Papa Francisco diz que mundo atravessa terceira guerra mundial

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Papa Francisco, em passagem por cemitério militar onde estão enterrados milhares de mortos da Primeira Guerra Mundial, disse que o mundo vive hoje uma terceira guerra, promovida em etapas, e apelou contra o que chamou de “loucura bélica”. As declarações foram feita neste sábado (13), no norte da Itália.

Sugerido por Cláudio José

Papa fala em terceira guerra mundial e apela contra “loucura bélica”

Da Agência Lusa

O papa Francisco disse hoje (13) que o mundo atravessa uma Terceira Guerra Mundial que se desenvolve em etapas, por meio de crimes, massacres e destruições. O pontífice fez um apelo à paz para travar o que chamou de “loucura bélica”.

As declarações foram feitas no cemitério militar de Fogliano Redipuglia, no norte da Itália. O papa esteve no local para lembrar os mortos da Primeira Guerra Mundial, iniciada há 100 anos.

“Hoje, depois do segundo fracasso de uma guerra mundial, podemos falar de uma guerra combatida por partes, com crimes, massacres e destruições”, disse o papa.

No local, a poucos quilômetros da fronteira com a Áustria e a Eslovênia, estão sepultados 14.550 soldados aliados, dos quais apenas 2.550 estão identificados.

O papa Francisco chegou ao cemitério pela porta principal, onde rezou em frente ao monumento em homenagem aos mortos na Primeira Guerra Mundial. Em seguida, depositou flores para recordar a data.

Apesar da chuva, o papa parou na saída para falar rapidamente com um grupo de crianças. O pontífice ainda rezará uma missa, que terá a presença dos cardeais de Viena, Christoph Schönborn, e de Zagreb (capital da Croácia), Josip Bozanic, além de bispos da Eslovênia, Áustria, Hungria e Croácia.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. seja específico

    Sua santidade devia ser mais específico, existe um país dedicado á guerra. O motivo é claro: levar ainda mais dinheiro à industria armamentista. Sempre há uma razão para a guerra. Se ele não que dizer o nome, eu é que não vou. Mas todos sabem.

    Estes dias houve uma reunião de quase uma centena de dirigentes da europa, uma mesa oval enorme em um salão suntuoso; pensei que iam descutir a crise que infelicita os europeus, mas não, tratavam de agravar a crise na europa com sanções à russia. Achei um escárnio.

    Se o papa não que nomear, não sou eu que o farei. Será o haiti?

  2. Seja Especifico

    Do que MOREM os JOVENS  mineiros:

    Dissertaçao:Mortes por acidentes e violencia em crianças e adolescentes de Minas Gerais: Um enfoque sobre a natureza da lesao.Autora:Helena Serpa Passos Romero.Orientadora: Edna Maria Rezende.Defendida no programa de pós-Graduaçao da escola de enfermagem dea UFMG,em 2013.Acidentes e violencias representam 53% dos obitos de crianças e adolescentes com ate 19 anos em Minas gerais.Quasde 90% dos obitos eram de negros ou pardos.acidentes de transitos etc 10.667 crianças em 10 municipios de 2005 a 2010. Choque de gestao do PSDB,matar o doente para economizar hospital.

  3. Nassif;
    O papa poderia ter

    Nassif;

    O papa poderia ter deixado esta data passar em branco, ninguem perceberia.

    Mas optou por mais uma vez trazer a luz da razão a loucura bélica que este mundo vive, ele se esforça para fomentar uma cultura e paz. 

    Vamos valorizar e apoiar ações como estas. 

    Quem tiver interesse por favor ouça a música Utopia de Zé Vicente.

    Bom final de semana a todos.

    Genaro

     

     

  4. Este Papa é bem intencionado,

    Este Papa é bem intencionado, mas a Igreja que ele comanda também ajuda a fomentar a guerra em virtude de ser acionista da  Fabbrica d’Armi Pietro Beretta S.p.A. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador