Ex-mulher de Bolsonaro acionou Planalto para influenciar nomeações, diz jornal

Contatos mostram que, junto com o lobista Marconny Faria, Ana Cristina Siqueira Valle tentou emplacar indicação no DPU

Foto: Reprodução/Redes

Jornal GGN – A pedido de lobista, a ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro acionou o Palácio do Planalto para conseguir influenciar nomeações de órgãos públicos.

Mensagens de posse da CPI da Covid e obtidas pelo jornal O Globo mostram que o lobista Marconny Faria, alvo de investigação da comissão, pediu a ajuda de Ana Cristina Siqueira Valle (mãe de Jair Renan Bolsonaro) para influenciar na escolha do Defensor Público da União (DPU), em 2020, junto ao então ministro da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, amigo de longa data da família Bolsonaro e que atualmente integra o Tribunal de Contas da União (TCU).

Clique e veja como ajudar o jornalismo independente do GGN

Um dos candidatos da lista tríplice, o defensor público Leonardo Cardoso, tinha pedido ajuda a Marconny tanto para dar apoio à sua candidatura como para interceder junto a Oliveira.

As mensagens em questão foram compartilhadas pelo Ministério Público do Pará, que obteve tais conversas do celular de Marconny Faria, com autorização judicial, por conta de uma investigação sobre desvio de dinheiro público em órgão ligado ao Ministério da Saúde.

Os textos também mostram que Faria mantinha contato com lobistas que atuam no setor médico e alvo de investigação da CPI da Pandemia (como a Precisa Medicamentos), além de falar com Ana Cristina e Jair Renan – a quem ajudou a abrir uma empresa de eventos.

Leia Também

Jair Renan Bolsonaro é acusado de tráfico de influência

Renan Bolsonaro e Ana Cristina, ex de Jair, se mudam para mansão de R$ 3 milhões

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador