Irã suspende enriquecimento de urânio a partir de hoje

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – O Irã suspendeu o enriquecimento de urânio, confirmou agora há pouco a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea). O relatório foi divulgado com o anúncio do chefe dos negociadores iranianos, Ali Akbar Salehi, afirmando a “suspensão voluntária da produçaõ de urânio enriquecido a 20%”, a partir das 8h30 de hoje (20).

A medida, estabelecida pelo acordo firmado em novembro do ano passo, em Genebra, induz a aplicação de uma série de medidas relacionadas à produção de urânio enriquecido e, com elas, ocasionando o fim de sanções contra o país.

De acordo com fontes diplomáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), o país já deixou de produzir urânio enriquecido nas centrais de Natanz e Fordow, que tiveram os equipamentos nucleares suspensos. As reservas do combustível também foram alteradas, com a diluição do “hexafluoruro de urânio enriquecido a 20% de urânio 235”, segundo descreve o relatório da Agência Internacional de Energia Atômica.

Com informações de Agência Brasil.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isto nã vai resolver o

    Isto nã vai resolver o conflito. A verdade é que os gringos querem invadir o Irã por causa do petróleo. E em alguns dias o seu estado-preposto no Oriente Médio (Israel) começará a acusar o Irã disto ou daquilo para obrigar o Irã a retomar seu programa nuclear com medo de ser invadido sem ter condições de se defender. 

  2. Prezado Nassif
    Onde e de quem

    Prezado Nassif

    Onde e de quem agora   o Prosub nuclear da Marinha Brasileira  vai conseguir  o “combustível” decente para o seu “futuro  Barracuda  Nuclear ?.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador