Estado Islâmico: a dominação do principal rival da Al-Qaeda

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Iraquianos observam destroços da tumba do profeta Jonas, destruída pelos insurgentes - Agência Efe
 
Jornal GGN – Conheça as principais características do grupo que se desvinculou da Al-Qaeda para disputar a liderança jihadista no mundo. O Estado Islâmico (EI) segue ampliando territórios pelo Iraque e Síria e é conhecido pela crueldade dos atos terroristas contra prisioneiros e infiéis. 
 

Enviado por Alfredo Machado

Nassif,

Um pouco sobre como funciona o Estado Islâmico e suas ramificações.

Cabe lembrar que este grupo se desenvolveu a partir da desastrada invasão americana ao Iraque.

Sugiro ao blog analisar a liberação do arquivo ao final, verdadeiro mas bastante forte. 

Do Opera Mundi
 
Seis fatos sobre o grupo Estado Islâmico, que domina parte de Iraque e Síria
 
Por Vanessa Martina Silva
 
Movimento rivaliza com a Al-Qaeda a liderança da jihad muçulmana e é hoje uma das organizações terroristas mais ricas do mundo
 
Após autoproclamar um califado no Iraque e na Síria, o EI (Estado Islâmico), anteriormente chamado EIIL (Estado Islâmico do Iraque e Levante), agora busca ampliar seus territórios e estender sua influência até a capital iraquiana Bagdá. O grupo ganhou notoriedade internacional devido à crueldade com que trata os prisioneiros e à perseguição de “infiéis”, que são crucificados, obrigados a pagar taxas e a se converter ao Islã.
 
No final de semana, enquanto o mundo muçulmano comemorava o fim do Ramadã, o grupo divulgou um vídeo mostrando a crueldade com que supostos soldados iraquianos são mortos pelos integrantes do EI. As imagens revelam dezenas de soldados sendo executados um a um, como relatou a agência Reuters.
 
Conheça seis fatos sobre o grupo, que se desvinculou da Al-Qaeda e disputa com ela a liderança na causa jihadista mundial:
 

Pelo menos 500 mil pessoas deixaram suas casas no Iraque após o avanço do Estado Islâmico - Agência Efe

1. Califado: Califa é literalmente o sucessor do profeta Maomé que deve ser reconhecido como chefe da nação e líder da “umma” (comunidade de muçulmanos de todo o mundo). A lei aplicada é a lei islâmica (sharia). O líder o califado do Estado Islâmico é Abu Bakr al-Baghdadi.

Baghdadi convocou recentemente os muçulmanos de todo o mundo a se unir à batalha e ajudar a construir um Estado islâmico no território recentemente conquistado. “Muçulmanos: corram para seu estado! Sim, é seu Estado! Pois a Síria não é para os sírios e o Iraque tampouco para os iraquianos. A terra é de Allah”, clamou.

2. Escritório para casar com terrorista: As jovens que desejam se casar com um dos insurgentes podem recorrer a uma agência de matrimônio localizada na cidade síria de Al-Bab. Os recrutadores aceitam candidatas solteiras ou viúvas entre 15 e 46 anos, como informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos na última segunda-feira (28/07). O procedimento é relativamente simples. As jovens registram seu nome e endereço no pedido e, em seguida, os combatentes as procuram para pedi-las oficialmente em casamento.

3. Excursões de lua-de-mel: Duas vezes por semana, é organizada uma excursão para casais em lua-de-mel, como informou a Reuters. O ônibus sai de Raqa, no norte da Síria, e vai até a província de al-Anbar, no oeste do Iraque. Mas, apesar do “romantismo”, os casais não podem ficar juntos. De acordo com a lei do grupo, as mulheres devem se sentar na parte traseira do veículo e seus esposos na frente, enquanto ouvem o motorista entoar cânticos jihadistas.

4. Não à mutilação genital: Na última semana, diversas agências de notícias divulgaram um suposto comunicado do grupo determinando que todas as mulheres do califado seriam circuncisadas — prática também conhecida como mutilação genital feminina — como “se fazia antigamente na cidade sagrada saudita de Medina”. A notícia no entanto, foi desmentida por jornalistas. O repórter freelancer Shaista Aziz afirmou que “esta história é falsa e serve para comover a audiência ocidental”. Segundo ele, o grupo comete diversas outras “atrocidades”, mas não esta.

5. Estado petroleiro: Graças ao financiamento conseguido por meio da venda de gás roubado, o Estado Islâmico tornou-se uma das organizações terroristas mais ricas do mundo e independente do patrocínio de algum Estado. O grupo domina diversos campos de petróleo sírios e em meados de julho, tomou o controle de um campo de gás de Sha’ar, a leste de Homs, na Síria. De acordo com a Reuters, o petróleo é vendido a intermediários na Síria e depois enviado para refinarias na Turquia, Irã ou Curdistão.

Além disso, para não ter que gastar com a compra de armamentos, o grupo roubou um expressivo material bélico norte-americano que anteriormente pertenceu ao Exército iraquiano.

6. Crucificação, perseguição aos cristãos e impostos: Diversos “infiéis” estão sendo condenados a penas severas, como apedrejamento, execução e até crucificação pública. Segundo o Observatório Sírio, o grupo realizou diversas crucificações de cristãos que não quiseram se converter ao islã. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a “perseguição sistemática” de minorias étnicas e religiosas em Mossul pelos jihadistas pode representar um crime contra a humanidade.

Não muçulmanos também são obrigados a pagar um imposto, conhecido como jiziya, ou entregar suas posses e deixar a cidade, o que contribui para aumentar o financiamento do grupo.

https://www.facebook.com/photo.php?v=10204267449991209

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É… Os sapos cururus estão

    É… Os sapos cururus estão barbarizando, mas não devemos nos preocupar já esta sendo providenciada a introdução de jararacas para controlar a praga, problema mesmo vai ser quando as jararacas virarem a praga da vez.

  2. EI?

    O Estado Islâmico não era “anteriormente chamado Estado Islâmico do Iraque e Levante”. Ainda é chamado assim. 

    E a distinção faz todo sentido, pois dá a idéia precisa de qual é o objetivo desses jihadistas: estabelecer um califado que englobe o Iraque e toda a região do Levante, que inclui, além da Síria, Líbano, Jordânia, Palestina e Israel.

    Tirar a menção geográfica do nome só ajuda ao próprio EIIL, já que assim eles conseguem se passar apenas por um movimento focado na “libertação do Iraque”, ou algo que o valha.

  3. Eu sei o que você pensa

    Eu sei o que você pensa esquerdista , os muçulmanos dominarão e o ocidente que sucumbirá ao poder do oriente.

    Assim com o caos no ocidente o levante socialista triunfará.

    Um burguês morto justiça feita. 

  4. Desrespeito ao ‘criador’

    Até aí, trágico, repugnante, mas comum e normal. Ora sempre foram assim. Na realidade a grande diferença, foi a forma pelo qual se voltaram contra seus próprios criadores [americanos e ingleses], degolando-os Youtube a fora. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador