Ex-chefe da missão brasileira do FMI diz que Fundo temeu colapso do Real em 1999

Enviado por Pedro Penido dos Anjos

Do O Globo

FMI: O socorro que correu risco
 
Teresa Ter-Minassian, ex-chefe da missão no Brasil, diz que Fundo temeu colapso do Plano Real em 1999
 
por Flávia Barbosa (Correspondente)
 
WASHINGTON – A insistência da equipe econômica em manter a âncora cambial do Plano Real e a resistência do Banco Central (BC) à cooperação com o Fundo Monetário Internacional (FMI) quase custaram ao Brasil as duas etapas do socorro coordenado pelo Fundo, em novembro de 1998 e fevereiro de 1999, disse ao GLOBO a economista Teresa Ter-Minassian, chefe da missão brasileira do FMI entre 1997 e 2001. Os pacotes, que ela negociou com o então ministro da Fazenda, Pedro Malan, e os ex-presidentes do BC Gustavo Franco e Chico Lopes, foram essenciais para evitar o contágio irreversível da crise russa após a reeleição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o impacto da maxidesvalorização da moeda dois meses depois, salvando a economia do calote e da desestabilização.

 
O momento mais tenso foi o anúncio por Lopes do novo intervalo de flutuação administrada do câmbio, a banda diagonal endógena, em 13 de janeiro de 1999. Teresa Ter-Minassian foi avisada duas horas antes. Sem convencer a equipe econômica a adiar a mudança, que considerava desastrosa, teve que dizer à diretoria do FMI, “pela primeira vez na vida”, que os técnicos não tinham como apoiar a medida, o que inviabilizava nova ajuda.
 
— Foi um choque. A equipe do FMI não está acostumada com esse tratamento. Somos parceiros. Não se toma uma decisão dessa natureza, fundamental à estrutura do programa (em vigor desde novembro), sem consultar-nos e informando duas horas antes, por telefone. Ninguém veio a Washington, e não foi o presidente do BC que me ligou, acho que foi um vice. Não tinha como manter consciência profissional se dissesse à diretoria que aquilo era bom. A medida iria, como fez, desestabilizar expectativas e precipitar uma crise com os mercados.
 
Há um certo ressentimento no relato da negociadora, que se empenhou junto à diretoria, ao lado do vice-diretor-gerente do FMI à época, Stanley Fischer, para que a primeira ajuda ao Brasil fosse aprovada. Os EUA e países europeus se opunham a avalizar o pacote sem que o Brasil deixasse o câmbio flutuar, o que a equipe econômica descartava, por resistência de Gustavo Franco e seu então diretor de Política Monetária, Chico Lopes, diz Teresa.
Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As eleições de 98 foram um

    As eleições de 98 foram um tremendo estelionato eleitoral, sim. Falavam a falavam que não iriam desvalorizar o real embora fosse inevitável. Ou seja, um enorme suborno eleitoral para a classe média continuar seu padrão de consumo e os grandes devedores em dólar terem tempo de correr.

    As contas – ah, as contas – ficam pras gerações futuras, como sempre.

    E ainda falam em competência, os caras de pau.

  2. Covardes…

    Aaah ! Os tucanos…  Deram uma fechada no FMI e mandaram alguém do segundo escalão avisar no dead line. So são corajosos quando têm a imprensa e o judiciario do lado. 

  3. Impressionante é a

    Impressionante é a coordenação desses grupos que sempre agem contra o país.

    A matéria do insuspeito O Globo surge ao memso tempo em que Mr. Motta Araújo posta um inacreditável texto sobre a “verdadeira” história da aproximação Brasil-EUA no governo Lula, e o papel de destaque da “confiança” angariada pela atuação do ex-presidente FHC.

    1. É exatamente o contrario. O

      É exatamente o contrario. O que eu postei aqui foi sobre a MENOR importancia de FHC na transição, ao contrario do que diz o livro de Mathias Spektor. Politica em Washington é REALPOLITK, FHC depois da vitoria de Lula em Outubro de 2002

      era o PASSADO, seu capital politco de perdedor da eleição para eleger José Serra como seu sucessor não o empoderava para bancar o seu sucessor mas muito mais do que isso, como escrevi, José Dirceu já se tinha antecipado e estava em pleno contato com as alavancas de poder em Eashinton, desde muito antes das eleiçõs. José Dirceu era o futuro , FHC era o passado, Washington geralmente prefere o futuro e não valoriza o passado. Qual o capital politico que FHC que não conseguiu fazer seu sucessor poderia ostentar perante os Republicanos?  O aliados de FHC em Washington eram os Democratas e não os Republicanos, muito menos os de Bush, uma facção fechada  que não curtia amigos de Clinton.

  4. E colapsou…o trabalho,

    E colapsou…

    o trabalho, …

    veio a desindustrialização, a venda do nosso patrimônio a preços de banana….

    …. e a reeleição de FHC.

    1. E levas e levas de

      E levas e levas de brasileiros indo p/ os Est.Unidos e Europa; Dentistas indo p/ Portugal. Mas eles nem lembram mais, ou melhor, não querem lembrar.

  5. E a soberania fragilizada

    O preço desses empréstimos (além da submissão de praxe ao FMI, à época) foi a assinatura do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (Decreto 2.864, de 07.12.1998, por FHC e Luiz Felipe Lampreia).

  6.   E o Sr. Gustavo Franco

      E o Sr. Gustavo Franco ainda se mete a fazer previsões econômicas. Se ele tivesse um pingo de consciência já teria no mínimo emigrado.

  7.  “Teresa Ter-Minassian,
     “Teresa Ter-Minassian, ex-chefe da missão no Brasil, diz que Fundo temeu colapso do Plano Real em 1999″Na verdade, quem salvou o Real do colapso foi Lula.Itamar Franco( o verdadeiro pai do Real) entregou a nova moeda  aos tucanos numa boa, os psdebistas se empenharam ao máximo para destrui-la. Depois de três debacles( México, Tigres Asiáticos e Rússia) precisou Lula assumir para abaixar os juros e a inflação. Além disso, pagou a conta do FMI e se tornou credor da instituição que é o terror dos países em crises econômicas. Lembrando que um pouco antes de sua comprada reeleição, FHC precisou lançar umas moedinhas novas de Real para refrescar a memória dos eleitores que já estavam descrentes em meio ao quase caos econômico. Com essa ação marqueteira e a ajuda da imprensa amiga, conseguiram enganar o pobre eleitor. Em 2001, apesar de todo esforço da coalizão psdb/mídia, não teve jeito.Os tucanos estão comemorando a aniversário do lançamento do plano, como sempre, omitindo o nome de seu verdadeiro dono, mas o que se deve comemorar é a virada que a moeda teve com a chegada do PT ao governo. Aí galera, vamos celebrar os 12 anos da salvação da moeda nacional pelo petismo.

  8. É vero!…

    Até o mundo mineral, como cita Mino Carta, sabe dessa irresponsabilidade eleitoreira dos tucanos com o país!….Agora,decorridos 11 anos da era PT, historicamente relacionando, vêm eles – querer – nos fazer crer, que o Brasil da República Velha era melhor que o Brasil da Era pós-Vargas!…

  9. Que estranho

    Nenhum dos cavaleiros do apocalipse tucano, que todo dia acusam o governo do PT de estar quebrando o Brasil, não vieram tentar defender a gloriosa história tucana? Por que será? Por que é indenfensável? Este post vou salvar e colar toda vez que os Rebolla, Mauro Bunda Mole, risadinha e outros aparecerem para querer desmerecer o governo PT.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador