Em vídeo, Moro pede que manifestantes contra Lula fiquem em casa

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O juiz Sergio Moro, que não “costuma” utilizar a página criada por sua esposa, no Facebook, para gravar vídeos com mensagens a seus apoiadores, decidiu abrir uma exceção por conta do depoimento do ex-presidente Lula, em Curitiba, na quarta (10), e tentou desmobilizar as forças pró-Lava Jato que pretendiam fazer um contraponto à militância que apoia o petista.
 
No video, Moro diz que o depoimento será uma “oportunidade que o ex-presidente Lula vai ter para se defender, ato normal do processo” e garante que “nada de diferente ou anormal vai acontecer nessa data. Apenas esse interrogatório.”
 
Moro disse que ouviu que “muita gente que apoia a Lava Jato” promete fazer claque em Curitiba para manifestar apoio à incondicional à operação, mas enviou uma mensagem em sentido contrário. “Eu diria o seguinte: esse apoio sempre foi importante, mas nessa data, ele não é necessário. Tudo que se quer evitar nessa data é alguma espécie de confusão ou conflito e, acima de tudo, não quero que ninguém se machuque. Por isso, minha sugestão é: não venha, não precisa, deixa a Justiça fazer seu trabalho. Tudo vai ocorrer na normalidade. Espero que todos compreendam.”
 
 
No Painel da Folha desta segunda (8), a ação de Moro foi classificada como “astuto”: “o juiz mostrou que não estimula a tese de que haverá um embate entre réu e julgador.” 
 
Ainda de acordo com o jornal, militantes próximos ao PT que estão indo a Curitiba receberam no domingo (7) “um guia de atuação distribuído pela Frente Brasil Popular. A orientação é para ‘se trajar com simbologia da luta’, usando bonés ou chapéus, camiseta vermelha, além de faixas e cartazes. ‘Não devemos entrar em provocações’, diz o texto, que orienta os apoiadores a andar em delegações sob alegação de ‘risco de ataques por parte dos coxinhas’.”
 
Lula depõe, no dia 10, sobre o caso triplex. Em despacho que definia a data, Moro escreveu que se houver confusão entre manifestantes, os responsáveis serão presos e responderão perante a Justiça. Na mesma decisão, Moro limitou o número de pessoas que podem acompanhar o depoimento.
 
O juiz ainda não se manifestou sobre o pedido da defesa de Lula para que o depoimento possa ser gravado por uma equipe do petista, além do pleito para que a gravação oficial não foque apenas no ex-presidente. O Ministério Público Federal é contra a demanda.
 
Nesta segunda (8), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também informou que vai enviar o procurador-geral da seccional do Paraná, Andrey Salmazo Poubel, para acompanhar o depoimento, a pedido da defesa de Lula. Isso porque, durante todo o processo do triplex, a bancada de advogados do petista enfrentou embates com Moro, que chegou a ameaçar cassar a palavra da defesa
 
ACAMPAMENTOS

As manifestações contra e a favor de Lula estão garantidas, mas por decisão da juíza Diele Denardin Zydek, da 5ª Vara da Fazenda Pública da capital, quem tentar acampanhar na região poderá ser multado em até R$ 100 mil, e quem furar com veículo o bloqueio criado pela Polícia terá de pagar R$ 50 mil. A sentença tenta impedir assentamentos do MST pela região onde será tomado o depoimento de Lula. 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ja ha embate entre julgador e reu!

    “No Painel da Folha desta segunda (8), a ação de Moro foi classificada como “astuto”: “o juiz mostrou que não estimula a tese de que haverá um embate entre réu e julgador.””:

    ZERO PROVAS.

    1. Muito astuto, o Moro.

      Muito astuto, o Moro.

      Só faltou combinar com a Veja e a Época, que estamparam capas estimulando a tese que o juizinho, astutamente, “mostrou” não estimular.

      Depois da gravação, ele piscou o olho e disse: “Não contavam com minha astúcia!”

      1. (Antonio, zero provas nao eh

        (Antonio, zero provas nao eh “astucia”.  Eh corrupcao da grossa.  Eh ser agente externo com carteira assinada.)

  2. Que piada.
    Juiz fazendo vídeo

    Que piada.

    Juiz fazendo vídeo na internet a respeito de um interrogatório.

    Só no País da galhofa mesmo.

    Na verdade fica claro que ele faz um video solicitando A, simplesmente porque não pode Solicitar B, que é o contrário de A.

    Mas o que ele quer mesmo, que faz propaganda, é de B.

     

  3. Trajar com simbologia da luta?

    “O Tao da subversão

    A arte de ser perigoso e discreto ao mesmo tempo

    1. Levantar uma bandeira é se tornar um alvo fácil. Imagine o quanto é útil para um sistema de controle que todos os seus inimigos declarem expressamente suas intenções e levantem bandeiras vermelhas para mostrar precisamente seu número e localização. Além disso, contanto que fiquem apenas gritando e expressando sua revolta, eles são inofensivos. E se eles encherem demais o saco o sistema de controle sempre pode dar algo descartável para eles morderem. Se não pode mudar radicalmente a sociedade jogando o jogo deles. Identificar todos os descontentes e deixá-los aliviarem sua raiva atacando um prédio ou um fantoche com cara de bobo ao invés de atacar a visão de mundo que sustenta todo sistema de controle é a grande defesa da civilização…”

    http://imagensreciclismo.blogspot.com.br/

    O hábito não faz o monge. Então, vamos disfarçados. E sabemos que o problema não é o Fantoche Moro, mas quem o manipula e assessora em tempo real, conforme vazou o Wikileaks.

  4. Quero mais que os coxinhas
    Quero mais que os coxinhas vão para lá tirar onda.
    Vão tomar muita porrada, muito tapa na cara.
    Esses caras não tem ideia do que a peãozada pode fazer
    Alguém acredita que esse Kim merda aguenta o tranco
    Esses coxinhas estão muitos marrentos.

  5. Ué… se não quer apoiadores

    Ué… se não quer apoiadores porque o nóia da Justiça Federal expediu ofícios requisitando apoio da PM, Polícia Federal e Exército?

    Moro quer apenas apoio fardado?

    Ele é Maria Batalhão?

  6. Moro fugindo da mídia e da

    Moro fugindo da mídia e da opinião pública… Tá certo, afinal essas eram suas únicas armas. O juiz bem que poderia ter se atido às provas, não ficaria tão exposto ao ridículo. Será que nenhum órgão internacional do Direito vai estar lá?

    Os apoiadores de Lula e os que apenas querem que o Direito pare de ser aviltado precisam tomar cuidado com “moristas” e os que aviltam o Direito infiltrados.

  7. moro conhece a do papagaio?

    Ele se acha, ele ainda acha que tem apoiadores. O que ele tem um bando de “squadristi” de farto uso das “camicie nere” do tio Benito de infausta lembrança.

    Acorda, mesquinho, raivoso, prepotente, miúdo, rasteiro, fumado é também covarde!

  8. Moro com medo

    Moro está com medo de que a bomba que ele armou exploda no seu colo. Tinha calculado que ela só explodiria quando ele já estivesse morando nos EUA…

    1. Ao apelar para que as Moretes não saiam às ruas…

      Ao apelar às Dallagno-Moretes para que não saiam às ruas, o Roedor de Curitiba joga uma casca de banana para os pobres que desejam se solidarizar com o Lula. Os Dallagno-Moretes vão se infiltrar entre aqueles que se solidarizam com o Lula, farão provocações e quebra-quebras e toda a culpa será atribuída aos pobres, então a polícia arrepiará e descerá a borracha no lombo dos pobres.

      Vamos fechar todas as saídas do Roedor. Ele não vai fugir.

    1. Não só política!

      Adora holofotes!  Que os digam as fotos com Marinhos, de testinha encostada à de Aéssim, com Serra, com Temer, com Doria e Capez  ( esse ligado à merenda escolar ). Minha sobrinha diria: Ridículo deslumbrado!  Nessas fotos realmente mostra um sorriso de encantamento.   

  9. ridículo

    Mas que sujeitinho mais sem graça, sem carisma e com cara de mauricinho bunda-mole essa turma de idiotas arrumou para ser seu herói.

    Anencefalia você encontra aqui: plimplim !

    Aguardamos todos um “baile” do Zanin nessa coisica pequena de juizeco xinfrim, pau-mandado ianque.

  10. Os moralistas SEM MORAL !

    Exigimos que informem qual a autoridade que vai mandar retirar os criminosos outdoors que espalharam em Curitiba contra o ex-presidente LULA.  Isso é CRIME e as AUTORIDADES estão se omitindo, compactuando com criminosos!  E, quanto ao procedimento de Moro, ele apenas está colocando a bola na marca do pênalty, para o devido chute. Após a rebelião, culpará os pobres, mas decentes, que estarão com amor defendendo seu líder. Eles não estão indo a Curitiba para briga. Estão indo em solidariedade àquele que reconhecem como seu benfeitor. Se houver guerra, a culpa é de Moro. Ele agravou essa situação em vários momentos como estamos assistindo. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador