AP do mensalão mineiro pode ser julgada no primeiro semestre

Do Estadão

Mensalão mineiro pode ser julgado no primeiro semestre
 
Ministro relator, Luís Eduardo Barroso, do STF, acelera o processo, que chega a sua fase final
 
Felipe Recondo – O Estado de S. Paulo

Brasília – A ação penal do mensalão mineiro chega à fase final e poderá ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal no primeiro semestre ou durante a campanha eleitoral, como ocorreu com o mensalão petista. Na quarta-feira, o relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, despachou o processo para o Ministério Público e fixou prazo de 15 dias para as alegações finais da acusação – depois, a defesa terá o mesmo período para se pronunciar.

Concluída essa fase, em fevereiro, o relator prepara seu voto e libera o caso para o revisor, ministro Celso de Mello, decano do tribunal. Quando o voto do revisor estiver pronto, o julgamento poderá entrar na pauta do Supremo.

O processo do mensalão mineiro – no qual responde por peculato e lavagem de dinheiro o deputado Eduardo Azeredo, ex-presidente do PSDB – foi desmembrado e só réus com foro privilegiado serão julgados pelo STF. O tucano deve ser o primeiro réu a ter o caso apreciado.

O senador Clésio Andrade (PMDB-MG) responde pelos mesmos crimes, mas responde a outra ação penal – ele não tinha direito ao foro privilegiado quando o processo teve início. Por isso, o parlamentar pode ser julgado em momento distinto de Azeredo. Os demais réus, incluindo o empresário Marcos Valério, serão julgados pela Justiça de Minas. 

 

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ?

    Mensalão o quê? O que é “mensalão mineiro”? É um mensalão que fala uai? Ou quem sabe um mensalão que gosta de pão de queijo?

     

    O Mensalão referido neste post é o original, o precursor dos caixas dois de campanha onde já aparecem as figuras de Daniel Dantas e de Marcos Valério, ambos filhotes do PSDB. 

     

    O nome correto é Mensalão do PSDB. Ou, no máximo, Mensalão Tucano. Outra denominação é apenas uma piada (voluntária ou involuntária), feita sob medida para referir sempre o PT de forma pejorativa enquanto se omite a paternidade do PSDB em relação ao processo em questão.

  2. Mensalão TUCANO

    Decididamente não acredito que isto va dar em alguma coisa mas se der já estou prevendo os Mervais, Jabores, Rola Bostas, William Bonner e Waak dizendo: é tudo uma vingança por parte do PT em ano eleitoral usando um Processo regional de utiluização de caixa 2 para prejudicar a campanha de Aécio a Presidente. Ele começa incomodar o Planalto.

  3. Espero que sejam julgados e

    Espero que sejam julgados e condenados. É necessário que o STF demonstre que não será mais aceito certas condutas de politicos.  O PSDB no caso de mensalão foi mais esperto que o PT e já deixou Azeredo aos Leoes, pois sabe que defender a corrupção é tiro no pé.

  4. No problem! (já que no psdb é fino falar inglês)

    As prescrições já estão para ocorrer, no fim vão ter multas, mas bem mais doces que a do Genuino. E os operadores do direito brasileiro vão poder dizer que punam todos. 

  5. AP DO MENSALAO MINEIRO PODE SER JULGADA NO PRIMEIRO SIMESTRE DE

    Olha  Nassif. se eles  colocarem  em julgamento,  com certeza  vai  ser a maior  pizza  porque  o  BARROSO, nao teve tempo de  preparar todo o processo como  deveria,  melhor  se esperar mais  e  no segundo semestre  ai sim fazer  o processo do julgamento.  senao  vai se  correr o risco  de todos  SEREM INOCENTADOS,  e  ainda vao pousar  como vitimas,  com  isso   tambem  vao aparecer na  midia  como  sendo caluniados,  prejudicados  e vai fazer a cabeça  de muita gente.  

    1. Edsontadeu, a pizza já está

      Edsontadeu, a pizza já está no forno. Eles vão proteger os corruptos tucanos como sempre fazem.

      Não acredite no judiciário, lá tá tudo dominado, o que tem de juiz com o RABO PRESO não está escrito. Tudo indica que não sobra um. Principalmente na casa da sogra da mídia, o STF.

  6. Número da ação penal

    Oi, Nassif.

    Sugiro acrescentar na apresentação do texto do Estadão o número da ação penal a que se refere a matéria. Acho trágico ficarmos reféns dos apelidos midiáticos, sejam quais forem. Quando sabemos o número correto, há mais oportunidades de procurarmos informações a respeito nos órgãos públicos. Informações precisas, não o disse-que-me-disse típico de redes sociais.

    Obrigada.

    1. Virgínia, a ação penal é a

      Virgínia, a ação penal é a seguinte:

      AP 536 e tramita no STF.

      Origem: Minas Gerais

      Relator: Ministro Roberto Barroso

      Autor(a/s)(es): Ministério Público Federal

      Proc.(a/s)(es): Procurador Geral da República

      Réu (s) Eduardo Brandão de Azeredo

       

      Obs: Só aparece o Eduardo Azeredo. Os demais envolvidos, tiveram direito a serem julgados em primeira instância, em respeito ao princípio do duplo grau de jurisdição, ao contrário dos petistas, que não tiveram tal princípio garantido, numa verdadeira afronta ao ordenamento jurídico pátrio, bem como ao Estado Democrático de Direito.

      Na verdade a AP 470 foi uma farsa orquestrada, pelo JB e sequazes.

       

       

    2. Vc tem toda a razão. É AP 536

      Vc tem toda a razão. É AP 536 e vc pode notar que os meios de comunicação fazem questão de não veicular o número para que não associemos ao apelido midiático. Assim, fica mais fácil, inclusive para os ministros do STF, durante as sessões… Afinal, é só não citar o nome do Azeredo e do PSDB… limitando-se a fazer referência ao “réu”…. Duvido que a gente vá ver aquelas palhaçadas de ficarem cacarejando o nome do Dirceu de 5 em cinco minutos e o do PT, tb. Isso qdo não faziam questão de identificar um réu pelo nome que ele era conhecido pelo eleitor, como no caso do Bispo Rodrigues.

  7. O povo mineiro é

    O povo mineiro é maioritariamente honrado,trabalhdor e honesto. É muito importante que se dê o nome certo aos bois: Mensalão Tucano.

  8. Corrijam por favor: Mensalão do PSDB

    Vamos ficar esperando que a justiça – AH !!!!!!!!!!!!  A JUSTIÇA, seja imparcial neste julgamento!!!

    Já começa por aí – Mensalão Mineiro – ao invés de Mensalão Tucano!!!

    A midia, fará a cabeça dos otários, e eles ficarão felizes por serem, como até agora foram, manipulados!

    Há quem diga que alguns pedem para serem enganados, e que assim seja, aos que preferem!

    O embuste, a falsidade, a ideologia, são arrmas dos incompetentes, e o PSDB, é mestre neste quesito.

    Prá que ficar falando o óbvio, se o próprio governo não aplica as recomendações da I CONFECOM, e dá um basta nesta mídia de esgoto, que vive de forçar o quanto pior melhor!

    Como disseram, ” … estamos ficando cansados de votar no menos pior”, quando este menos pior, ao invés de tomar atitudes para melhorar a distribuição das verbas publicitárias federal e sanear o espectro eletromagnético, fica dizendo – ” … “Sempre digo que prefiro as múltiplas vozes críticas da democracia ao silêncio da ditadura”, como se isto fosse benéfico ao pais! Se em uma democracia, há que existir, e ninguém seria contrário, uma  imprensa séria, comprometida com a verdade dos fatos e fiscalizadora dos governos, por outro lado o que temos visto, é uma imprensa desagregadora, anti-nacionalista e que preferem ficar de quatro frente aos nossos exploradores. Ou talvez, o mais provável – receberem seus cachês por conta da vendagem do nosso país!

     

     

  9. TUCANO.

    Mensalão TUCANO. Mensalão TUCANO. Mensalão TUCANO. Mensalão TUCANO. Mensalão TUCANO. Mensalão TUCANO. Mensalão TUCANO. Mensalão TUCANO. Mensalão TUCANO. Mensalão TUCANO. Mensalão TUCANO. Mensalão TUCANO. Mensalão TUCANO. Mensalão TUCANO. Mensalão TUCANO. Mensalão TUCANO.

  10. Mensalão Tucano!

    O mensalão é Tucano  !    MENSALÃO TUCANO !    MENSALÂO TUCANO!

    Pena que não terá os holofotes, com certeza!  E, aguardamos o TRENSALÃO!!!!!!!! Que também é TUCANO!!!!!

  11. Se quiser chamar de Mensalão

    Se quiser chamar de Mensalão Mineiro, pelo menos explica que os Mineiros estão, a mais de 15anos, enTUCANADOS!!! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador