Líbano declara estado de emergência por duas semanas em Beirute

"Estamos diante de uma verdadeira catástrofe e precisamos de tempo para avaliar a extensão dos danos".

Jornal GGN – O Conselho Supremo de Defesa do Líbano recomendou reconhecer Beirute como uma cidade atingida por um desastre, declarando estado de emergência por duas semanas na capital e entregando a responsabilidade de segurança a autoridades militares, informa a Reuters.

Uma declaração do conselho, lida ao vivo na televisão, disse que o presidente Michel Aoun decidiu liberar 100 bilhões de libras libanesas em alocações de emergência do orçamento para 2020.

Também recomendou antes de uma reunião do gabinete na quarta-feira que um comitê fosse encarregado de investigar a explosão e apresentasse suas descobertas em cinco dias para determinar a punição máxima para os responsáveis.

O ministro da Saúde do Líbano disse à Reuters que o número de mortos pela explosão na capital Beirute chegou a 78, acrescentando que quase 4.000 pessoas ficaram feridas.

“Há muitas pessoas desaparecidas até agora. As pessoas estão perguntando ao departamento de emergência sobre seus entes queridos e é difícil procurar à noite porque não há eletricidade”, disse o ministro Hamad Hasan à Reuters. “Estamos diante de uma verdadeira catástrofe e precisamos de tempo para avaliar a extensão dos danos”.

Redação

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  1. Desastre de Texas City—Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.(https://pt.wikipedia.org/wiki/Desastre_de_Texas_City)
    O Desastre de Texas City (Texas City Disaster) foi uma gigantesca explosão ocorrida na manhã de 16 de abril de 1947, no porto de Texas City, Estados Unidos, a qual causou a morte de 581 pessoas e devastou grande parte da cidade.

    A explosão sucedeu-se a partir de um incêndio a bordo do cargueiro francês, SS Grandcamp, atracado no porto, o qual estava carregado com 2.300 toneladas de nitrato de amônio que entraram em combustão pelo calor. Outro navio que se encontrava próximo, o SS High Flyer, igualmente carregado com aquele produto, também explodiu, gerando uma reação em cadeia de incêndios e explosões pelas várias refinarias e plantas petroquímicas situadas na área portuária da cidade.

    A magnitude da explosão, ouvida a centenas de quilômetros de distância, foi tamanha que praticamente desintegrou os dois navios, danificou outros que se encontravam no porto, destruiu grande parte da cidade, principalmente a planta industrial da petroquímica Monsanto, bem como derrubou dois pequenos aviões que sobrevoavam a área.

    Foi o mais mortífero acidente industrial a ocorrer na história norte-americana.
    —–O incêndio

    No dia do desastre, uma quarta-feira, o tempo estava excepcionalmente frio (13° Celsius), com um vento de 20 mph soprando da direção norte-noroeste.[5] O restante da carga do navio era composta por grandes bolas de corda de sisal, amendoim, equipamentos de perfuração, fumo, algodão, e as caixas de munições para armas de pequeno porte.

    Por volta da 8:00, os estivadores que estavam no porão sentiram um cheiro de fumaça, a qual provinha, aparentemente, cerca de sete ou oito camadas de sacos abaixo de onde estavam. Nem a água, nem os dois extintores de incêndio fornecidos pelos membros da tripulação conseguiram dissipar aquele foco de incêndio. Como a área estava enchendo rapidamente com fumaça, os estivadores foram obrigados a sair do porão.[6]

    O carregamento de munição que o navio tinha apanhado na Bélgica estava acondicionado no porão nº 5 em caixas de madeira com um peso de 150 quilos cada, separadas do compartimento que estava pegando fogo por uma chapa de aço de 5/16 polegadas. Apesar de temor de uma explosão, a maior preocupação não era com o nitrato de amônio, e sim, com o restante da carga de munição que havia ficado a bordo, uma vez que os trabalhadores conseguiram remover apenas três das dezesseis caixas para fora do porão.[3]

    Pouco antes das 8:10, o comandante do Grandcamp ordenou a evacuação dos porões, uma vez que ele pretendia extinguir o fogo soprando o próprio vapor das turbinas do navio para dentro dos porões de carga, um procedimento comum para apagar o fogo sem danificar a carga.

    No entanto, a medida surtiu um efeito contrário, pois os vapores emitidos liquefizeram parte do nitrato de amônio, o que pode ter gerado emissão de óxido nitroso, uma substância extremamente volátil. Também é provável que o nitrato de amônio, que também pode produzir oxigênio necessário para alimentar um incêndio, tenha impedido o vapor de encharcar as chamas. Para piorar, o óleo combustível, que ficava em tanques entre os porões nº 3 e 4, rompeu o anteparo e vazou para os sacos de nitrato de amônio, literalmente, acrescentando mais lenha à fogueira.[3] ——–

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Desastre_de_Texas_City

  2. ——-Segundo informações obtidas pelos técnicos da Cetesb, o incêndio teve início em uma das correias que alimentam o galpão de nitrato de amônio, matéria-prima para a produção de fertilizantes. Trata-se de um produto explosivo, o que obrigou o Corpo de Bombeiros a isolar a área, —–

    Cetesb atende explosão seguida de incêndio na Vale Fertilizantes de Cubatão(https://cetesb.sp.gov.br/blog/2017/01/05/cetesb-atende-explosao-seguida-de-incendio-na-vale-fertilizantes-de-cubatao/)
    05/01/2017 / por CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo
    FOTO:(https://cetesb.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/01/cubat%C3%A3o-1299×720.jpg)
    (https://cetesb.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/01/cubat%C3%A3o-2-1024×768.jpg)

    Para nota atualizada, acesse: http://www.cetesb.sp.gov.br/2017/01/06/cetesb-acompanha-acoes-na-vale-fertilizantes-e-avalia-danos-ambientais/

    Técnicos da Cetesb estão, desde as 15,30h de hoje, quinta-feira, 5/1, acompanhando o incêndio na Unidade 2 da Vale Fertilizantes, na Vila Parisi, no Polo Petroquímico de Cubatão. Segundo a gerência da Agência Ambiental de Cubatão, o incêndio obrigou a evacuação da população no entorno da área industrial, afetando as empresas Yara Fertilizantes e Cesari, além da Unidade 3 da Vale Fertilizantes.

    cubatão 2
    Segundo informações obtidas pelos técnicos da Cetesb, o incêndio teve início em uma das correias que alimentam o galpão de nitrato de amônio, matéria-prima para a produção de fertilizantes. Trata-se de um produto explosivo, o que obrigou o Corpo de Bombeiros a isolar a área, tomando-se, inclusive, a decisão de interditar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, nos dois sentidos.

    Por precaução, os técnicos considerando a intensidade da pluma que se formou na atmosfera, sugeriu à Defesa Civil do Município de Cubatão a promover a evacuação da comunidade Mantiqueira que fica nas proximidades da empresa Usiminas, que também foi evacuada. Os moradores dessa comunidade foram retirados com a utilização de três ônibus disponibilizados pela empresa e levados para uma escola do município.

    Neste momento, os técnicos da Cetesb encontram-se no local das operações para uma melhor avaliação da situação, para tomar medidas para amenizar os impactos ambientais do incêndio. O nitrato de amônio, quando inalado, pode causar irritação nos olhos, garganta e no trato respiratóio.

    https://cetesb.sp.gov.br/blog/2017/01/05/cetesb-atende-explosao-seguida-de-incendio-na-vale-fertilizantes-de-cubatao/

  3. E pra tornar o cenário pior, li que boa parte do trigo armazenado foi destruída. Ou seja, além de salvar quem está nos escombros, há um risco de falta de alimentos – num país de economia destruída : (

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