Defesa de Lula recorre para que julgamento cancelado por Fachin aconteça amanhã

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – A defesa de Lula apresentou, no final da tarde desta segunda (25), um recurso ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, apelando para que ele volte atrás e mantenha o julgamento de medida cautelar, amanhã (26), na segunda turma. A medida tem o intuito de suspender os efeitos da condenação de Lula, permitindo que ele aguarde o trânsito em julgado em liberdade, entre outros pontos.

Na última semana, Fachin, em tabelinha com a vice-presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, cancelou o julgamento do dia 26 alegando que o status do processo contra Lula foi alterado a partir do momento em que a segunda instância rejeitou a admissibilidade de recurso extraordinário ao Supremo.

Segundo a Agência Braisl, a defesa de Lula recorreu da decisão de Fachin, lembrando que Lula está preso ilegalmente há 80 dias. “O dano concreto que se objetiva cessar é dirigido à liberdade do Agravante, custodiado na Superintendência Regional da Polícia Federal em Curitiba há 80 dias, mesmo a liberdade sendo bem jurídico de primeira importância em qualquer Estado Democrático de Direito”, sustentam os advogados.

Para o ministro, o resultado do julgamento do pedido de admissibilidade do recurso pelo TRF-4 impede o julgamento no STF.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por que a perseguição política, ao Lula ?

    Por mais que me esforce para entender, não consigo achar uma razão por mais puzilânime que seja, para que o Poder Judiciário, tenha “embarcado” nesta canoa furada, criada na República de Curitiba, contra os próceres petistas, em todos os níveis, e especialmente, contra o ex-Presidente Lula, que parece ter feito algum mal, a qualquer dos integrantes da fôrça-tarefa da 13@ Vara Federal, aonde “reina” o juíz Sergio Moro, e onde seus miquinhos adestrados, sentem ódio, contra o mais popular Presidente que o Brasil teve.

    O Poder Judiciário, que tem a missão de julgar apartidariamente, vendeu-se de uma tal forma à grande mídia( leia-se Rede Globo) e por mais que tentem “tapar o sol com uma peneira” agem de tal maneira politizada, que até o brasileiro menos politizado, percebe a macomunação entre o STF, PGR, MPF, e uma dezena de desembargadores até então anônimos, que viram na perseguição ao Lula, uma maneira de terem seus minutos de glória, nas manchetes da grande mídia, pozando de salvadores da pátria, e interessados em acabar com a corrupção no Brasil, como se este câncer tivesse “cura” e tentam provar, que a corrupção no país, começou nas administrações federais petistas, e não veem desde o dia em que fomos descobertos, colonizados e tivemos nosso país, apropriado indebitamente, por selvagens exploradores.

    Não bastasse termos 2 Poderes inespressivos e disfuncionais, como o são, por fôrça de Constituições mal-elaboradas, ainde temos que aceitar juízos excessionais, como os o foram as últimas decisões dos Ministros do STF. 

  2. A chave do mistério

    Assistam o video onde o fachin pede voto para a Dilma e diz das grandes realizações do pt.
    O fachin não é traidor, não é hipocrita, nem vende seu papel, simplesmente porque o preço que paga é incomensurável.
    Há um constrangimento muito especial para tornar um progressista em perseguidor do pt a custa de jogar no lixo a constituição, destruir o país, e tudo que foi sua vida.
    Mais do que qualquer outro personagem, fachin é a chave do mistério, é a chave do desastre a que o país está submetido.
    Quando soubermos o que ” convenceu” o fachin a troco de tanto, o golpe mostrará sua cara, mostrará quem é o seu executor, quem manda, quem e porque destrói o país.
    Ele é a chave do desastre.

  3. A justiça existe e não se

    A justiça existe e não se pode ser escondida. O abuso de aberrações e maldades por partes de seus membros macula e fere a justiça…

  4. Doce

    Os advogados do  Lula recorrerem  ao TRF4 é o mesmo que um bando de crianças pedir doce todo dia na casa do vizinho velho e rabugento que odeia crianças:o  máximo que podem conseguir é umas bengaladas.

  5. Meus pobres neurônios

    Já estão morrendo aos poucos, na infrutífera tentativa de encontrar o motivo. Então , para parar de sofrer, fiquei no US$, pois se fosse só o Fachin poderia ser algum tipo de chantagem, mas com todo o Supremo , PF , PGRs, etc, etc, só as verdinhas respondem.

  6. quem sabe pedindo clemência

    quem sabe pedindo clemência ao Trump, lá eles costumam perdoar bilionários que tenham roubado bastante….mas como Lula roubou o coração do povo ai fica dificil né….

  7. Fachin manobra mais uma vez,
    Fachin manobra mais uma vez, pulando a segunda turma, onde Lula teria mais chances, e encaminhando o recurso ao plenário.Fica nítida a sua intenção e a sua parcialidade. Encaminha o recurso para onde entende que terá mais chances de manter Lula preso. Mais claro, impossível. Um nojo ver um juiz agindo nitidamente de forma parcial. Juiz que tem um lado não é juiz. É parte.
    Usou este mesmo expediente no HC do Lula. A que ponto chegamos. Deveria se envergonhar de manobrar descaradamente para defender o seu lado. Juiz parcial é juiz imoral. Nojo.
    Não bastasse, para protelar, pediu o parecer da PGR. Pode-se esperar alguma coisa? Óbvio que não.
    No plenário, o agendamento fica a cargo da mineirinha, que deu o Voto de Minerva para livrar a cara do conterrâneo Aécio e deu o Voto de Minerva para prender o Lula, contrariando a Constituição.
    Um escárnio atrás do outro.
    Pobre Brasil, com gente dessa estirpe na suprema corte.

  8. Quem define as palavras do dicionário ?
    Justiça seria aplicar a lei com respeito à igualdade ? Então, como explicar a diferença de tratamento entre indivíduos ?

    Por acaso, o STF está cheio de Pilatos, onde todos se recusam a julgar, nao o reu, mas o preso com provas delatórias?

    Se democracia vem de demos (povo) e kratos (poder), por que o poder nao emana do povo ? Por que nao existe respeito à eleicao ? Por que candidatos devem ser impostos por uma oligarquia que nao representa o povo?

    Lamentável ver parte da população pregando a perda de direitos, não só constitucionais, mas universais.

  9. está perto a desobediência civil diante da injustiça contra Lula

    Claro que é importante Lula levar até as últimas consequencias o seu direito de se fazer julgado dentro da lei maior do país, a Constituição. E cada negação do judiciário, cada casuísmo, cada ‘mutreta’ feita para postergar ou negar mais servem como provas cabais de uma justiça seletiva, seguindo a velha regra de ouro do colonialismo “para os amigos tudo, para os inimigos o rigor da lei”. Pois Lula é o inimigo número 1 do sistema (que ele ajudou a fortalecer, e esta é a grande ironia, log ele, o conciliador, hoje sob o ódio dos poderosos!). Lula Livre, Lula Presidente,, Lula perseguido, Lula injustiçado. E assim marcamos e construímos a história, preenchemos com tinta e algum sangue esta narrativa que não será esquecida.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador