Argumentos de Cunha para se salvar da Lava Jato são “despropositados”, diz Janot

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

O procurador-geral da República rebateu os recursos de Cunha e de mais quatro políticos de tentativa de não serem investigados no STF
 
 
Jornal GGN – O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) havia solicitado o arquivamento das denúncias contra ele no envolvimento com o esquema de corrupção na Petrobras. Rodrigo Janot, o procurador da República, respondeu afirmando que existem “elementos muito fortes” para continuar a investigação contra Cunha.
 
A manifestação foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF). O peemedebista alegou “fraude” no sistema de informática da Câmara, que o apontava como autor de requerimento, protocolado pela então deputada federal Solange Almeida (PMDB-RJ), incluindo-o no envolvimento de corrupção. Janot disse que foi “despropositada” a versão de Cunha, e disse que não há “qualquer indício de fraude”.
 
“Existiam (ainda existem e estão sendo reforçados) elementos muito fortes a justificar a instauração de inquérito para integral apuração das hipóteses fáticas específicas aqui versadas”, afirmou Janot.
 
Cunha é investigado como beneficiário de recursos oriundos do esquema da Petrobras com o PMDB. Em um episódio, na falta de um pagamento da Mitsui, empresa contratada pela Petrobras, e consequentemente pela paralisação do repasse de propina, Eduardo Cunha teria usado requerimentos da Câmara para pedir mais informações sobre os contratos, e assim uma ferramenta para pressionar o pagamento da propina.
 
Leia mais: O suposto esquema de Cunha para não ser visto no caixa 2 de sua campanha
 
A informação está contida em delação do doleiro Alberto Youssef. “Malgrado até o momento não tenha como precisar se os valores mencionados nos termos em questão foram entregues diretamente ao deputado federal Eduardo Cunha, fato é que o colaborador Alberto Youssef reiterou, e com razoável detalhamento, que Eduardo Cunha era beneficiário dos recursos e que participou de procedimentos como forma de pressionar o restabelecimento do repasse dos valores que havia sido suspenso, em determinado momento, por Júlio Camargo”, disse o procurador.
 
Mais, Rodrigo Janot disse que Cunha recebeu “vultuosos valores” de doação oficial de várias empresas “diretamente envolvidas na corrupção de parlamentares”. “Não se pode querer sepultar um esforço investigatório em seu nascedouro, quando há demonstração clara da necessidade de diligências investigatórias”, definiu.
 
Recursos
 
Além de Cunha, janot contrariou a tentativa de outros cinco políticos de arquivar os inquéritos abertos no STF. O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), Edison Lobão (PMDB-MA), Valdir Raupp (PMDB-RO), a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB-MA) e o vice-governador da Bahia, João Leão (PP) também foram rebatidos pelo PGR.
 
Todas as defesas alegam que não há “elementos mínimos” para a apuração. A decisão sobre aceitar ou não os recursos é do ministro do STF Teori Zavascki, que solicitou, antes, a manifestação de Janot. Esses recursos também podem ser analisados pela segunda turma da Corte, composta por Teori e mais quatro ministros.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. o da confraria troll

      Os do teu nível não precisam de informações, as inventam e continuando

      O troll no R$ 70.000,00 do bolsa Alkimin, Serra.

      Para este e os outros trolls defensores dos galináceos gordos emplumados tucanos.

      Tá na lista do hsbc? Tá na lista da operação “zelote”? Tá na lista da privataria? Tá na lista do trensalão? Tá na lista do mensalão psdb minas? Tá na lista de Furnas?

      Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

  1. E AÍ, DALLAGNOL, E AÍ, PRGR JANOT, NÃO VAI UMA PREVENTIVAZINHA?

    E AÍ, DALLAGNOL, E AÍ, PRGR JANOT, NÃO VAI UMA PREVENTIVAZINHA?

    Logo após a descoberta de um arquivo com a assinatura de Eduardo Cunha, o que aponta para gravíssima suspeita de ter participado de extorsão a fornecedores da Petrobras, o que faz o deputado, com o poder que detém de presidente da Camara dos Deputados?

    Demite nada menos que o principal funcionário responsável pela guarda e segurança do referido arquivo de computador, que evidentemente foi recolhido como prova no processo contra Cunha.

    Isso não é obstrução de justiça? O substtuto do funcionário não se sentirá intimidado no seu emprego?

    E aí, doutor Dallagnol, e aí, doutor Janot, não seria o caso de sugerir uma preventivazinha?

  2. BRIGA BOA

    Mais do que o corporativismo dos procuradores, será o corporativismos dos políticos. Se apertarem no calo, como retaliação já sacam uma lei limitando os poderes da PGR.

    A constituição??????

    Prá que a constituição?????

    Aos amigos tudos. Aos inimigos a lei.

     

     

  3. Al Cunha 2

    Morreria feliz se pudesse ver este sujeito alcunhado Eduardo Cunha enquadrado na lei e condenado pela justiça. Este individuo é uma afronta   à democracia e ao estado de direito.

  4. O chato

    Se ele escreveu “vultuosos valores” está errado. Vultuoso significa inchado.

    Deveria ter escrito “vultosos valores”, de vulto. Acho que agora o Cunha consegue a nular o processo.

  5. Não………………..

    Não vou fazer coro com os demais comentaristas, pedindo a cabeça do Cunha, não !!!

    Esta cabeça há muito já devia estar espetada  na ponta de uma lança, na subida da rampa do Congresso!!!!!

    Alguns podem até discordar desta minha manifesação radical, mas, diante da arrogância deste individuo em se manter como o paladino da justiça, tendo o rbo preso, não há outra alternativa !!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador