Escrachos pela justiça às vítimas da ditadura

Da Caros Amigos

Escrachos no RJ e SP cobram justiça para vítimas da ditadura

Manifestações ocorreram no DOPS e DOI-Codi, locais de prisões e torturas

Da Redação

EscracheRJ-i2

Atos de escracho a torturadores da ditadura civil-militar cobraram na quinta-feira (3/5), no Rio de Janeiro e em São Paulo, apuração dos crimes de tortura e assassinato, além de pedirem a revisão da Lei de Anistia.

Em São Paulo, a manifestação reuniu militantes pelos direitos humanos e parentes de vítimas da ditadura (veja vídeo abaixo). A manifestação ocorreu em frente à antiga sede do DOI-Codi, conhecido local de prisões arbitrárias e torturas.

….

Rio

No Rio de Janeiro, a manifestação em frente ao DOPS, onde hoje funciona o Museu da Polícia Civil, reuniu cerca de 150 jovens, além de ex-perseguidos políticos e familiares de mortos e desaparecidos. Os manifestantes também cobraram a imediata instalação da Comissão da Verdade pelo governo Dilma.

 

“A grande participação de jovens nesse ato nos dá a certeza de que a luta de quem se EscracheRJ-i3

levantou contra a ditadura no Brasil não será apagada, e que não viveremos mais tempos como aqueles”, afirmou Carol Dias, do Levante Popular da Juventude, uma das organizações presentes no ato.

Os manifestantes fizeram encenações teatrais de torturas e colaram cartazes com nomes de torturadores e vítimas. O escracho carioca foi uma iniciativa do Coletivo RJ Pela Memória, Verdade e Justiça; Comitê pela Justiça, Verdade e Memória de Niterói; Consulta Popular; DCE Unirio; Frente Pela Memória, Verdade e Justiça; Levante Popular da Juventude; PCB; PCdoB; Rede Democrática; União Estadual dos Estudantes e União da Juventude Socialista.

Confira no vídeo abaixo como foi o escracho em São Paulo.

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador