Assim como no TSE com Dilma, Temer tenta isolar investigação contra Aécio

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
 
Jornal GGN – Na mesma tática do processo de cassação da chapa com a ex-presidente Dilma Rousseff, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Michel Temer agora estuda pedir a separação do inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), nas acusações da JBS.
 
O PSDB nem ao menos decidiu se irá desembarcar da aliança que sustenta com o governo peemedebista, e o mandatário já tenta isolar uma possível responsabilização do inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente do PSDB.
 
Aécio e Temer são alvos da mesma investigação no Supremo, ao lado também do deputado federal e ex-assessor do presidente, Rodrigo da Rocha Loures (PMDB-PR). O tucano e o peemedebista são investigados de corrupção, obstrução à Justiça e organização criminosa. 
 
O advogado que faz a defesa do mandatário, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, analisa a possibilidade de pedir a separação do processo contra Temer da de Aécio. “Isso é uma questão que estou pensando”, disse Mariz. “Eu acho que não há conexão fática e nem probatória entre a questão que envolve o Aécio e a questão que envolve o presidente. (…) Eu vou examinar [a questão]”, disse Mariz.
 
Na manhã desta terça-feira (23), Mariz se encontrou com o ministro do Supremo, Edson Fachin, que é relator da Operação Lava Jato na Suprema Corte e, portanto, também do processo contra Temer. O advogado entende, também que o processo pode não integrar o grupo de investigações da Lava Jato. Se comprovada a tese, a relatoria seria redistribuída a outro ministro.
 
“A questão não é com ele [o relator, Fachin]. A questão levantada poderá querer demonstrar que não há nenhuma conexão dele, Michel Temer, com essas questões de Petrobras e Lava Jato”, falou o advogado, explicando que se a relatoria fosse sorteada novamente para Fachin, estaria de acordo. 
 
A tese, entretanto, não é a defendida pela Procuradoria-Geral da República, que afirma haver indícios que Temer cometeu tentativa de obstrução à Justiça, juntamente com Aécio Neves. Além de ambos serem acusados pelo mesmo delator, Joesley Batista, proprietário da JBS.
 
“Verifica-se que Aécio Neves, em articulação, dentro outros, com o presidente Michel Temer, tem buscado impedir que as investigações da Lava Jato avancem, seja por meio de medidas legislativas, seja por meio do controle de indicação de delegados da polícia que conduzirão os inquéritos”, é um dos trechos do pedido de inquérito contra ambos.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Temer tenta isolar investigação contra Aécio

    O candidato à PRESIDÊNCIA da REPUBLICA preferidos pelos DELEGADOS FEDERAIS da LAVA-JATO em Curitiba o GÂNGSTER que MANDA MATAR o AÉCIOPORTO do TITIO mostrou mais uma vez que não tem RESPEITO POR NADA muito menos pelos TRIBUNAIS SUPERIORES da NOSSA JUSTIÇA, chegando ao ponto de solicitar ao TSE a cassação da chapa DILMA e TEMER só para ENCHER o SACO dos PETISTAS.

    Isso NÃO é um HOMEM e NUNCA SERÁ não passará de um GÂNGSTER MOLEQUE mimado.

  2. Casuísmo
    Do jeito q o judiciário está; as negociatas; esquemas e quadrilhas, não descarto q a chapa seja inocentada para Gilmar Mendes continuar dando as cartas no supremo no processo de anulação do impeachment.
    Isso é algo q a globo não quer e não encara.

  3. Ora, Temer é evidenciado conspirando contra a Lava-Jato

    Essa conversinha de que” não tem a ver com a lava-jato” é mais uma das tentativas de distração já tentadas “temerariamente” (por um trapalhão incompetente, apoiado por uma quadrilha), porque falar que a delação é “da JBS” é papo furado.

    Ao ouvir o que ouviu (com ou sem gravação) e ser delatado pelo que foi delatado, mostrou apoio e prevaricação contra fatos CONTRA a lava-jato (obstrução) pois, entre outros, Cunha é da lava-jato, 

    A verdade é que além de quadrilheiro, somos governados (?) por um fala-m&rd@ mesoclista trejeitoso com enorme coleção: cartinha de mimimi, confidência da armação de Cunha na TV, homénage(ops) ao dia da mulher, premonição da operação carne-fraca, etc.

    É claro que a queda dele é uma ameaça aos demais (Jucá, Moreira, Padilha … mais tucanos, além de Aécio e midia patrocinada inclusa) e, para eles isto “não pode acontecer de forma alguma”, já que se ele está no topo desta podre pirãmide criminosa, imagine a avalanche? 

    Estamos tendo uma chance de recomeçarmos a salvar o país … ou deixar que eles se salvem!

    1. ora….

      O que não consegui entender até agora é o porque de Aécio, Loures e Temer não estarem presos? O cidadão vai até PF para devolver a mala de propina e vai embora? Desce no aeroporto e tem tempo para inventar sua estória e combinar seu depoimento com outros comparsas e sumir com provas? Outras figuras politicas e empresariais estão presos por muito menos? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador