25 de junho de 2026

Exploração da Braskem em Maceió é alvo de operação da PF

Há suspeitas de que a mineradora tenha apresentado dados falsos e omitido informações dos órgãos de fiscalização
Imagem: Reprodução/ Prefeitura de Maceió

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quinta-feira (21), 14 mandados de busca e apreensão contra a Braskem, numa investigação sobre a exploração irresponsável de sal-gema no subsolo de Macéio (AL), que levou ao afundamento de bairros inteiros da região. 

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Em Maceió, são cumpridos 11 mandados. Um dos alvos é a sede da Braskem, no bairro do Pontal da Barra. Já no Rio de Janeiro, houve buscas em Copacabana, e um homem foi levado para a sede da PF. Um endereço em Aracaju, capital de Sergipe, também foi alvo da corporação. 

Segundo a PF, o objetivo da operação é obter materiais e provas sobre supostos crimes cometidos pela mineradora, que explora de maneira irresponsável o solo de Maceió há mais de 40 anos, o que já afetou cinco bairros e deixou 60 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. 

No dia 10 de dezembro, após alertas de colapso da Defesa Civil, parte da Mina 18 da mineradora, que fica na lagoa Mundaú, no bairro do Mutange, rompeu-se.

A investigação indica que a Braskem não seguiu os parâmetros de segurança previstos para garantir a estabilidade da mina. Também há suspeitas de que a mineradora tenha apresentado dados falsos e omitido informações dos órgãos de fiscalização, o que permitiu a continuidade dos trabalhos mesmo diante dos problemas.

A PF informou que os suspeitos podem responder pelos crimes de poluição qualificada, usurpação de recursos da União, apresentação de estudos ambientais falsos ou enganosos, entre outros delitos.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados