Empreiteiras estrangeiras começam a ocupar mercado brasileiro

Enviado por Odonir Oliveira

Do Tijolaço

Sérgio Moro é o “incentivo fiscal” para empreiteiras estrangeiras tomarem obras no Brasil

Por Fernando Brito

O sempre atento Nilson Lage nos avisa pelo Facebook: as empreiteiras estrangeiras já estão tomando o mercado das empresas brasileiras.

Ontem à noite, o insuspeito Lauro Jardim, da Veja, publica uma nota informando que a Duro Felguera, mineradora e empreiteira de obras espanhola, abocanhou um “contratinho” de de 6,5 bilhões de reais para a construção de duas usinas termelétricas – – uma no Rio Grande do Sul e outra em Pernambuco.

O preço é salgadíssimo, embora os empreendimentos sejam de grande porte, com capacidade de 1,2 MW de potência máxima, já que usinas termelétricas  são plantas industriais relativamente simples e rápidas de construir  – pouco mais que um ano, seis, sete e até oito vezes mais rápido que uma hidrelétrica – exigem pouca movimentação de terra, muito menos obras civis e materiais.

Basicamente, uma usina termelétrica a gás é uma turbina como a dos aviões, acompanhada de estruturas de reaproveitamento do calor (ciclo compinado) para mais geração e dutos para circulação e resfriamento de vapor e água. Neste caso, haverá terminais para manejo de gás importado, liquefeito, por navios e regaseificado. Certamente está aí a diferença de custos para as que usam gás trazido via dutos.

Mas o mais interessante – ou trágico – é que a razão de ter sido escolhida uma empreiteira é, segundo Jardim, o fato de que a contratação da Felguera “é o efeito da Lava-Jato: as empresas estão fugindo de construtoras que são alvo de investigação da Polícia Federal.”.

Parabéns, Dr. Sérgio  Moro.

O senhor é mesmo merecedor do Prêmio Faz Diferença.

Para as empreiteiras estrangeiras, já está fazendo.

Redação

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Agora o Brasil está salvo.
    As

    Agora o Brasil está salvo.

    As empreiteiras estrangeiras são muito mais eficientes, vão fazer as obras com melhor qualidade e com preços muito menores e sem pagar propinas para ninguem.

    Que beleza !

  2. Eles devem estar adorando,

    Eles devem estar adorando, agora as empreiteiras espanholas, coreanas, chinesas, cingapurenses, indonesias e árabes vão trazer a MORALIDADE E A ÉTICA ao mercado brasileiro de obras publicas, eles são sérios, respeitam os direitos dos trabalhadores e estão contentes que as outrora dinamicas empreiteiras  brasileiras perdem espaço não só no Brasil mas tambem no exterior. A Lava Jato venceu, apesar de todas as advertencias e obstaculos eles foram em frente sem hesitar.

      1. Chegou hoje ao planeta Terra

        Chegou hoje ao planeta Terra ? Moro e os promotores fizeram curso nos EUA antes da Lava Jato. Você acha que eles iriam denunciar o patrão ?

  3. Mas elas, as empreiteiras

    Mas elas, as empreiteiras estrangeiras, são honestas.

    Honestíssimas … com seus financiamentos de bancos estrangeiros (que teremos que pagar, pois não são o BNDES), projetos estrangeiros, e infraestrutura que terá que ser comprada lá (não aqui, já que nossos corruptos não merecem receber contratos para gerar receita aqui, para o povo daqui, com os produtos daqui).

    Pelo menos são honestas. Honestíssimas … até onde a vista alcança, pelo menos.

    Mas, vá lá, ao menos serão honestas, e o Estado vai economizar bastante. Se bem que as economias irão para pagar juros, com os bancos estrangeiros que financiarão os projetos daqui.

    E que não são o BNDES. Este, estará salvo.

    São honestíssimos, esses estrangeiros … até o próximo escândalo.

    Que, pelo visto, Sérgio Moro não julgará.

    1. Justiça seja feita

      Justiça seja feita,  Fábio Peres da Silva. Nossas empresas de engenharia, Camargo Correia, Queiroz Galvão, Engevix entre tantas outras não são lá referência em montagem eletromecânica. Estamos muito abaixo do nível médio.

      Produtividade muito baixa, emprega-se muito depois fica um monte de gente na obra batendo cabeça, sem contar em outros ploblemas exclusivos de má gestão de projetos.

      A melhorsinha em tocar grandes projetos de montagem é a Odebrecht.

      Nisto, a concorrência externa vai fazer bêm pois vamos ganhar um know how que não temos.

  4. Empregos brasileiros

    É moro detonou o mercado de cnstrutores de grandes obras brasileiro!  Fato consumado. Que pelo menos o Ministério do trabalho mostre mais amor às coisas brasileiras e nossa nação . Que preserve o emprogo brasileiro, já que competência e recusrsos financeirors fluirão para outras plagas sob o cuidadoso compromisso de Moro e justiceiros associados.

  5. Parabéns Judiciário e MPF

    Meus parabéns aos Moros e Dallagnols da vida, verdadeiros intocáveis.

    Do alto de seus cargos públicos com estabilidade e ótimos rendimentos, regados à muitos holofotes da mídia, arruínam a engenharia nacional com maior eficácia que a mostrada nos sombrios anos FHC.

  6. Amigo, que o diga o Trensalão

    Amigo, que o diga o Trensalão (Siemens, Alstom, Iesa, Bombardier, Tejofran, Temoinsa, T’Trans e MPE). Todas entrageiras. Você acha que as empresas de fora são todas honestíssimas… Inocente…

    1. GRupo Bolognesi Energia

       É um empreendimento privado, no valor de 800 Milhões de Euros, projetado e “tocado” pela subsidiaria da Duro Felguera do Brasil, em conjunto com a General Eletric.

    2. A obra é grande, têm um

      A obra é grande, têm um terminal marítimo para regaseificação mais dutos até a termoélétrica e desta até um gasoduto próximo, além da própria termelétrica de ciclo combinado, o que por sí só aumenta em muito a complexidade da termoelétrica já que acrescenta uma caldeira. Contando que devem operar de três a quatro turbinas por empreendimento e que são dois: um em Pernambuco e outro no Rio Grande do Sul.

      Acho que os seis bilhões têm sentido.

      Que bom. Mais obras no Brasil. Que se construam mais destas.

      1. Uma térmoelétrica é um

        Uma térmoelétrica é um negócio. Um gasoduto é outro negócio e O FATO de que se tem que construir um gasoduto só aumenta o cursto do empreendimento.

        Não existe obra de 6bi em térmicas. Se o valor são 6bi, R$4 bi, no mínimo, serão de equipamentos importados, pode ter certeza.

        Mais uma coisa, de quem é o gás? rsrsrs

        Eles tem contrato com a Petrobrás? rsrsrs

        Esquece!!! Conheço o grupo…não tem bala para este projeto.

        E se fizerem correm risco de quebra…porque, como eu disse antes, o gás vem de onde?

        Se não vier, o que acontece?

  7. Já ouvi todo tipo de

    Já ouvi todo tipo de argumento em prol da indústria nacional na minha vida e advogo pessoalmente vários desses pontos de vista. Mas nunca vi até hoje, seja na literatura, na imprensa ou no lobby mais escancarado, alguém ousar criticar a punição de empresários que desviaram dinheiro público com o argumento de que isso prejudica a competitividade da indústria nacional. É uma lógica tão distorcida quanto a da turma que defende o fim do Bolsa Família porque prejudica a “meritocracia” (leia-se a vontade do pobre de trabalhar para sair de sua condição miserável).

    O problema da ideologia é esse: quando os fins (indústria nacional forte, meritocracia, etc etc) justificam os meios, as pessoas não mais se preocupam sequer em refletir sobre os absurdos que defendem em prol da causa “nobre”. E às vezes até essa causa é esquecida no turbilhão do confronto político. Na manchete em questão, a lógica é tão bizarra que fica até difícil relacionar o bully contra o juiz ao objetivo nobre da proteção ao capital brasileiro. Um leitor menos generoso diria que o bully se justifica por si mesmo – ou seja, o objetivo é atacar o juiz não importa o absurdo do argumento empregado. O que, de novo, diz mais a respeito de quem o ataca do que dele próprio.

      1. http://noticias.uol.com.br/ul

        http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/05/25/vaccari-diz-que-r-583-mil-na-conta-da-mulher-teve-origem-em-seus-salarios.htm

         

        O problema é da estupidez é esse: acha que os fins justificam os meios mas não admite pq seu padrão moral só funciona em AM. Nesse meio temos idiotas de plantão e imbecis teleguiados.

         

        Precisamos dar continuidade ao nosso “projeto”? Compramos deputados, alteramos a constituição e aprovamos a emenda da reeleição

        Saímos do poder e não estamos conseguindo mais voltar? Vamos sensibilizar a sociedade sobre “aparelhamento do estado” (como se qualquer partido ao chegar ao poder executivo distribuísse cargos por mérito ao invés da coligação partidária). Vamos lembrar somente agora sobre o uso da máquina pública em favor do atual governante.

         

        Precisa dinheiro para saúde? Fazemos arranjo político e aprovamos criação de CPMF.

        Saímos do executivo? Lutamos com todas as forças para acabar com ela.

         

        Nomear juizes para o STF.

        “Vamos esticar esse prazo. A gente não imaginou que fosse perder tantas eleições”

         

        Etc. E assim vai. Esse maquiavelismo (pobre Maquiavel) vindo de partidos políticos não espanta. PT fez muito isso.

        Não espanta mais nem essa visão parcial do “homem comum” em sites de internet pois o anonimato permite que fronteira em leitor comum e operadores políticos fique nublada.  

        Mas idiotas de plantão acham que a mudança do jogo enquanto a bola rola, atropelos à normas processuais (vide caso do Genoíno e toda lambança feita no mensalão) a supressão de direitos básicos (para determinados cidadãos)… são aceitáveis para o bem maior (sacar “esse partido corrupto do poder” que corrói o meu país).

         É difícil, as vezes, perceber a tênue fronteira que separa um idiota de plantão de um imbecil teleguiado. O imbecil teleguiado nunca vai se revelar. Ele até prefere ser visto como idiota de plantão porque esse tem opinião mais válida que a dele pois o idiota peca pela inocência ideológica enquanto o outro peca pois a canalhice lhe é natural e paga seu salário.

         

        1. Belo texto. O último

          Belo texto. O último parágrafo é uma auto elegia? 

          Em tempo: absolutamente desnecessário o pedido de explicações feito pelo juiz ao Vaccari. Deveria ser óbvio que, para alguém com dinheiro para contratar um advogado de 7 dígitos como Borges D’Urso, 580 mil movimentados na conta da mulher é “dinheiro de pinga”.

      2. Eu ri.

        Todo brasileiro gostaria de ter uma cunhada envolvida em algum escândalo do PT, depois que ficamos sabendo que o partido paga indenizações da ordem de 6 dígitos pelo “constrangimento” sofrido. E nem precisa entrar na Justiça, o acerto é feito em cash pessoalmente..

      1. Diga com clareza o que foi

        Diga com clareza o que foi “misturado”, se quiser ser levado a sério. Caso contrário devo supor que você é só mais um pobre coitado marcando presença neste espaço resmungando insultos por absoluta incapacidade de estruturar e defender um argumento.

      1. Informe-se ou tenha modos: o loroteiro aqui é você.

        O dinheiro da Petrobras é público. Se você não se sente lesado pelo seu mau uso, é porque ou não paga impostos, ou não tem preocupação com o patrimônio da sociedade. Seja como for, você está dando um péssimo exemplo a seus concidadãos e uma triste contribuição a este espaço de debate.

    1. “Mas nunca vi até hoje, seja

      “Mas nunca vi até hoje, seja na literatura, na imprensa ou no lobby mais escancarado, alguém ousar criticar a punição de empresários que desviaram dinheiro público com o argumento de que isso prejudica a competitividade da indústria nacional. É uma lógica tão distorcida quanto a da turma que defende o fim do Bolsa Família porque prejudica a “meritocracia” (leia-se a vontade do pobre de trabalhar para sair de sua condição miserável).”

      O assunto é sobre punir empresas e não punir empresários. Sabes como se pune empresas? Bloqueando bens, contas correntes da pessoa jurídica, capital de giro etc… Todos esses fatores impedem a empresa de funcionar provocando milhares de demissões de trabalhadoes e corpo técnico. Você sabe informar se a Siemens, Alstom, Bombardier e outras pararam suas atividades por estarem envolvidas em fraudes?? Grandes empreiteiras do país levaram décadas para desenvolverem tecnologias próprias e formação do seu corpo técnico, para numa simples canetada de um juiz irresponsável destruir todo esse acervo. Nos EUA este juiz estaria impedido de proferir suas sentenças contra as empresas nacionais, pelo simples fato de transgredir os interesses da nação levando milhares de trabalhadores ao desemprego.  

      Você tem alguma ideia dos valores remetidos ao exterior ilicitamente pelas empresas transnacionais que exploram desde a década de cinquenta diversas atividades no país? Elas continuam livres, leves e soltas para explorarem o país em diversos setores como financeiro, industrial, mineração, etc…   

       

      1. Informe-se melhor

        Ninguém bloqueou bens de empresas e muito menos capital de giro, isso é desinformação grosseira ou mentira deslavada. Os únicos bens bloqueados e apreendidos até agora foram pessoais dos empresários, o que aliás foi motivo de inconformismo no meio “progressista”. As empresas envolvidas estão enfrentando dificuldades por outro motivo: elas estão impedidas POR LEI e POR ESTATUTO de operar com a Petrobras ou receber crédito de bancos públicos enquanto seus dirigentes estiverem sendo investigados. Então se você quer reclamar de alguém vá procurar o congressista que fez a lei ou quem redigiu o Estatuto da empresa estatal. Culpar o juiz por aplicar a lei é um atestado de absoluto desconhecimento dos fatos ou pura má fé.

        1. Aí que suas más intenções vem a superficie

          Quando empresários de empresas como a Lockheed Martin, Raytheon, Thomson, Alstom foram pegas em numerosos escândalos de corrupção em todo o mundo, elas foram proibidias de comercializar seus produtos em seus países? Tu mora em Brasilia, tem a pseudo profissão de analista. Seus comentpários aqui tem cheiro de oportunista.

    2. Juiz Moro

      O comentário do Bento faz sentido, assim como, não há como considerar também os ingredientes  político eleitorais 

      que engrossaram esse bolo, e com uma ajuda considerável da mídia vassala das elites de oposição.

      O caso merecia publicidade ? Sim. É novidade para alguém que as empresas fazem isso há decadas no Brasil ?

      Mas ficou evidente de que no afâ de se ganhar as eleições foi dado destaque à tudo de negativo que se pudesse imputar 

      adversário, sem medir o mal que isso pudesse fazer ao país, com destaque para a Petrobrás.

      O prejuizo que essa campanha midiática causou à empresa foi muito maior que os empresários e suas propinas 

      causaram. 

      O probema não é aplicar a justiça, o problema é quando autoridades e órgãos de informação viram partidos políticos.

      Não tenho procuração para defender o governo do PT, mas ficou claro que o intuito da mídia foi fazer o povão acreditar 

      que a corrupção foi uma invenção do PT. Pelo menos, no governo PT está sendo tudo apurado, isso sim é inédito, Um 

      partido no poder cortando na própria carne. 

      Corrupção no Brasil é mais antiga do que cagar de cócoras.,

    3. Seu Bento, vc está de má fé

      Seu Bento, vc está de má fé ou não entendeu nada. Não vejo ninguém ser contra a punição de empresários ou quer quer que seja que seja corrupto. Naturalmente dentro das condições do Estado Democrático de Direito, penso que até vc concorda). O que se diz é que: Puna-se com rigor os dietores e donos das empresas, mas não se deve prejudicar a empresa em si. Esta é geradora de empregos e de renda para os trabalhadoes e dinamiza o mercado interno nacional. Acabar com a empresa porque seu dono (ou seja lá quem e o que for) é corrupto parece não só ilógico como altamente prejudicial ao país. O que está sendo feito atenta contra a soberania e o desenvolvimento do Brasil, pois a substituição de empresas brasileiras por estrangeiras não só gera o desemprego como prejudica o desenvolvimento científico e tecnológico do país.  É interessante que a mídia exxige a destruição das empresas (e, consequentemente, o desemprego) e, em seguida, ataca o governo (naturalmente com a esperteza da sutileza) por causa do aumento da taxa dedesemprego o que ocupa imenso espaço no noticiário contínuo. Penso que, agora, seu Bento, vc já pode entender a coisa.

      Roberto |Abreu

  8. E ………..

    Desde o início, vários análistas disseram que devíamos sim, punir os corruptos e corruptores, mas presevar as empresas e seus funcionários !!!

    Mas o que previam, de fato se concretizou, como estamos lendo na matéria, e infelizmente, ficaremos sem saber o que de fato era o foco desta chamada “Operação Lava Jato, mas eu, que não tenho o “rabo preso”” arrisco:

    Rolou muito dinheiro para que fosse desconstruido estas empresas nacionais, a este custo, que alguns dizem superar em vários milhões os que estão investigando!!

    Tem muita sujeira por trás desta operação !!

    Onde estão os repórteres/jornalistas investigativos ???????????????

    1. “Onde estão os

      “Onde estão os repórteres/jornalistas investigativos ???????????????”

      Wendel, a grande mídia do país está envolvida com os interesses das empresas transnacionais.

      Nas décadas de 50/60/70, quando ainda a presença das empreiteiras nacionais eram insípidas existiam grandes construtoras estrangeiras no país como a Hoffmann-Bosworth, Cristian Nielsen e tantas outras que não lembro mais o nome.

      1. Onde estão

        A operação desmonte da indústria petrolífera brasileira está passando aí na cara de quem quiser ver, e reclamamos aqui e ninguém se comove.

        Triste país que assiste passivo sua destruição articulada, assistida pelosfeitores e  capitães do mto de plantão, um pentasecular plantão.

  9. Na Líbia eles precisaram de

    Na Líbia eles precisaram de uma guerra civil para conseguir isso através da OTAN e dos EUA, aqui foi preciso apenas um Moro.

    Tem alguma coisa muita errada em um país onde autoridades não investidas do voto popular conseguem quebrar todo um projeto de Estado que gerava milhões emprego e renda para brasileiros, em prol de empresas estrangeiras, nem os entreguistas tucanos conseguiram isso no mandato do fhc o terrível.

    1. A coisa vai começar a piorar

      A coisa vai começar a piorar mesmo daqui para frente. O tsunami de quebradeira Brasil afora nem começou.

  10. esse criminoso conluio

    esse criminoso conluio midiatico-penal avança no sentido de destruir a nossa economia e nosso pais.,,grandes fdp

  11. Moro ta com umacara de veado

    Moro ta com umacara de veado nesta foto! sou só eu que acho? nada contra,,, acho que ele devia até assumir.

  12. tipico comentário de um imbecil

    Vê-se como determinados patrioteiros são imbecis completos. O texto principal é de uma ingenuidade inbecilóide. Bandiddos são bandidos aqui, na Islândia, na Suiécia, naNigéria, No Nepal, nos estados Unidos, na Espanha ou principalmente no nosso próprio País. Não queremos bandidos, queremos quem faça o serviço bem feito, cobre bom preço e entregue no rpazo – e dentro de garantias e seguros. Modesto Carvalhosa, o grande advogado, já epxluicou como evitar corrupção: seguir os EUA que contratamobras com seguro antes da obra, que obriga o contratado a pagar  o seguro de tudo, até a corrupção. O imbecilóide que que escrveu isto la´em cima precisa aprende rlição elementar de matemática financeira, para depois pensar em defender uma nação….

    1. Porque o “juiz” Moro não

      Porque o “juiz” Moro não optou então por um acordo de leniência com as empreiteiras REALMENTE envolvidas em superfaturamento ?? (Será porque os politicos e diretores de estatais e empreiteras que o Moro protege , bem disfarçamente, pois basta delatar quem ele quer, também deveriam assim, devolver a grana dos superfaturamentos ??

  13. São essas térmicas? de 2015??? Temer já governava nesse tempo?
    São essas que foram assinadas em 2015 durante o governo Dilma????

    Enganar os outros é fácil, mostrar a verdade é difícil. Quero ver ter coragem de publicar isso aqui.

    E a empresa privada que contratou, não tem relação nenhuma com público.

    Ou seja, ela contrata quem quiser, e pra empresa privada nenhuma empresa rouba.

    http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2015/05/empresa-espanhola-instalara-duas-termeletricas-no-brasil.html

    http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/empresa-espanhola-instalara-duas-termeletricas-no-brasil

    1. devia reler

      Benício, devia reler o texto, vale a pena. não foi dito que foi o governo Temer que contratou, não foi dito sequer que foi contrato público, portanto não se preocupe em atacar o autor. o texto diz claramente que as empresas brasileiras foram e estão sendo atacadas, todas, como se fossem a encarnação do diabo. se houvesse alguma intenção real de fazer justiça, as empresas, que contratam milhares de trabalhadores direta e indiretamente, seriam poupadas, seus bens não seriam bloqueados, produzindo desemprego, em nome da saúde da economia nacional. uma coisa é condenar os diretores, outra é linchar as empresas, que podem e devem receber multas e ser saneadas. em nome da economia do país, da manutenção de empregos, etc. o resultado desse desmonte irresponsável é a substituição do conhecimento construído, dos milhares e milhares de empregos de brasileiros por empresas estrangeiras.
      ou você pode concordar com isso, pode achar que estrangeiras não fazem “esquemas”, que são puras, pode achar bom destruir a produção nacional, e viva o mundo globalizado, viva o capital internacional, viva a república das bananas!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador