Ex-chefe de jornalismo da Globo é demitido após suspeita de corrupção

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

O ex-chefe de jornalismo investigativo da TV Globo, Tyndaro Menezes, é investigado por corrupção ligada a Sergio Côrtes

Foto: Divulgação

O ex-chefe de jornalismo investigativo da TV Globo, Tyndaro Menezes, foi demitido ontem da emissora. Ele é investigado por participação em esquema de corrupção ligado a Sergio Côrtes, ex-secretário de Saúde de Sérgio Cabral (MDB).

Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Menezes foi citado em conversas com o ex-delegado da Fazenda do Rio, Ângelo Ribeiro de Almeida Júnior, denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro na compra de insumos médicos.

O documento do MPRJ foi obtido por Lucas Pasin, do Uol, que divulgou conversas do denunciado afirmando que o jornalista teria recebido parte dos recursos desviados de corrupção.

Em uma das trocas de mensagens entre os dois, o delegado afirmava a Menezes que ele receberia “sua parte em dinheiro”, apesar de “não integrar nenhuma empresa”.

“O envolvimento de Tyndaro Menezes com o denunciado Ângelo Ribeiro fica ainda mais evidente no e-mail abaixo, enviado pelo denunciado a pessoa não identificada, onde ele expressamente afirma que iria repartir com o jornalista parcela do valor recebido”, traz o documento, que reproduz o email:

E-mail anexado em documento de denúncia contra Ângelo Ribeiro de Almeida Júnior - Reprodução - Reprodução
Reprodução Reportagem UOL

Sérgio Côrtes, que ocupou a chefia da Rede de hospitais D’Or, foi preso e condenado por lavagem de dinheiro, corrupção e evasão de divisas.

Em outra mensagem, Ângelo fala a Menezes que o “assunto Dor (D’Or) pegando fogo…” e que “SC (Sérgio Côrtes) agora assumiu o negócio e vai vender produtos daquela empresa de material médico de SP para o grupo Dor. (…) Irá destinar 15% da empresa para serem divididos entre Danilo e seu sócio, e entre mim e vc.”

Conversa anexada em documento que denuncia  Ângelo Ribeiro de Almeida Júnior - Reprodução - Reprodução
Reprodução Reportagem UOL

Ângelo Ribeiro de Almeida Junior já foi denunciado pelo MPRJ, em peça aceita pelo juiz Marcello Rubiolli, da 1ª Vara Criminal Especializada da Capital.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

O empresário Arthur César de Menezes Soares Filho, também denunciado e foragido por prisão preventiva, foi apontado de pagar R$ 2 milhões de propina, em 2014, a Ângelo Junior, que comandou a Delegacia Fazendária entre 2008 e 2015.

“Analisando-se o teor das conversas travadas entre o denunciado Ângelo Ribeiro e as diversas pessoas apontadas acima, é possível perceber, como já explicitado no pedido de prisão preventiva, os inúmeros contatos e a influência que ele exerce em diversas esferas, tanto no setor público como no privado”, escreveu o MP.

“Tais diálogos e demais provas apontaram possível necessidade de desdobramento de investigação por indícios de outras atividades criminosas desconexas com as aqui narradas”, continuou. A peça será encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF) para investigação.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador