Conforme previsto, Gilmar comanda carnaval contra vazamento da Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Nesta segunda (22), o GGN antecipou que sem comprometer o ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, o vazamento do conteúdo da delação de Leo Pinheiro (OAS) pela força-tarefa da Lava Jato estimularia “o sentimento de corpo [e medo] do Supremo, pela injustiça cometida contra um dos seus.” O esperado seria que um dos membros da Corte viesse a público defender uma resposta à Lava Jato. Foi o que fez Gilmar Mendes, segundo publicação da Folha desta terça (23).

No Painel, Gilmar aparece dizendo que o STF está diante de “algo mórbido” que não pode passar em branco. “Não é de se excluir que isso [um vazamento para atingir ministro do Supremo] esteja num contexto em que os próprios investigadores tentam induzir os delatores a darem a resposta desejada ou almejada contra pessoas que, no entendimento deles, estejam contrariando seus interesses”.

Gilmar sugeriu que Toffoli “contrariou” os interesses de procuradores da Lava Jato quando concedeu um habeas corpus à defesa do ex-ministro Paulo Bernardo, preso na Operação Custo Brasil. No despacho, Toffoli mandou um recado à força-tarefa: nem no mensalão houve necessidade de prisões preventivas, e as condenadações foram em massa. Gilmar lembrou que a decisão do colega embasou artigo de procuradores da Lava Jato na Folha, “achincalhando o ministro”.

No Xadrez de Toffoli e o fruto da árvore envenenada, o GGN apontou: “Do Supremo para fora até agora, não houve nenhum pronunciamento público do Ministro [Gilmar], especializado em explosões de indignação quando um dos seus é atingido. E do Supremo para dentro? Estaria exigindo providências drásticas contra o vazamento, anulação da delação? Vamos aguardar os fatos acontecerem. Mas certamente, Gilmar ganha um enorme poder de fogo para fazer valer suas teses que têm impedido o avanço das investigações contra Aécio Neves [e José Serra].”

Eis que na oportunidade em que liga a metralhadora contra a Lava Jato, Gilmar também aproveita para criticar que o uso de provas obtidas de maneira irregular durante o curso de uma investigação não seja motivo para anular toda uma operação, como aconteceu na Castelo de Areia e Satiagraha. Essa é uma das 10 medidas contra a corrupção apresentadas por procuradores da Lava Jato ao Congresso.

“Eles estão defendendo até a validação de provas obtidas de forma ilícita, desde que de boa-fé. O que isso significa? Que pode haver tortura feita de boa-fé para obter confissão? E que ela deve ser validada?”, questionou Gilmar. “Já estamos nos avizinhando do terreno perigoso de delírios totalitários. Me parece que [os procuradores da Lava Jato] estão possuídos de um tipo de teoria absolutista de combate ao crime a qualquer preço”, completou.

Resta aguardar para saber se as investidas de Gilmar podem sensibilizar outros ministros ou até mesmo o PGR Rodrigo Janot. Uma decisão no sentido de anular a delação de Léo Pinheiro por conta do vazamento contra Toffoli seria uma estratégia favorável a Aécio e Serra, pois há indícios de que ambos são gravemente implicados nesse depoimento. 

Essa decisão seria inédita e acenderia um sinal de alerta envolvendo o oceano de vazamentos da Lava Jato que não tiveram da Justiça uma resposta à altura. Ontem o GGN também publicou reportagem sobre isso, após levantar que pelo menos 13 delações premiadas estão nesse contexto – foram vazadas, mesmo quando a lei diz que deveriam estar sob sigilo e, ainda isso, não houve qualquer prejuízo à Lava Jato. (leia aqui)

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já disse,volto a


    Já disse,volto a dizer,repetirei tantas vezes forem necessarias.Essa operação Lava a Jato é “diabolic”.O diabo quando não vem manda o secretario,ou satanás pregando quaresma.Ou proprio:Gilmar Mendes,sempre ele.

  2. Gilmar

    O ministro Gilmar Lista de Furnas Mendes é o mais honesto do STF, aquele tribunal que só serve para arquivar processos dos políticos com prerrogativa de foro, exceto os do PT.

  3. Relembrando Joel.”Despertei

    Relembrando Joel.”Despertei hoje com um agradável cheiro de pão assando no forno.Lourdes,minha fiel colaboradora há décadas,veio  em meu socorro:Não é pão não seu Joel,é pizza”. 

  4. E dai
    E daí se anularem a delacao? O unico prejudicado sera leo pinheiro. Com a anulação o que foi dito virará automaticamente confissão, e implicará quem quer que seja do mesmo jeito.

  5. Brilhante, Nassif cantou a

    Brilhante, Nassif cantou a bola antes do Gilmar se apresentar. E esse malfadado juiz ainda posa de defensor da legalidade. É inacreditável tanto cinismo e hipocrisia.

  6. Pimenta no dos outros: é justiça, no dos nossos: algo mórbido

    Moralistas de ocasião. Deixaram correr solto todas as arbitrariedades por muito tempo (as prisões coercitivas, o apodrecimento no cárcere, as humilhações públicas, as penas exageradas, as perseguições, os vazamentos estratégicos, as liberações de criminosos).  Por pura conveniência. E agora são os guardiões da justiça e moralidade. Pimenta no dos outros: é justiça, no dos nossos: algo mórbido.

    1. Fascistas no Paraná, Omissos no STF (quando interessa)

      OMAR

      Você listou um conjunto de ações fascistas.

      A Constituição já foi rasgada e o caminho democrático foi dinamitado.

      A violência tem várias formas e ela substituiu a Democracia, com o objetivo é submeter os brasileiros ao domínio de uma casta privilegiada.

  7. como vemos, qualquer um dos 3 pode se apropriar…

    da maior fonte de oratória política que já tivemos, lava jato repleta de autoridades externas, para impor qualquer uma das suas convicções morais- até religiosas-jurídicas

  8. Não se engane mais uma vez, Nassif.

    Caro Nassif, caros leitores.

    Não se enganem, não criem falsas expectativas para vocês e para os leitores do portal. Assim como nos episódios envolvendo os inquéritos contra Aécio (cujo milagroso “sorteio” fez com que os processos caíssem nas mãos de gilmar mendes – amigo e aliado político do senador tucano), que Janot e GM usaram como peça teatral de 5ª categoria, encenada no palco do PIG/PPV, para ludibriar os tolos, os  ingênuos e os incautos ou naquele farsesco pedido de prisão feito por Janot contra Romero Jucá, Renan Calheiros e José Sarney, tudo isso não passa de um manjado e combinado jogo de cena. Janot e Gilmar Mendes sempre estiveram e estão do mesmo lado. Essa pseudo-irritação de GM é só para inglês ver. Ele e Janot tramaram tudo antes. Aguardem algumas semanas e constatarão isso.

  9. Teatro…..

    puro teatro para iludir trouxas.

    Essa turba não merece o benefício da dúvida, são canalhas se protegendo, arrumando situações para atingirem objetivos nebulosos em que beneficiam seus pares de bandidagem.

    Ver gilmar dar esse chilique é no mínimo de provocar risadas, por considerarem todos nós tolos e desinformados do que ocorre no conjunto de toda essa panacéia chamada lava jato.

    Aecim e serra-entrega estão aos risos.

  10. O ministro, o passado esquecido e os privilégios de sempre

    Quando a narrativa da “República dos Estados Unidos de Curitiba” se aproxima da meta inical de indiciar e tornar inelegível Lula, o centro do alvo, tambem se avizinha a hora de arquivar a operação vazajato.

    No passado ora esquecido, a mesma vara investiu duramente contra a corrupção e desvios vários na operação Banestado. Ao encontrar vários tucanos e assemelhados pelo caminho ela foi arquivada por vícios juidiciais.

    Nos dias correntes, um lado do espectro político foi fortemente atacado por provas e delações sem qualquer consistência. Apenas o “disse me disse”. Os famosos imóveis de Atibaia e Santos , mesmo sem a mínima prova a sustentar as denúncias são atribuidas a Lula sem pejo ou respeito a lei. Como já foi dito várias vezes na rede, definido o culpado procura-se o crime, não havendo imputa-se o necessário para torná-lo indiciado e inelegível.

    O que sobra das delações ?

    A roubalheira geral e irrestrita promovida por tucanos e aliados expostas em infindáveis escândalos sempre escamoteados de processos jurídicos.

    Desde o governo Covas – ver o processo Serra x Bierrenbach – o feudo tucano tem sido assediado por diversos malfeitos: metrô em várias etapas  – o MP da Suiça sabe, roubo-anel, etc – por lá se descobre parte dos recursos desviados, contratos fraudados, corruptores mas nunca corruptos; em Minas o rastro é sangrento, no Paraná começam a pipocar denúncias; no plano federal as maracutaias da privatização, a lista de Furnas, a compra da reeleição e por aí vai. Sempre presentes mas nunca denunciados os tucanos chafurdam no lamaçal.

    Agora a farsajato repete o enredo e o “não vem ao caso” é candidamente aceito pelo CNJ e STF até que a lama tucana fica solitária nas delações pressionadas.

    É hora de encerrar o espetáculo e fechar o circo.

    Que venha o palhaço e seu ” distinto público . . . . “

     

  11. Uma coisa é uma coisa…

    Uma coisa é vazar para prejudicar o Lula; outra coisa é vazar para atingir um ministro do STF que repetidamente acompanha o voto do GM.

    A primeira PODE. A segunda não PODE

  12. Interessante é o beiço de

    Interessante é o beiço de Gilmar Mendes.

      Que foi imitado ( não sei quem imitou quem ) por Donald  Trump,

       O estilo é o mesmo.

    1. Atento ao comentario de

      Atento ao comentario de Anarquista Serio,23/08/2016-14:25.Nao me queira mal carissimo,mas de Anarquista,Anarquista mesmo,so a Lucida.Ela nem imagina a falta que faz.O editor do blog sofre tanto quanto eu,a ausencia da queridissima Analu.Que seu retorno seja breve.

  13. Essa Operação Lava Jato é

    Essa Operação Lava Jato é igual as guerras das facções do trafico de drogas…ao menos parece…pois o lance é prender corruptos, porém, um outro corrupto de outro partido que não seja o PT ou mesmo do PT, assume o lugar e passa a operar…No trafico de drogas, o lance é matar o adversário/elimnar e ocupar o lugar ..Sabe quando vão acabar com a corrupçaõ: nunca. Tudo isso é teatro pra entregar o país aos interesses internacionais…Corrupção minimiza-se com distribuição de renda e muita educação de qualidade…

  14. o filme é ruim

    Já vimos esse filme.

    O roteiro é fraco e previsivel, o diretor perdido, atores amadores, edição convencional, produção pobre.

    Essa Lava-jato já cansou tal qual esses filmecos de hollywwd

     

  15. Na veia

    A hipocrisia é o tributo que o vício paga à virtude.

    Toda democracia atual repousa no princípio de que não somente existem iguais iguais mas que desiguais não serão tratados da mesma maneira. Democracia exige, desta forma, primeiramente homogenidade e em segundo, se for preciso a eliminação ou a erradicação da hetereogenidade.

    De cima para baixo, no Brasil, totalitarismo na veia.

     

  16. Seria isso um teatrão para

    Seria isso um teatrão para mostrar aos senadores que o Super Gilmar é o único que pode salvá-los do terrível MPF?

    Lógico, desde votem corretamente nos próximos dias, senão ele coloca os seus jagunços para ajudar o MPF…

  17. nem progresso nem ordem..

    Em referência aos procuradores, ele disse que “o cemitério está cheio de heróis”.. é uma ameaça explícita.. em que lugar do planeta um ministro da suprema corte faria uma ameaça dessas? Disseram que iríamos regredir uns 30 anos com o golpe, me parece que o buraco é bem mais embaixo..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador