Fachin divulgará decisões da segunda lista de Janot em abril

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Brasília - O ministro do STF Edson Fachin durante a palestra Audiências Públicas, Participação Social e Implementação de Direitos Fundamentais A experiência da Corte Suprema Argentina (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil
 
Jornal GGN – Sem determinar especificamente as datas, o ministro Edson Fachin interrompeu os rumores sobre as decisões dos 320 pedidos de inquéritos, arquivamentos e outros procedimentos relacionados a políticos na Operação Lava Jato e anunciou, publicamente, que suas determinações serão divulgadas no mês de abril.
 
O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) analisa 83 pedidos de abertura de inquéritos, 211 remessas de investigações a instâncias inferiores, sete arquivamentos e 19 pedidos de outras providências. 
 
Em comunicação anterior, por meio da assessoria de imprensa do STF, Fachin anunciava que não divulgaria suas determinações de pouco em pouco, mas que o faria de uma só vez. Apesar de serem publicizados no dia 14 de março, os pedidos do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegaram no gabinete do ministro apenas no dia 21.
 
No início da semana, comunicado à imprensa anunciava que o relator da Lava Jato na Suprema Corte “definiu que as decisões serão anunciadas em conjunto e está certo de que os trabalhos entrarão pelo mês de abril”.
 
A declaração de que os despachos serão publicados no mês corrente ocorreu durante um seminário, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Fachin foi questionado por um jornalista. “Em abril”, limitou-se o ministro, sem se especificar se ocorrerá no início ou no final do mês.
 
Entre os alvos, já se sabe que incluem pelo menos cinco ministros de Temer estão na lista: Aloysio Nunes (Relações Exteriores), Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), Bruno Araújo (Cidades), Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia e Comunicações).
 
Também nos pedidos de investigação de Janot os parlamentares Aécio Neves (PSDB-MG), José Serra (PSDB-SP), Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR), Edison Lobão (PMDB-MA), os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff  e os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega.
 
Além das investigações, a PGR pediu o levantamento do sigilo nos procedimentos e nas delações premiadas dos ex-executivos e funcionários da Odebrecht.
 
Assine
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Janot afirma que não pode

    Janot afirma que não pode investigar propina a Temer na eleição de 2012. Propina foi delatada por Ségio Machado. Entregou a grana na Base Aérea.

    Infelizmente, nosso poder judiciário não teve o mesmo pudor ao permitir e divulgar grampo telefônico ilegal da presidenta Dilma.

    No golpismo, o que mais vemos são desculpas esfarrapadas pela manutenção do golpe.

  2. Mais um velho borrão.

    Mais um que, a exemplo de Teori e Barroso, chegaram ao STF com reputação de homens sérios e respeitáveis. A nomeação do Fachin até foi pesadamente bombardeada pela mídia porque não havia contra ele nenhuma denúncia estocada nos arquivos das redes chantagistas de comunicação lideradas pela Globo/Mossack-Fonseca. Mas, assim como os outros supostos homens sérios, logo que foram sendo descobertos os seus pequenos pecados, não resistiram a primeira investida de ameaças de calúnias e difamações, sairam por aí batendo os braços e cacarejando como galinhas, o que lhes fosse determinado que cacarejassem e borrando as ceroulas. Bando de velhos sem moral e sem vergonha na cara.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador