Fachin estende investigação contra Lula e Dilma por mais 60 dias

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: TJPR/Divulgação

Jornal GGN – A investigação contra Dilma Rousseff e Lula por suposta tentativa de obstruir a Lava Jato vai ganhar mais 60 dias de prazo, concedido pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, a pedido do procudor-geral Rodrigo Janot. O processo ainda envolve os ex-ministros Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo, além de dois integrantes do Superior Tribunal de Justiça.

Segundo informações do Estadão, Janot indicou ao ministro do STF as diligências que ainda precisam ser cumpridas pela PGR antes da conclusão do inquérito, entre elas, ouvir o empresário Marcelo Odebrecht.

O pedido de Janot para estender a investigação afronta a opinião da Polícia Federal, que já concluiu um relatório sugerindo ao Supremo que Lula, Dilma e Mercadante sejam indiciados criminalmente por obstrução de Justiça. No mesmo relatório, a PF sugere que o processo seja enviado à primeira instância, já que nenhum dos três citados possui foro privilegiado. Janot, por outro lado, quer que a investigação prossiga sob tutela do Supremo.

O caso foi montado a partir de três fatos: “a nomeação de Lula para o cargo de ministro chefe da Casa Civil por Dilma; a indicação do ministro Marcelo Navarro para o STJ, em episódio que envolve o ex-presidente da Corte, Francisco Falcão; e uma conversa gravada entre Mercadante e um assessor do senador cassado Delcídio Amaral no Senado após a prisão do ex-parlamentar.”

A Lava Jato sustenta que todas essas movimentações tinham a finalidade de libertar presos da operação e impedir que Lula fosse julgado por Sergio Moro.

Parte das acusações foram fundamentadas com a delação premiada de Delcídio, que afirmou que a “nomeação de Navarro para o STJ fez parte de uma tratativa para conceder liberdade ao empreiteiro Marcelo Odebrecht, que tinha habeas corpus a ser julgado pela Corte.”

Os investigados negam as acusações e a participação em tratativas para obstruir a Justiça.

A delação de Delcídio também transformou Lula em réu em outra ação penal, que corre na Justiça Federal de Brasília. O processo caminha para as alegações finais. A maioria das testemunhas atribuiu a Delcídio, e não a Lula, a tentativa de comprar o silêncio de Nestor Cerveró.

Assine

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. evidÊncias?
    ah, não…só

    evidÊncias?

    ah, não…só disse-me-disse…

    só a bricadeira de caça as bruxas do janota e seus canalhas de estimação.

     

    e o sigilo bancario/fiscal/telefonico de aécio, MT, rodrigo botafogo, jucá, moreira ministro franco e demais citados no mesmo disse me disse? já caiu?

    ah não…

    apenas a caça as bruxas do reino da imaginação….e south park segue o mais engajado desenho destes tempos.

     

    “-ah, lembra de quando matavamos comunistas?”

    “-ah…eu lembro.”

    lembrovitas(menberberries)

  2. Depois do gato angorá essa
    Depois do gato angorá essa suspeita já era, em condições normais é claro.
    Se pediu mais tempos, é porque esse muquirana ainda não tem ideia de como vai fazer a patranha.
    Se o povo continuar apoiando o Lula agora, esses caras botam o galho dentro.

    O termômetro será dia 28 de abril , 1 e 3 de maio.
    Se bombar, Moro e sua gangue irão pensar duas vezes.

  3. Fachin tome uma decisão

    Fachin tome uma decisão correta e arquive essa investigação contra o presidente Lula e Dilma. Não se trata da PF e sim de uns poucos que estão na instituição e que tem ódio besta contra o presidente Lula. É mais fácil encontrar ninho de foguete em Marte do que encontrar provas contra o presidente Lula. São todos os dias, o ano inteiro, caiu uma chuva forte, foi culpa do Lula. O galo cantou e assustou as crianças, foi culpa do Lula… 

  4. O bicho vai pegar pros lados

    O bicho vai pegar pros lados da Dilma também. Pra quem sempre disse: as instituições estão funcionando. Deve ser uma baita decepção.

  5. O que os deforma?

    Barroso chegou no STF como um homem supostamente apegado a princípios e merecedor de boa avaliação de sua condição moral.

    Bastaram algumas pressões do PODER e ele submeteu-se em mutação ao modelo que lhe foi imposto.

    Zavascki chegou no STF como um homem supostamente apegado a princípios e merecedor de boa avaliação de sua condição moral. 

    Bastaram algumas pressões do PODER e ele submeteu-se em mutação ao modelo que lhe foi imposto.

    Fachin chegou no STF como um homem supostamente apegado a princípios e merecedor de boa avaliação de sua condição moral. 

    Bastaram algumas pressões do PODER e ele submeteu-se em mutação ao modelo que lhe foi imposto para cumprir o papel de coadjuvante da comédia estrelada pelas gangues da Farsa a Jato.

    Falar de outros personagens que não tinham as qualificações mencionadas, como Moro, Dallagnois, Daiellos, Toffoli, Aecios, FHCs e outras excrescências é absolutamente desnecessário, porque já eram perfeitamente ajustáveis, vendidos e submersíveis a qualquer papel que lhes fosse imposto. As evidências são claras a demonstrar que ninguém, ressalvadas exceções excepcionalíssimas, tem condições de resistir ao poder sobrehumano desse tal PODER.

    Portanto, é preciso conhecer e combater com todas as forças esse tal de PODER e quem são os atores concretos que manobram e operam por detrás dessa entidade abstrata e deletéria.

    Como bem observou o preclaro Dr. Luiz Gonzaga Belluzo, o Brasil não tem elites. Podemos entender que o PODER é controlado pelas quadrilhas dominantes abastadas e sonegadoras que são os operadores dessa tal entidade. 

    O nosso inimigo é, portanto, o CAPITALISMO que permite a concentração do poder econômico nas mãos dessas quadrilhas que compram e submetem a tudo e a todos, ressalvadas apenas as exceções excepcionalíssimas que não se vendem e, por isso, são acusados de posse de pedalinhos, de bens que não lhes pertence, de receber por prestação de serviços de consultoria e de qualquer outra coisa que possa afastar essas criaturas excepcionais da vida pública. Para que só reste a bandidagem militante ou aderente do crime organizado, à imagem e semelhança do judiciário brasileiro.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  6. Essa galera do STF daqui a

    Essa galera do STF daqui a pouco vai  ter que fazer uns furos na toga, enfiá-la pela cabeça e deixar só os olhos de fora, pra poder sair na rua. Tá puxado…

  7. Ele não é doido pra

    Ele não é doido pra desobedecer as ordens da Globo q ta fazendo um filme contra o Lula.

    Teori foi assassinado pra isso: pra Globo nao perder o controle da narrativa sobre a Lava Jato… assim atrapalharia o filme da emissora contra o Lula….imagina so o STF atrapalhando o script do filme da Globo contra o Lula…

    Interessante: a zelite zelote de Pindorama quer punir a PF apenas pelos prejuizos causados pela operacao Carne Fraca, quer dizer, mais um pato a ser pago pelo povo brasileiro…como assim…e os prejuizos causados pela Lava Jato, nào vao cobrar do Moro, aquele pratica sem parar crimes como o de abuso de autoridade e de lesa-patria…e o de prevaricaçao por ignorar a roubalheira do PSDB: o STF é uma sucursal do Moro…quer dizer, da Globo, do PSDB e CIA…

    Cá pra nós: e se o povo revoltado e sem medo resolver fazer seu proprio filme: contra a Globo e seus penduricalhos, dentre eles o STF….

    Como dizem, falta combinar com os russos…

    Samuel Pinheiro, embaixador: A Lava Jato é uma operaçao do PSDB

    https://www.brasildefato.com.br/2016/12/22/samuel-pinheiro-a-lava-jato-e-uma-operacao-do-psdb

    Lava Jato preparou o caminho para o golpe

    http://www.pt.org.br/lava-jato-preparou-o-caminho-do-golpe-afirma-mino-carta/

     

     

  8. Sai um, entra outro e a

    Sai um, entra outro e a pusilanimidade continua a mesma.

    Para que temos um STF mesmo?

    Será que só para dar chancela a golpes de estado?

     

  9. Procuradoria, Supremo e a mídia política

    Qualquer mortal, minmamente bem intencionado,  percebe claramente que vários dos processos contra Lula são rídiculos do ponto de vista judicial. Baseados em delações que jamais apresentam provas, cujas frases são extraidas ou mesmo ditas  para comprometer alguém e se auto descomprometer. Delcidio acusa, e diz a seguir que não tem provas.  Porém o juiz da mais baixa instância, mantém o processo. E assim vai do caso triplex ao caso aqui em questão. Mas como Teori,  Fachin mantem o caso e prorroga mais 60 dias, para criar um desgaste midiático contra Lula.Se fosse  um juiz que julgasse autos, arquivaria com a maior rapidez com um pedido de investigação sobre quem construiu o caso. Mas não são os autos que estão em julgamento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador