Ao atingir Judiciário, Ajufe se manifesta contra vazamentos por primeira vez

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Ministro Benedito Gonçalves e vice-presidente do STJ Humberto Martins – Foto: STJ
 
Jornal GGN – Histórica apoiadora do juiz Sérgio Moro no avanço das investigações da Operação Lava Jato, a partir da Vara Federal de Curitiba, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) se manifesta pela primeira vez contra indícios das apurações. Trata-se da delação da OAS, que supostamente atinge em cheio o Judiciário, citando ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
 
As negociações da empreiteira com os procuradores da República da Lava Jato para o acordo mencionaram, entre os tópicos, o nome dos ministros Humberto Martins, atual vice-presidente do STJ e Benedito Gonçalves. A grave acusação é de que eles teriam sido apontados por delatores da OAS como beneficiários de recursos pela atuação do tribunal em favor da companhia.
 
A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo, em reportagem publicada no dia 01 de maio. O jornal disse ter fonte de “pessoas ligadas” às negociações do Ministério Público Federal (MPF) com a OAS. Intitulada “Empreiteira OAS pretende delatar dois ministros do STJ”, a expectativa nos bastidores da Lava Jato é que a OAS será a primeira empresa a revelar ilícitos envolvendo o Judiciário no esquema de corrupção.
 
Por se tratar do primeiro indício da Lava Jato contra o Judiciário, a Ajufe divulgou nota pública exclusiva para “manifestar preocupação”. Mas as críticas da Associação dos Juízes Federais do Brasil não mira diretamente a Operação, mas a imprensa e o jornal Folha de S. Paulo pelas informações publicadas.
 
A “preocupação” da Ajufe, diz a nota, é “com o fato de tal matéria jornalística ter sido baseada em hipotética delação, que sequer se sabe efetivamente existente”. No andamento das investigações, diversas reportagens de jornais tradicionais foram questionadas e tidas como polêmicas por adotarem informações de delatores, obtidas a partir de fontes em off, ou seja, não declaradas, e assumidas como verdadeiras nas notícias.
 
A Associação nunca questionou ou emitiu comunicado revelando a sua preocupação ao longo de mais de mais de três anos de polêmicas da Operação Lava Jato, seja pelos vazamentos seletivos à imprensa, seja pelas divulgações parciais dos jornais sobre depoimentos e delações.
 
Agora, por fazer menção a dois ministros de peso de alta Corte, a Ajufe publica: “A indicação de nomes de ministros do STJ como destinatários de vantagens indevidas apenas com fundamento em hipotética delação, como admite a matéria, não condiz com uma análise aprofundada e criteriosa que se deve esperar dos meios de comunicação.”
 
“A publicação de matérias baseadas em suposições, sem a presença de um fato concreto, macula a imagem e a honra de pessoas que possuem uma vida dedicada à função de julgar os seus semelhantes, como é o caso dos ministros do Superior Tribunal de Justiça Humberto Martins e Benedito Gonçalves”, completou em nota a entidade.
 
Assine
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. pau que bate

    Nem que desavisadamente ou não necessariamente mirando-lhes o lombo, quando liberado geral para bater em chicos, ao fim e ao cabo, bate, também, em franciscos. Já que estamos no embalo dos provérbios, adiciono “qyem pariu Mateus que o embale”.

     “Metamorformar-me-ei” em hiena, mas não pararei de rir. Aqui vai um BEM FEITO estrondoso a Ajufe e a todos os coxinhas e assemelhados que amparam e amparam o golpe e o ataque à Democracia e aos direitos de cidadania do povo brasileiro. De novo, BEM FEITO!

  2. Hipocrisia e falsidade ideológica….

    Os altos ideais dos impolutos membros do judiciário…  Quando a pimenta arde no próprio rabo, viraram defensores da legalidade e da ética …. passaram então a se preocupara com a “integridade e a honra ” das pessoas….

    1. E ainda está fechadinha.

      E ainda está fechadinha. Imagina quando aberta  pois as sementes ficam expostas e são elas que ardem mais. Estou louca para ver. Vou deitar e rolar.

       

  3. Colírio nos olhos da Ajufe é pimenta nos olhos dos Petistas

    Quando a lama bateu na bunda do judiciário, os Magistrados saíram da zona de conforto.

    Vamos abrir a caixa preta desse antro de vagabundos, com raras e honrosas exceções.

  4. DITADURA NORTE AMERICANA JURÍDICA MIDIÁTICA 2016

    ABAIXO ESSES DITADORES DEMOTUCANOS GOLPISTAS! CADEIA NÊLES URGENTEMENTE! ESTÃO AFUNDANDO O PAÍS E ESFOLANDO VIVO O POVO BRASILEIRO!

     

    Resultado de imagem para BENEDITO GONÇALVES E HUMBERTO MARTINS IMAGENSImagem relacionadaResultado de imagem para gilmar e fhcImagem relacionadaResultado de imagem para fhc imagemResultado de imagem para rosangela moro flavio arns imagensResultado de imagem para rosangela moro flavio arns imagens

  5. Já disseram o que eu

    Já disseram o que eu pretendia dizer. O judiciário é onde se abrigam muitos ladrões neste País. E são ladrões que habitam a cidadela, protegidos por fortificações inexpugnáveis. A muito as investigações tinham de chegar lá, não Ministra Calmom?

    Lembram-se quando Lula disse que o judiciário era uma caixa preta? E das reações de indignação desses cidadãos impolutos?

  6. Então vamos lá!

    1) Divulgar a conversa entre a presidenta da República e Lula, gravada ilegalmente – nada a declarar;

    2) Vazar delação que vai pegar o Judiciário – “A publicação de matérias baseadas em suposições, sem a presença de um fato concreto, macula blá-blá-blá-whiskas-sachê”…

  7. O golpe de Estado sempre teve

    O golpe de Estado sempre teve como objetivo eliminar a esquerda e colocar a plutocracia no comando do país. O golpe final será impedir Lula. A lava jato está se tornando um incômodo para as marionetes do golpe. Resta saber o que a plutocracia/globo irá fazer com seu exército de fantoches quando e se o objetivo for plenamente atingido. 

  8. Verdadeiros hipócritas

    Verdadeiros hipócritas corporativistas; como a maioria do nosso judiciário que mais condena pobres e pretos do que faz Justiça.

  9. DE QUE CHAMAR ESSA TUFA EXÓTICA DA JUSTIÇA?

    Esses caras milionários acima do teto deveriam era terem vergonha, manipularam um golpe e agora que chegou na ponta do buraco se desesperam. A JUSTIÇA SELETIVA ASSOMBRA COM VAZAMENTOS. Outro comentário citou a palavra CANALHAS, não sei se é apropriado ou sinônimo, o certo é: São um bando corporativistas e caras de pau. Será que esses PHD em povo brasileiro, achava que ninguém via o que faziam, será. Caras só fizeram “ca.adas” e agora não sabem como corrigir. Provaram do fel da asnice elocubradas nas suas próprias mentes.

  10.  
    Êita organização de

     

    Êita organização de hipócritas! Basta observar o comportamento destes vestais da
    moralidade pública, para compreender as origens e causas da dita cuja. Tá na cara! É
    carnavalesco, o oportunista incremento da epidemia de cruzados combatentes da
    corrupção no país. Corrupção que cumpre ciclos periódicos de altos e baixos.Tal qual
    economia. Nem bem foi desinfetada a praga de 1964. E, já estamos às voltas com nova
    infecção generalizada. PQP!

    Sabe-se que a corrupção desembarca nas terras de Pindorama, trazida pelos invasores
    nas Naus comandadas pelo português Pedro Alvarez Cabral. Aqui chegados, os
    invasores desembarcam suas tralhas e dão inicio imediato à suas corruptas práticas.
    Como registra Caminha na carta pra pedir emprego à sua Alteza para um parente. Feito
    que até os dias de hoje frutifica viçoso entre os ocupantes do andar de cima.

    Digno de nota, é o arremate esperto que o missivista oficial da esquadra faz, ao
    comentar eufórico: “ali, naquelas terras, em se plantando tudo dá.” Este comentário
    deve ter acendido a luz amarela do Comandante Cabral.

    Logo os portugueses percebem que, sem um predador natural, a corrupção
    descontrolada reduziria sobremaneira seus ganhos. Imagina o estrago nas finanças da
    coroa, caso o gentio inculto adentrasse na mamata, universalizando, democratizando o
    seu desfrute que, até ali era uso restrito aos tops da nobreza.

    Como se vê. Muito pouco mudou.

    Orlando

  11. “Quem julga o juiz”

    “Uma exame da lista de juízes e desembargadores investigados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que, mesmo quando a acusação é de venda de sentença, o caso nem sempre segue para a Justiça criminal e a pena se reduz à aposentadoria.

    (…)

    Mesmo quando o magistrado é punido e se comprova o desvio de dinheiro público, não é fácil recuperá-lo. Há sete anos, o Ministério Público do Mato Grosso tenta trazer de volta aos cofres públicos R$ 1,4 milhão que sete juízes e três desembargadores desviaram do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) para a Loja Maçônica Grande Oriente, entre 2003 e 2005, de acordo com o processo do CNJ. A punição administrativa saiu em 2010 e foi a maior (em número de magistrados punidos) da história do Conselho. Segundo as investigações, o dinheiro público foi desviado para cobrir os prejuízos de uma cooperativa de crédito administrada por maçons. Na época, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti, chegou a declarar que o TJMT tinha se transformado “em uma filial da Loja Maçônica do estado”.”
     

    http://apublica.org/2016/09/quem-julga-o-juiz/

    Quero ver Moro acabar com as falcatruas para além das cometidas pelos políticos, quero vê-lo limpando o Brasil da corrupção e do mal feito!

    (Caro Sr. Deltan Dallagnol, o sr. sabia que financiamento do Minha Casa Minha Vida é para facilitar moradia a quem não tem recurso para adquirir casa própria e não para especulação imobiliária? Bem, vai que eu esteja subestimando sua messiânica cristandade e… de repente o sr. adquiriu imóveis através dessa linha de crédito não para especular o mercado e sim para proteger a população sem recurso de especuladores, foi isso? O sr. pretende, assim que quitar esse imóveis, doá-los aos pobres, é isso?)

  12. Nunca antes…

    Preocupação nunca antes manifestada, como deveria ser.

    Não se preocupam com o direito ou com a justiça, preocupam-se com o próprio umbigo.

  13. Vazamento de Aécio

    Por falar em vazamento, alguém sabe onde está o vazamento do depoimento do Aécio?

    Procurei por aí e não achei……

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador