sexta, 19 de abril de 2024

Convenção democrata traz o sonho de outro New Deal, por EJ Dionne Jr.

Biden pode provar que um alinhamento do New Deal do século 21 pode ser montado abraçando a justiça racial e econômica.

Foto: Drew Angerer / Getty Images

Opinião de EJ Dionne Jr.

No The Washington Post

Os democratas se reunirão para a convenção nesta semana com o sonho de outro New Deal dançando em suas cabeças.

“Convenção” é uma ficção educada, claro, já que quase tudo ocorrerá remotamente no evento de mídia mais puro de todos os tempos. Mas o formato não vai permanecer leal ao partido de saborear a possibilidade de uma vitória arrasadora semelhante a de Franklin D. Roosevelt, no triunfo sobre o presidente Herbert Hoover em 1932.

Suas esperanças não são fantasiosas. O desastre catastrófico do presidente Trump em face de uma pandemia e o colapso econômico convida à comparação com a infelicidade de Hoover, mesmo que o 31º presidente fosse tão moralmente correto quanto o 45º não é.

Cada segundo da reunião será um anúncio do fracasso de Trump: a convenção que não pôde se reunir por causa da crise de saúde que o titular não conseguiu administrar.

E um compromisso do tipo New Deal com um governo ativo, baseado em fatos e soluções de problemas realmente combina com o humor de um país que quer um vírus superado, empregos e renda em alta novamente e justiça consagrada no sistema econômico.

Quando Roosevelt rompeu com a tradição comparecendo pessoalmente à Convenção Nacional Democrata de 1932 em Chicago – uma atitude que ele chamou de “sem precedentes e incomum, mas estes são tempos sem precedentes e incomuns” – ele deu uma frase para a história: “Eu juro, eu comprometo-me a um novo acordo para o povo americano.”

Mas ele também falou de “duas maneiras de ver o dever do governo em questões que afetam a vida econômica e social”.

“O primeiro”, disse ele, “cuidar para que alguns poucos favorecidos sejam ajudados e esperar que parte de sua prosperidade vaze, peneire, para o trabalhador, para o fazendeiro, para o pequeno empresário. Essa teoria pertence ao partido do Toryismo, e eu esperava que a maioria dos conservadores tivesse deixado este país em 1776. Mas não é e nunca será a teoria do Partido Democrata.”

Não é difícil imaginar Joe Biden ou Kamala Harris dizendo o mesmo. E seria um daqueles truques que a história às vezes joga se Biden, cuja carreira nacional começou no ano em que a coalizão original do New Deal ruiu para sempre, fosse reinaugurar uma abordagem política inspirada no New Deal.

A antiga aliança foi destruída em 1972, quando Richard Nixon esmagou o democrata George McGovern em uma vitória esmagadora que envolveu o Delaware de Biden, onde Nixon venceu por 20 pontos. Em um primeiro sinal de sua habilidade política, Biden de 29 anos – ele completou 30 anos constitucionalmente exigidos após a eleição – lutou contra a maré de Nixon para perturbar um republicano em exercício e iniciar uma carreira de 36 anos no Senado.

Se o Partido Democrata de 2020 é diferente de sua versão de 1972, o contraste com o partido de Roosevelt em 1932 é ainda mais gritante.

Na época de Roosevelt, os democratas do sul defendiam abertamente a supremacia branca e não podiam imaginar fazer parte de um partido que faria de Barack Obama o primeiro presidente negro. Teria surpreendido a multidão na convenção de Roosevelt que a escolha de Biden de uma mulher negra, filha de imigrantes indianos e jamaicanos, fosse amplamente vista como a escolha mais segura e óbvia para uma companheira de chapa.

A mudança dos democratas de partido da segregação para partido da inclusão foi o produto de uma longa luta e continua sendo uma fonte de orgulho. Mas a reação que se seguiu, que começou no final dos anos 1960, desfez a aliança do New Deal, movendo a maioria dos estados da antiga Confederação e uma boa parte dos ex-eleitores democratas em outros lugares para a coluna do Partido Republicano. A vitória de Nixon sobre McGovern foi, em parte, fruto de sua Estratégia do Sul, que sob Trump se transformou em racismo absoluto.

Os eleitores farão um julgamento sobre essa história este ano, mas também estão sendo chamados a ratificar a própria contribuição de Roosevelt para a política de inclusão. Tímido quanto à raça, Roosevelt rejeitou o nativismo e construiu uma aliança com os imigrantes da classe trabalhadora do norte – entre eles italianos, judeus do Leste Europeu, poloneses e irlandeses. Ele lembrou aos antigos americanos brancos (como ele mesmo) que eles também eram “descendentes de imigrantes e revolucionários“.

Assim, se a escolha de Harris por Biden reafirma a adoção mais recente de seu partido pela igualdade racial, também é uma versão moderna da aposta de Roosevelt: que uma nova geração de imigrantes – desta vez da Ásia e do Caribe, da América Latina e da África – iria, em aliança com outros americanos fartos de incompetência e divisão, conduzir a uma transformação de nossa política.

Grande parte dos discursos da semana incidirá sobre a calamidade que é a presidência de Trump. Mas a tarefa histórica desta convenção “sem precedentes e incomum” é clara: ajudar Biden a provar que um alinhamento do New Deal do século 21 pode ser montado a partir de blocos de construção mais diversos, abraçando a justiça racial e econômica.

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Washington Post só publica o quê o Deep State quer, Biden será mais fantoche, o partido da guerra quer voltar ao poder para o “novo séc americano” agora na cruzada contra a China não mais contra o “terrorismo”, os 1° passos já foram dados, “Revolução Colorida” em território nacional com o Black Lives Matter, Ataque ao Líbano (uma das rotas da nova rota da seda chinesa).
    Trump será reeleito e se não for “The civil war are coming”

    1. Exato Thiago. Republicar matéria do Deep State apocalíptico é dose pra leão.
      Há mais de mês que não visitava o Nassif. E parece que ele merece mais outro mês de castigo…
      Duplo Expresso nele!

  2. Já chamei a atenção de Nassifão para seus íntimos,que desviasse seu aguçado faro para o que pode acontecer nas eleições presidenciais americanas do norte em seus assíduos Xadrez’s,com os seus reflexos imediatos sobre o Brasil,principalmente se os Democratas Biden/Kamalla surrarem impiedosamente Trump e sua invocada cabeleira.Não tem como não haver implicações bombásticas sobre a política brasileira.Ora,Bozo não terá condições de pagar o Coronavauchervirius indifinitivamente.Ao contrário,quando puxar o freio de arrumação sofrerá,como gosta Nassifão,os efeitos da Lei do Cipó de Arueira,a que bate e volta.Aos desavisados:Bozo não é nenhuma galinha morta,pelo contrário,ainda mais se o STF puxar uma cana em direção a Moro.Enxergo além do horizonte as eleições presidenciais brasileiras.O único candidato que pode fazer cara feia a Bozo é Lula.Olhem além das montanhas das Minas Gerais.Seria Moro,Mandetta,Huck,Doria,Ciro,Dino,o garotão gaúcho de Fernando Henrique,Grampinho,o escambau de Mussurunga?Me batam um abacate com limão e mel,ainda mais agora que passaram batom na cueca da Globo e seus cãoszinhos amestrados.Depois dos mais emocionantes 77 dias que o mundo vai viver,voltaremos a conversar.Aconselho Nassifão fazer o mesmo sob pena de confundir “as obras do mestre Picasso com o”,bem deixa pra lá.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador