EUA: Como o Partido Republicano se tornou selvagem, por Paul Krugman

A democracia agora está ameaçada pelo tribalismo malévolo.

Um grupo de apoiadores de Trump cantou fora do Capitólio na segunda-feira.Crédito…Anna Moneymaker para o New York Times

do New York Times

Como o Partido Republicano se tornou selvagem

por Paul Krugman

Sempre existiram pessoas como Donald Trump: egocêntrico, autocentrado, acreditando que as regras se aplicam apenas aos pequenos e que o que acontece aos pequenos não importa.

O GOP moderno, entretanto, não é como nada que vimos antes, pelo menos na história americana. Se há alguém que ainda não se convenceu de que um dos nossos dois principais partidos políticos se tornou inimigo, não só da democracia, mas da verdade, os acontecimentos desde a eleição deveriam ter acabado com suas dúvidas.

Não é só que a maioria dos republicanos da Câmara e muitos senadores republicanos estão apoiando os esforços de Trump para reverter sua derrota eleitoral, embora não haja evidências de fraude ou irregularidades generalizadas. Veja a maneira como David Perdue e Kelly Loeffler estão fazendo campanha nas eleições para o Senado na Geórgia.

Eles não estão lidando com questões, ou mesmo com aspectos reais da história pessoal de seus oponentes. Em vez disso, eles estão alegando, sem nenhuma base de fato, que seus oponentes são marxistas ou “envolvidos em abuso infantil”. Ou seja, as campanhas para manter o controle republicano do Senado são baseadas em mentiras.

No domingo, Mitt Romney criticou Ted Cruz e outras tentativas dos republicanos do Congresso de desfazer a eleição presidencial, perguntando: “A ambição eclipsou tanto os princípios?” Mas que princípio Romney acha que o Partido Republicano defendeu nos últimos anos? É difícil ver qualquer coisa subjacente ao comportamento republicano recente além da busca pelo poder por qualquer meio disponível.

Então, como nós chegamos aqui? O que aconteceu com o Partido Republicano?

Não começou com Trump. Pelo contrário, a degradação do partido é óbvia, para quem quer vê-la, há muitos anos.

Em 2003, escrevi que os republicanos haviam se tornado uma força radical hostil aos Estados Unidos, com o objetivo potencial de um Estado de partido único no qual “as eleições são apenas uma formalidade”. Em 2012, Thomas Mann e Norman Ornstein advertiram que o Partido Republicano estava “impassível pela compreensão convencional dos fatos” e “desprezava a legitimidade de sua oposição política”.

Se você está surpreso com a ânsia de muitos no partido em derrubar uma eleição com base em alegações ilusórias de fraude, você não prestou atenção.

Mas o que está levando a queda republicana às trevas?

É uma reação populista contra as elites? É verdade que há ressentimento sobre uma economia em mudança que impulsionou áreas metropolitanas altamente educadas às custas das áreas rurais e pequenas cidades americanas; Trump recebeu 46% dos votos, mas os condados que ganhou representaram apenas 29% da produção econômica da América. Também há muita reação branca sobre a crescente diversidade racial do país.

Os últimos dois meses, no entanto, foram uma lição objetiva de até que ponto a raiva “popular” está realmente sendo orquestrada de cima. Se grande parte da base republicana acredita, sem fundamento, que a eleição foi roubada, é porque isso é o que dizem as principais figuras do partido. Agora os políticos estão citando um ceticismo generalizado sobre os resultados das eleições como razão para rejeitar o resultado – mas eles próprios conjuraram esse ceticismo do nada.

E o que é surpreendente, se você olhar para o histórico dos políticos que alimentam ressentimento contra as elites, é como muitos deles são privilegiados. Josh Hawley, o primeiro senador a declarar que faria objeções à certificação dos resultados eleitorais, critica as elites, mas também se formou na Stanford and Yale Law School. Cruz, agora liderando o esforço, formou-se em Princeton e Harvard.

A questão não é que eles sejam hipócritas; é que essas não são pessoas que foram maltratadas pelo sistema. Então, por que eles estão tão ansiosos para derrubar o sistema?

Não acho que seja apenas cálculo cínico, uma questão de jogar para a base. Como eu disse, a base está em grande parte seguindo as dicas da elite do partido. E a loucura dessa elite não parece ser puramente uma atuação.

Meu melhor palpite é que estamos diante de uma festa que se tornou selvagem – que foi isolada do resto da sociedade.

As pessoas compararam o GOP moderno ao crime organizado ou a uma seita, mas para mim, os republicanos se parecem mais com os meninos perdidos em “O Senhor das Moscas”. Eles não recebem notícias do mundo exterior, porque obtêm suas informações de fontes partidárias que simplesmente não relatam fatos inconvenientes. Eles não enfrentam supervisão de adultos, porque em um ambiente político polarizado existem poucas corridas competitivas.

Portanto, eles estão cada vez mais introvertidos, envolvidos em esforços cada vez mais estranhos para demonstrar sua lealdade à tribo. Seu partidarismo não trata de questões, embora o partido continue comprometido em cortar impostos sobre os ricos e punir os pobres; trata-se de afirmar o domínio do grupo e punir os estranhos.

A grande questão é quanto tempo a América, como a conhecemos, pode sobreviver em face desse tribalismo malévolo.

A tentativa atual de desfazer a eleição presidencial não terá sucesso, mas já dura muito mais e atraiu muito mais apoio do que quase todos previam. E, a menos que algo aconteça para quebrar o domínio das forças antidemocráticas e anti-verdade sobre o Partido Republicano, um dia eles terão sucesso em matar o experimento americano.

Paul Krugman é colunista de opinião desde 2000 e também professor emérito do Centro de Pós-Graduação da City University of New York. Ele ganhou o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas de 2008 por seu trabalho sobre comércio internacional e geografia econômica.@PaulKrugman

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E os Democratas, em sua maioria, o que seriam, senão ferozes causadores de guerras e sabotadores de governos legítimos (como ocorrera no Brasil em 2016)?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador