da economia global”, ressaltou o presidente norte-americano.

Entre as medidas a serem adotadas pelo chamado G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido), estão o banimento das importações de diamantes, vodca e pescados, além de aumentar a pressão sobre os bilionários russos que possuem ligações com o governo de Vladimir Putin.

Segundo Biden, a Rússia também será impedida de assumir a liderança de entidades multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e outras. “Putin é o agressor e precisa ser responsabilizado”, disse.

Leia Também

Rússia-Ucrânia nas últimas 24h: sinais de avanço de negociações, corredores humanitários e potencial arma biológica

Rússia está ganhando a guerra e os EUA cometendo haraquiri, por Marcus Atalla

A interdependência armada e a guerra econômica russo-estadunidense, por Bruno Beaklini

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador