Entendimento do STF prejudica direito de defesa de servidores públicos

Jornal GGN – Em artigo para o Justificando, os advogados Joaquim Pedro de Medeiros Rodrigues e Donne Pisco pedem a derrubada da Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal que, contrariando o direito constitucional à ampla defesa nos casos de exoneração de servidores públicos, dispensa a necessidade de defesa técnica e cria desequilíbrio.

“A parte desacompanhada de um defensor técnico fica absurdamente vulnerável a toda espécie de condução prejudicial do processo”, acreditam os advogados. “Ao aplicar a penalidade a administração pública se cerca do seu defensor técnico, o que evidencia completo desequilíbrio processual, eis que o acusado não teve esse tipo de acompanhamento técnico”.

O artigo 41 da Constituição determina que um servidor público estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial, mediante processo administrativo ou procedimento de avaliação periódica de desempenho. E resguarda o direito à ampla defesa. “Entendeu o Supremo, contudo, editar o seguinte enunciado judicial vinculante: ‘A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição’”. 

Abaixo, a íntegra do artigo:

Do Justificando

A Súmula do STF que prejudica o direito de defesa de inúmeras pessoas tem que cair

Por Joaquim Pedro de Medeiros Rodrigues e Donne Pisco

Conforme define a Constituição da República (art. 41, §1º), o servidor público estável só perderá o cargo, assegurado o direito à ampla defesa, em virtude de sentença judicial, mediante processo administrativo ou procedimento de avaliação periódica de desempenho.

Entendeu o Supremo, contudo, editar o seguinte enunciado judicial vinculante: “A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.” À época, é bom lembrar, o Superior Tribunal de Justiça continha enunciado em sentido absolutamente oposto.

O texto da Súmula é ambíguo: a falta de defesa técnica não ofende a Constituição de forma que não cabe à Corte Suprema analisar causas que discutam matéria infraconstitucional ou não é nulo processo administrativo julgado sem defesa técnica?

De qualquer forma, relendo os precedentes (especialmente o RE 434059, relator Min. Gilmar Mendes) que levaram à edição da Súmula, percebe-se que a Suprema Corte entendeu que, ainda que não por meio de defesa técnica, se o processo disciplinar assegurou ao acusado o direito à informação, à manifestação e à consideração de seus argumentos, a ampla defesa teria sido exercida em sua plenitude, inexistindo ofensa ao inciso LV do artigo 5º da Constituição.

A perspectiva adotada, como se vê, não levou em consideração a prerrogativa citada logo no primeiro parágrafo deste texto sobre as causas para a perda do cargo. Se o servidor acusado pode perder o cargo por decisão judicial – que obrigatoriamente exige a presença de um defensor técnico – por qual razão o processo administrativo, que culminaria nos mesmos efeitos de uma sentença, poderia tramitar sem defesa técnica?

De fato, em que pese o processo administrativo disciplinar estar no âmbito de competência da autotutela da administração pública, os atos ali praticados e, especialmente, a decisão a ser tomada é eminentemente jurídica, e exige, por parte do defensor, o conhecimento legal das implicações.

E se torna mais flagrante ainda a necessidade de um defensor técnico quando se percebe que a natureza do processo disciplinar muito mais se aproxima do princípio inquisitório (arts. 153 e seguintes da Lei nº 8.112/90). De fato, por sua natureza peculiar – afinal é um ato administrativo interno da administração pública – o julgador se confunde com o próprio acusador, o que retira a necessária imparcialidade para a análise do caso.

Com efeito, ainda que a aplicação da penalidade não seja imposta pela comissão disciplinar formada por servidores estáveis, é ela quem elabora o relatório final, que deve ser sempre conclusivo pela absolvição ou responsabilização do servidor, realizando, assim, a subsunção do fato à norma (art. 165 da Lei nº 8.112/90). Sem dúvida, ainda que não vincule a autoridade superior, o relatório final tem influência decisiva sobre a decisão, pois foram os membros da comissão quem tiveram contato direto com a prova quer formou a convicção.

Ora, existindo essa visível imparcialidade mitigada, a parte desacompanhada de um defensor técnico fica absurdamente vulnerável a toda espécie de condução prejudicial do processo. Por exemplo, num caso corriqueiro, em tomada de depoimento em que a prova deve ser produzida pela comissão, mas por desconhecimento técnico passa a ser feita pelo próprio acusado.

E mesmo quando a decisão final cabe à autoridade, em verdade é a assessoria jurídica quem costumeiramente elabora o parecer propondo a aplicação da penalidade que entende devida. Ora, ao aplicar a penalidade a administração pública se cerca do seu defensor técnico, o que evidencia completo desequilíbrio processual, eis que o acusado não teve esse tipo de acompanhamento técnico.

Enfim, para restabelecer um processo verdadeiramente democrático a Súmula Vinculante não deve se manter, pois o acusado tem, sim, direito a uma defesa técnica que lhe assegure o devido processo legal.

Joaquim Pedro de Medeiros Rodrigues é advogado em Brasília-DF, foi vice-presidente da Comissão de Ciências Criminais da OAB/DF

Donne Pisco é advogado em Brasília-DF, pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas

Redação

Redação

View Comments

  • Sobre a estátua ...

    Não é possível que o artista que construiu essa obra de arte não seja brasileiro, ou tenha pai, ou mãe, avô/trisavô, alguma parte de seu DNA tem algo de brasileiro.

    A precisão que ele construiu a obra e a demonstração da relação povo e judiciário brasileiros é algo que beira a profecia bíblica.

    Merecia ir para a Praça dos 3 Poderes, embora, que a nossa justiça também seja cega, não enxerga nem o óbvio.

  • Nada disso

    O entendimento do STJ falado pelos autores é a Súmula 343 do STJ, que obrigava a presença de um advogado no processo administrativo disciplinar, na defesa do acusado. Como ninguém pode obrigar alguém a ter um advogado num processo em que a própria lei não prevê isso, alguns acusados malandramente não nomeavam advogado, fazendo com que o processo parasse...

    Pra contornar isso a Administração Pública Federal começou a nomear defensores dativos nos processos em que os acusados não tinham advogados, dentro do que prevê a Lei n° 8.112/90, em seu art. 164, § 2° (servidor de mesmo nível ou nível superior ao acusado). Aí choveram reclamações de advogados de que esse dativo, diante do que previa a Súmula 343 do STJ, deveria ser advogado. A Administração começou a nomear como dativos servidores advogados. E então tivemos advogados que começaram a encrencar com isso, alegando parcialidade desses servidores, e que não podiam advogar contra a União...

    Em suma, a única coisa que a Súmula 343 chegou perto de fazer foi tentar criar um nicho de mercado para a advocacia nos processos administrativos disciplinares. Todas as tentativas da Administração de suprir a Súmula 343 do STJ foram criticadas. Nunca essa Súmula representou qualquer garantia a mais para a defesa de um acusado em processo disciplinar.

    O servidor acusado de algo grave, que pode causar demissão (o nome técnico é "demissão", exoneração é ocorrência a pedido) em geral contrata advogado - é uma faculdade dele. E em muitos casos mesmo os acusados de faltas menos graves, que podem levar à suspensão ou advertência, já chegam no processo disciplinar assistidos por advogado.

    Os processos disciplinares são conduzidos por uma comissão de 3 servidores concursados e estáveis. Quando concluídos são submetidos ao crivo das áreas jurídicas dos órgãos onde aconteceram. Nos casos de demissão necessariamente precisam de parecer prévio da Consultoria Jurídica do Ministério da área e só podem ser decididos pelo Ministro de Estado correspondente ou pelo Presidente da República. E, claro, a qualquer momento o acusado pode recorrer à Justiça se sentir-se prejudicado ou ameaçado em seu direito de defesa.

    O fato é que não existe essa ameaça que enxergam os autores. Quando comparam os efeitos do processo judicial com o administrativo, esquecem que vários outros processos administrativos que podem resultar em sanções graves não exigem a presença de advogado, como os processos de inabilitação de empresas ou no processo fiscal, embora nesses casos os implicados prontamente contratem advogados - mais uma vez, uma faculdade. Até no âmbito do Judiciário a exigência do advogado não é absoluta: nos Juizados Especiais e na Justiça do Trabalho não há necessidade de advogado, na 1ª Instância, e nem por isso se vê advogados se incomodando com isso.

    • Na realidade, as coisas não

      Na realidade, as coisas não são tão simples e anódinas quanto você dá a entender. Sindicâncias e PADs são usados para todo tipo de coisa, inclusive e principalmente para nada. Se, até o governo FHC, quase sempre terminavam em nada, após o governo Lula e a criação da CGU a ânsia punitiva cresceu e se exorbitou, a ponto de servidores serem demitidos diretamente pela própria CGU, sem que os processos passassem pelos órgãos de origem dos servidores. Boa parte (ou a ampla maioria) dos servidores simplesmente desconhece os mecanismos de funcionamento dessas ações administrativas e se sentem constrangidos ao serem submetidos a essas situações. Em boa parte dos casos, vale a lógica morista e barbosista do direito penal do inimigo, ou seja, ao acusado cabe provar sua inocência. Reconheço que não é simples, mas julgo essencial garantir a mais ampla defesa, pois este é e sempre foi o país dos inquisidores e hipócritas da moral e dos bons costumes.  

      • A CGU demite por permissão legal

        A lei autoriza a CGU a instaurar e julgar os processos disciplinares, inclusive quando houver omissão do órgão competente. Houve aumento de demissões sim, pela melhoria dos procedimentos de apuração e treinamento de servidores que atuam na área.

        Apurar malfeito de servidor corrupto não é hipocrisia nenhuma, é o que manda a Lei, e sei que isso incomoda a muita gente, a ponto de gerar um clamor pela "ampla defesa", sem que ninguém prove o cerceamento de defesa, a não ser por discursos e genericidades. Se Moro e Joaquiim Barbosa tivessem a moral de quem atua na área disciplinar Aécio já estaria preso hoje.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

6 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

7 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

7 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

8 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

8 horas ago