Justiça

Caso de deputado bolsonarista Francischini será decidido pela 2ª Turma do STF

A decisão monocrática do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que devolveu o mandato do deputado estadual bolsonarista, Fernando Francischini (União Brasil-PR), cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), será analisado Segunda Turma da Suprema Corte, na tarde desta terça-feira (7). 

O cenário foi constituído a partir das movimentações do próprio Nunes Marques em conjunto com o ministro André Mendonça, ambos indicados por Jair Bolsonaro (PL) ao Tribunal. 

Hoje, Mendonça pediu vista e suspendeu o julgamento iniciado nesta madrugada no plenário virtual do STF, onde todos os 11 ministros da corte decidem. A ação ocorreu logo após o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, que determinava a derrubada da decisão dada por Nunes Marques na última quinta-feira. Também votaram e seguiram o entendimento da relatora, o ministro Edson Fachin e o ministro Alexandre de Moraes.

Mendonça argumentou que o caso também está pautado para ser analisado na tarde desta terça pela Segunda Turma do STF, que é presidida por Nunes Marques e tem apenas cinco ministros, que farão o chamado referendo da decisão do ministro (decidirá se a mantém ou não).

Só ontem a noite, poucas horas após o início da análise virtual, Nunes Marques decidiu incluir o processo na pauta da turma. Com o pedido de vistas de Mendonça, fica clara a manobra a fim de esvaziar o julgamento da outra ação, já que a partir da decisão da Segunda Turma o processo do plenário virtual pode perder objeto e não ter mais validade. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Vale lembrar, que o TSE havia cassado o mandato de Francischini por disseminação de informações falsas contra o sistema eleitoral. No julgamento que foi paralisado, os ministros do Supremo analisavam um mandado de segurança da defesa de um dos suplentes do bolsonarista, que perdeu o cargo com a decisão de Nunes Marques.

Leia também:

Ameaças contra jornalistas que revelaram esquema de fake news bolsonarista chegam à Justiça Federal

PT aciona STF contra decisão de Nunes Marques que devolve mandato a deputado bolsonarista

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Recent Posts

Brasil registra 4,2 milhões de casos prováveis de dengue

O número de óbitos confirmados pela doença chegou a 2.149, segundo o Ministério da Saúde

17 minutos ago

Privatização da Sabesp pela Câmara e Ricardo Nunes: entenda o que significa

A partir de agora, a estatal de água do Estado de São Paulo estará regularmente…

21 minutos ago

A construção de um etnojornalismo indígena como ferramenta de luta, por Cairê Antunes

O jornalismo nacional ainda é elitista, e da forma como é feito pela grande imprensa,…

1 hora ago

Nova Economia analisa a crise do agronegócio, que soma perdas de até R$ 80 bilhões

Apesar de um boom agrícola nos últimos cinco anos, a última safra brasileira teve redução…

1 hora ago

Do homicídio ao omnicídio, por Mario Bunge

Ainda que toda morte violenta seja condenável, é óbvio que o assassinato de N pessoas…

3 horas ago

Investimento estrangeiro: prós e contras, por Paulo Nogueira Batista Jr.

Tento esclarecer, mostrando onde estão as lacunas e falácias nos argumentos, que são apenas parcialmente…

3 horas ago