O número de mortos após o terremoto de magnitude 7,4 que atingiu a Colômbia na segunda-feira (10) subiu para 273. O novo balanço foi divulgado nesta quinta-feira (13) pela Unidade Nacional para a Gestão de Riscos de Desastres (UNGRD).
Segundo o órgão, 377 pessoas continuam desaparecidas e outras 3.824 ficaram feridas. Equipes de emergência permanecem mobilizadas em diferentes regiões do país para localizar sobreviventes e retirar vítimas dos escombros.
O terremoto foi o mais forte registrado na Colômbia nos últimos dez anos. O epicentro foi localizado na região de Chocó, no oeste do país, próximo à costa do Pacífico. O tremor, no entanto, também provocou impactos graves nos departamentos de Valle del Cauca, Risaralda, Quindío e Caldas.
Buscas continuam
Mesmo após o fim da chamada “janela de ouro” dos resgates, período de aproximadamente 72 horas considerado pelos especialistas como o mais importante para encontrar sobreviventes, os socorristas continuam procurando pessoas sob os escombros.
Na quarta-feira (12), o presidente colombiano, Abelardo de la Espriella, afirmou que a prioridade do governo permanece sendo localizar os desaparecidos.
“Nosso foco está em encontrar as pessoas desaparecidas”, declarou o presidente a jornalistas.
As autoridades também iniciaram o processo de identificação dos mortos e de apoio às famílias. De acordo com David Santiago Tamayo, diretor da unidade de gestão de desastres, mais de 200 dos corpos já encontrados haviam sido identificados.
Um dos resgates que trouxe esperança às equipes ocorreu na terça-feira (11), quando Daniela Largo Sanchez foi retirada com vida dos escombros cerca de 36 horas depois do terremoto.
Regiões mais afetadas
O Exército colombiano participa das operações de emergência nas áreas mais atingidas, incluindo as cidades de Cali, Pereira e Manizales. Centenas de imóveis foram parcial ou totalmente destruídos pelo tremor.
Na quarta-feira, o governo declarou situação de desastre nacional pelo período de 12 meses. A medida abrange os departamentos de Antioquia, Caldas, Cauca, Chocó, Quindío, Cundinamarca, Risaralda, Huila, Valle del Cauca, Tolima, Putumayo e Norte de Santander.
Além das equipes colombianas, a operação de emergência recebeu apoio internacional. A União Europeia anunciou um pacote de ajuda de € 2 milhões, equivalente a aproximadamente R$ 11,9 milhões, para contribuir com as ações de resgate e assistência às vítimas.
Enquanto as buscas continuam, famílias ainda aguardam informações sobre parentes desaparecidos, e autoridades trabalham para dimensionar os danos provocados pelo terremoto.
*Com informações da Reuters e g1.
LEIA TAMBÉM:
Deixe um comentário