
Garimpeiros invadiram a Comunidade Uxiú, localizada na Terra Indígena Yanomami em Roraima, na tarde deste sábado (29/04). Um indígena foi morto e outros dois foram baleados.
“Na tarde deste sábado (29/04) garimpeiros armados alvejaram três (03) jovens Yanomami, sendo um (01) deles, agente indígena de saúde da Comunidade Uxiú”, disse o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Yanomami, Júnior Hekurari, em postagem nas redes sociais.
Em entrevista à Agência Brasil, a diretora do Hospital Geral de Roraima, Patricia Renovato de Oliveira Freitas, afirmou que, após receberem os primeiros-socorros no Centro de Referência de Saúde Indígena, que funciona no polo-base de Surucucu, no próprio território yanomami, os feridos foram removidos para o HGR, onde estão internados no pronto-socorro e seus quadros clínicos foram considerados estáveis.
Neste domingo (30/04), a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, usou as redes sociais para afirmar que uma comitiva interministerial está a caminho de Roraima.
“A situação de invasores na TI Yanomami vem de muitos anos e mesmo com todos os esforços sendo realizados pelo Gov. Federal, ainda faltam muitas ações coordenadas até a retirada de todos os invasores do território. Solicitamos reforço do MJ para investigação da PF sobre este caso”, ressaltou.
Leia Também

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.