Decisão de Rosa Weber sobre ‘orçamento secreto’ divide colegiado

Suspensão de pagamentos deve ser mantida, mas com resultado apertado e disputado voto a voto; ordem será revisada em plenário na terça-feira

STF

Jornal GGN – A decisão tomada pela ministra Rosa Weber na última semana, que suspendeu repasses a parlamentares aliados do governo Bolsonaro via orçamento secreto, deve rachar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O tema será avaliado em julgamento no plenário virtual na próxima terça-feira (09/11) e, segundo interlocutores ouvidos pelo jornal O Estado de S.Paulo, a decisão deve ser mantida, mas com resultado muito apertado por conta das pressões de políticos favorecidos pela distribuição sigilosa das emendas.

Contudo, o empate também não está descartado por conta da falta de consenso em torno do orçamento secreto – e aí caberia ao novo ministro, que ocupará o lugar de Marco Aurélio Mello, decidir o destino do esquema que mantém o governo Bolsonaro.

Com R$ 10 você contribui com o jornalismo do GGN. Clique aqui e saiba mais

A chance de pedidos de vista (suspensão) ou destaque (envio ao plenário físico) é considerada remota, uma vez que se trata de uma decisão provisória dentro de um cenário que afeta diretamente Executivo e Legislativo.

Na última semana, a ministra determinou a suspensão ‘integral e imediatamente’ da execução das tais ‘emendas de relator’ no orçamento de 2021.

A ministra Rosa Weber também criticou o sigilo do orçamento paralelo, considerando que a falta de transparência é incompatível com a forma republicana e o regime democrático.

Leia Também

Para aliados de Bolsonaro, liminar de Rosa Weber é “interferência”

Relator do “PL das Fake News” apresenta relatório final ampliando alcance do texto do Senado

O escândalo da PEC dos precatórios, por José Dirceu

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador