New York Times pede clemência para Snowden e diz que ele não merece exílio permanente

Considerando a enorme valia da informação que divulgou, e os abusos que revelou, o senhor Snowden merece mais do que uma vida de exílio permanente, medo e fuga. Pode ter cometido um crime, mas prestou um grande serviço ao seu país. É tempo de os Estados Unidos oferecerem a Snowden um perdão ou alguma forma de clemência que lhe permita regressar”, escreveu o New York Times.

 
A pena para o antigo analista da NSA (Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos) deverá, segundo o jornal americano, ser “substancialmente reduzida” devido ao seu papel de denunciante. Snowden, acrescenta, deve poder dedicar a sua vida a defender uma “maior privacidade” e uma “muito mais forte” supervisão dos serviços de vigilância.
 
“Quando alguém revela que funcionários do governo violaram rotineira e deliberadamente a lei, essa pessoa não deve passar a vida na prisão, nas mãos desse mesmo governo”, considera o jornal, em editorial divulgado na quarta-feira (1). Com as revelações de Snowden, “o público ficou sabendo em detalhes como a agência tinha ultrapassado o seu mandato e abusado da sua autoridade”.
 
Também o britânico Guardian, que divulgou em primeira mão informações fornecidas por Snowden, se manifestou a favor de uma solução que valorize o papel do analista por ter revelado “sérias questões de importância pública que antes estavam escondidas”.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador