Ameaças contra jornalistas que revelaram esquema de fake news bolsonarista chegam à Justiça Federal

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Lucas Neiva e Vanessa Lippelt se tornaram alvo de ataques após publicarem reportagem sobre as táticas do fórum anônimo 1500chan

Foto: reprodução

O Ministério da Justiça foi acionado sobre as ameaças de morte e intimidações contra os jornalistas Lucas Neiva e Vanessa Lippelt, do Congresso em Foco, responsáveis por revelar um esquema de propagação de notícias falsas em favor de Jair Bolsonaro (PL). 

O deputado federal Fábio Trad (PSD-MS) solicitou que “providências enérgicas” sejam tomadas sobre o caso, em ofício enviado ao ministro Anderson Torres, ao procurador-geral Augusto Aras e ao deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

“Diante das graves e inaceitáveis ameaças à liberdade de imprensa, sofridas pelo jornalista Lucas Neiva e por Vanessa Lippelt, é imperativo a adoção de medidas administrativas e judiciais cabíveis para apuração e identificação dos autores dos fatos imputados e reportados pela matéria, no sentido de que providências enérgicas sejam adotadas pelas autoridades competentes, para combater com veemência os disseminadores do ódio, da fake news, da violência, da desinformação entre tantas outras mazelas cometidas com o escudo do anonimato”, escreveu Trad. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

A Comissão de Direitos Humanos do Senado, presidida por Humberto Costa (PT-PE), também anunciou que irá apurar o episódio. Além disso, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) informou que pedirá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que investigue o caso.

No sábado (4), foi ao ar uma reportagem sobre as táticas do 1500chan, um fórum anônimo, para produzir notícias falsas em favor de Bolsonaro. Autor da matéria, Lucas foi o primeiro a ser ameaçado. Vanessa, a editora do Congresso em Foco, também se tornou alvo dos criminosos e recebeu ameças de morte e estupro. Ambos os jornalistas e seus familiares também tiveram dados pessoais vazados na plataforma.

Leia também:

Xadrez para entender o inquérito das fakenews, por Luis Nassif

Xadrez da organização que está por trás da estratégia do Facebook contra os fakenews

Operação fakenews mira o coração do bolsonarismo, por Luis Nassif

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador