“Snowden pode ter cometido um delito, mas fez grande serviço a seu país”, diz NYT

Do G1

Em editorial, ‘New York Times’ pede clemência para Snowden

02/01/2014 14h25 – Atualizado em 02/01/2014 14h40

Agencia EFE

Ex-terceirizado revelou programas de espionagem do governo americano. Jornal britânico “Guardian” também defendeu que Snowden volte aos EUA.

Do G1, em São Paulo

O jornal “New York Times” publicou um editorial que defende que o ex-funcionário terceirizado dos serviços de espionagem dos Estados Unidos Edward Snowden merece clemência, após revelar os programas espionagem telefônica e online por parte da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês).

“Há sete meses, o mundo começou a conhecer o vasto alcance das intromissões da NSA nas vidas de centenas de milhões de pessoas nos Estados Unidos e no resto do mundo”, diz o editorial.

“As revelações já levaram dois juízes federais a acusar a NSA de violar a Constituição (embora um terceiro, infelizmente, tenha julgado que a espionagem por atacado é legal)”, continua.
saiba mais

“Tudo isto se deve, inteiramente, à informação provista aos jornalistas por Edward Snowden, o ex-funcionário terceirizado da NSA que revelou uma grande quantidade de documentos secretos”, lembra o editorial.

“Considerando o enorme valor da informação que revelou e os abusos que expôs, Snowden merece algo melhor que uma vida de exílio, medo e fuga permanente”, segundo o jornal.

“Snowden pode ter cometido um delito, mas fez um grande serviço a seu país.”

“É tempo de os Estados Unidos oferecerem a Snowden um pacto ou alguma forma de clemência que lhe permita voltar para casa para enfrentar um castigo substancialmente reduzido por seu papel como delator”, diz o texto.

Como consequência das revelações de Snowden, a auditoria interna da própria NSA concluiu que a agência violou as leis federais que protegem a intimidade dos indivíduos ou se excedeu em sua autoridade milhares de vezes por ano.

Também ficou em evidência que a agência se intrometeu nos links de comunicações de grandes centros de informática no mundo todo para expiar centenas de milhões de usuários.

“A brigada estridente de seus críticos sustenta que Snowden causou um grande prejuízo às operações de inteligência dos Estados Unidos, mas ninguém apresentou a menor prova de que suas revelações tenham danificado realmente a segurança do país”, afirma o editorial.

“Quando alguém revela que os funcionários do Governo violaram de forma rotineira e deliberada a lei, essa pessoa não deveria encarar uma vida em prisão a mãos desse mesmo Governo”, conclui o jornal.

“Por isso, o presidente (Barack) Obama deveria instruir seus assessores para que encontrem uma forma de pôr fim aos ataques a Snowden dando-lhe um incentivo para que retorne ao país”, concluiu.

Guardian
Já o diário britânico “Guardian”, também em editorial, pediu a Washington que “permita que Snowden retorne aos Estados Unidos com dignidade”, classificando suas revelações como “um ato de coragem moral”.

Os editoriais também repercutiram os comentários de Rick Ledgett, funcionários da NSA que dirigiu um grupo de trabalho que investigou os danos causados pelos vazamentos de Snowden.

Ledgett afirmou ao programa “60 minutes” da CBS, no mês passado, que estaria aberto a um trato com Snowden se ele deixar de expor os segredos do governo.

O pedido de clemência também ganhou força com uma mensagem no Twitter do diretor da organização Human Rights Watch, Kenneth Roth. “Snowden expôs uma grave má conduta. Outros que apresentam denúncias oficiais foram ignorados/perseguidos. Ele deve ser indultado”, tuitou.

Luis Nassif

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se Snowden cometeu um delito

    Se Snowden cometeu um delito por revelar a bisbilhotagem americana,

    o Estado americano cometeu um delito muito maior que foi o próprio ato de bisbilhotar.

    Como é que fica?

    Punir Snowden para dar um ar de legalidade aos atos criminosos praticados por agentes do Estado na xeretagem internacional e doméstica?

    O Estado americano está querendo, mais uma vez, se fazer de vítima quando é o verdadeiro algoz?

    1. Nada a ver. Não confunda a

      Nada a ver. Não confunda a opinião de um jornal com o Estado americano. Em pais democratico jornal tem opinião, a do NYT em cem anos raramente é igual a do Governo, é geralmente oposta.

  2. HÁ 50 NOS

     http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/146084-fbi-detem-aviao-de-exilados-de-cuba-que-iria-atacar-fidel-castro.shtml

    FBI detém avião de exilados de Cuba que iria atacar Fidel Castro

    DO BANCO DE DADOS – Um avião procedente de Bimini, nas Bahamas, foi detido pelo FBI, a polícia federal dos Estados Unidos. A aeronave iria bombardear a praça da Revolução, em Havana (Cuba), no momento em que Fidel Castro faria um discurso.

    Segundo um dos porta-vozes dos exilados cubanos, responsáveis pelo plano, a intenção era atacar o local onde o mandatário de Cuba discursaria nas comemorações do 6º aniversário da Revolução.

    Estava programado para depois do discurso, um desfile militar, com voos de aviões MIG, de fabricação russa.

  3. Olho vivo, Snowden

    Estão acenando para Snowden com perdão, ou melhor, com pena reduzida, com medo de que ele revele segredos muito mais comprometedores. Esse momvimento não é para o bem de Snowden, mas para o bem da comunidade de espionagem americana. Querem aliciar o rapaz.em proveito deles, os aliciadores.

  4. Calando a boca

    Esses jornalões querendo que o Snowden volte é uma forma de calar a  boca dele.

    Duas conclusões a partir disso:

    1ª – O que ele tem a revelar é bem mais grave do que revelou até agora, daí o medo de. Melhor engolir este sapo (ele voltar e ser perdoado) em troca do silêncio dele.

    2ª – Pra Inglaterra estar pedindo a volta dele para os EUA deve eles devem estar até o pescoço enfiados nessa lama de espionagem. Querem esconder o que os ingleses em?

     

    1. Verdade

      Montou a lona do circo, enquanto bilhões em corrupção dos cândidos acusadores continuam rolando para contas protegidas e até “empresas” brasilienses compram apês miamenses.

      E vc gosta (tem conta lá ou é só parente do papagaio Tário?)

      Cada qual com seu “hero”.

  5. Outro dia li por aí que um

    Outro dia li por aí que um ladrão,ao roubar uma casa,descobriu que o dono era pedófilo e avisou a polícia. É claro que o pedófilo deve ser apenado pelo grave crime,mas o ladrão também, talvez com algum desconto.Como o crime de traição cometido por Snowden é punido até com a execução, poderiam lhe oferecer uma pena de trinta anos com liberdade condicional após vinte.

    Masoptar-se por nenhuma punição é inconcebível, pois abre o precedente para que qualquer barnabé de quinta categoria se sinta no direito de expor o Estado e a nação.

    1. Tá pirando?

      Qual é cara! Snoudeen não “foi lá para roubar”. Era um cidadão comum que viu uma ilegalidade, ou seja, o tal “pedófilo” agindo, só que o “pedófilo” era uma autoridade. E daí, como é que fica?

    2. Snowden traiu os EUA ou os

      Snowden traiu os EUA ou os EUA traíram o mundo?

      O que os EUA fizeram é roubo. A espionagem lhes daria uma vantagem competitiva obtida de maneira ilegal.

      O que queriam era roubar segredos industriais e militares dos outros. Esta desculpa que era para se proteger de atos terroristas não passa de balela.

      Hoje, os EUA podem ser chamados de tudo, menos democracia. 

  6. Eu não entendo a falta de

    Eu não entendo a falta de criatividade dos grupos terroristas, falta inteligencia neles, preferem ações espetaculosas com vítimas inocentes. Bastaria, numa ação rápida e furtiva, um franco-atirador botar uma bala na cabeça de Snowden e o mundo de bate-pronto culparia a América . Os prejuízos para a credibilidade dos USA seriam imensos.

     

     

     

    PS. Hello espiões americanos, não me ponham no Index, estou do lado de vocês na defesa do Ocidente para o que der e vier.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador