Gilmar acha que Dilma merece ficar inelegível, mas Temer pode até ser “reeleito”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral Gilmar Mendes disse à agência de notícias Reuters, na quarta (8), que Michel Temer, se cassado por abuso de poder econômico na campanha de 2014, pode manter a credencial para se candidatar novamente. No caso, o Congresso faria uma eleição indireta e o PMDB articularia a “reeleição” de Temer como presidente da República.

Segundo declarou Gilmar, a ex-presidente Dilma Rousseff, cassada no processo de impeachment, contudo, deveria ser punida com a inelegibilidade porque ela era a “cabeça da chapa” que recebeu caixa 2 de diversas empresas, entre elas a Odebrecht. O ministro avaliou que Temer deveria ser considerado um culpado menor.

“Evidente que o vice participa da campanha. Mas quem sustenta a chapa é o presidente, o cabeça de chapa”, disse Gilmar.

A Reuters destacou que a ideia de Gilmar converge com o que defendeu o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), em entrevista ao SBT na última segunda. O senador disse que “a única regra clara que se coloca é que o presidente Michel Temer pode ser, inclusive, candidato novamente. Não se sabe se uma eleição direta, não se sabe se uma eleição indireta”, caso seja cassado pelo TSE.

Gilmar, por outro lado, disse que embora a ação de Temer no TSE esteja andando a todo vapor, é possível que a conclusão do julgamento se arraste até o ano que vem.

“Dificilmente vai ser antes de junho e pode ter desdobramentos. Como ele abriu, pode ter pedidos de novos depoimentos por parte das partes, e provas e perícias. Há possibilidade de delay”, afirmou. “Não é de se excluir que (o processo) dure até o ano que vem”, acrescentou.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom, a sumida Carmém Lucia

    Bom, a sumida Carmém Lucia disse que “cala a boca já morreu”.

    Então nessa do achismo eu acho que o Temer é corrupto, que o Gilmar Mendes que anda com ele é corrupto também (diz-me com quem tu andas e eu te direi quem és, diz o ditado),  que a Dilma é honesta e que  o PT com todos os seus defeitos é o melhor partido brasileiro 

    Ora bolas, em que o Gilmar é melhor que eu que pode falar o que quer e eu não. 

  2. Gilmar Mendes fomenta a

    Gilmar Mendes fomenta a guerra civil.

    Alguém ficará triste quando ele aparecer morto pendurado de cabeça para baixo e sendo espancado pela população como se fosse um Benito Mussolini de toga?

  3. SÓ O RETRATO DESSE CIDADÃO JÁ CAUSA ASCO.

    Este cidadão milionário pago durante tanto tempo com dinheiro dos nossos impostos, causa asco e nojo em qualquer circusância, não vejo nele nada que se aproveite a não ser o exemplo de como não se pode comportar e ser um juiz. ECA.

  4. Como Temer pode ser reeleito?

    Como Temer  pode ser reeleito se já  é ficha-suja e está inelegível por 8 anos, confome diz promotora eleitoral?

    1. Considerando o cenário de

      Considerando o cenário de eleições indiretas, talvez o STF considere-o elegível.

      Só que nesse caso não acredito que Temer consiga se eleger. E, como Dilma passa a ser inegível após a condenação da chapa, ela também seria descartada inclusive de qualquer futura eleição.

    2. Se esqueceu de que estamos em

      Se esqueceu de que estamos em uma terra sem lei, ou melhor, onde a lei “vareia”: vale para uns, mas não vale para outros?

  5. Certo ele.
    Ele não deve nada

    Certo ele.

    Ele não deve nada a Dilma.

    O que a Dilma ja fez por ele ?

    Quem deve a Dilma são as antas que ela indicou, Xavasca, Barrão, Facão, Webberina, Mato-no-Peito, etc…

    O Ser humano evoluiu basicamente pelo fator – Confiança.

    Dilma não soube Governar dessa forma, indicou pessoas fracas, inconfiáveis e levianas.

    Não é culpa do Gilmar.

    Ele está lá fazendo o papel dele.

    Se alguem não concorda, que se unam e o tirem de lá, como fizeram com a Dilma.

    É assim que funciona, o resto é conversa fiada.

  6. As reuniões escusas travadas

    As reuniões escusas travadas entre Temer e Gilmar Mendes deram a tônica do porvir.

    Gilmar Mendes sempre se manifestou favorável (antes mesmo do julgamento pelo TSE, diga-se de passagem) da separação das contas de Dilma e Temer. Obviamente, entendendo que Dilma deve ser responsabilizada e Temer, pobre coitado ingênuo, inocentado. Esse juízo prévio representa somente o interesse e o envolvimento político do juiz na questão.

    Que Gilmar Mendes é um político antipetista de toga, todos sabemos. A partir dessa premissa qualquer manifestação desse magistrado tucano é previsível.

    Dessa forma, o entendimento torpe dessa figura execrável é somente a prova cabal do seu ativismo político e do seu viés interesseiro.

    Um parêntese: tempos atrás eu considerava que a segunda etapa do golpe, para além do parlamentar, seria a renúncia de Temer em troca da sua absolvição no TSE. Acho hoje pouco provável esse movimento, vez que isso seria um expediente que poderia dar às esquerdas uma motivação e uma força indesejáveis e algo que pudesse abalar imprevisivelmente a estrutura do governo ilegítimo.

    Evidente que Gilmar Mendes exerce influência dentro do TSE. As habilidades do togado extrapolam qualquer manifestação visível, pois são claras as suas manobras nos bastidores. Mas, realmente, se algo ainda pode suceder, e que ratifica que Temer foi um mal necessário e usado como peça descartável e temporariamente admitida para efeitos da destituição de Dilma, na cabeça dos envolvidos no golpe, é que, para que o PSDB possa usurpar o poder, é que ele pode ser considerado elegível, enquanto Dilma não.

    Considerado esse desdobramento, da cassação da chapa e convocação de eleições indiretas, Temer é carta fora por incompetência, é Dilma, por força das manobras de Gilmar Mendes.

    Assim, caminho livre para o indicado tucano.

  7. esse cara tá precisando

    esse cara tá precisando receber uma visinha das mulheres; Aliás, o judiciário tá precisando tomar um tranco. Vamos pra cima deles, mulherada. Só tem lixo, é GM, é moro é a renca de safados do MP…

  8. Sim Temer pode ser reeleito e

    Sim Temer pode ser reeleito e eu posso virar governador de SP,ora a sociedade brasileira aceita uma

    figura dessa no nosso país,merece passar por estes apuros sim,fico p da vida q ainda este tipo de

    pessoa quer ficar culpando a Dilma,trabalhadores e até desqualifica os seu colegas da justiça do

    trabalho,cheio de moral ele né,a verdade é q ele se garante na Globo para iludir o povo e iludir os

    “inteligentões”empresários produtivos do país,enquanto isso banqueiros rindo à toa,viva o Brasil !!!

  9. Quando pessoas nefastas, que

    Quando pessoas nefastas, que carregam em si as mais terríveis vibrações negativas, que contaminam qualquer ambiente harmonioso e que conseguem transformar locais de luz e de fartas energias positivas em locais tenebrosos, com altas cargas negativas e que só se alimentam de poder, de dinheiro, de delinquência, de ódio, de traição, de preconceito, de subserviência e da total ausência da ética, da dignidade e da moral, quando essas pessoas encontram espaço na mídia, para destilarem suas peçonhas é porque encontra na mídia, a sua cara metade, a sua parceira e o seu amor eterno.  

  10. a foto vale mais que o comentário

    A foto é emblemática, os três bandidos de olho apenas no coldre do outro, afinal os delinquentes sabem em quem não podem confiar.

  11. Curinga lambe-botas.

    Gilmar, o juiz das sombras, é o curinga desse regime totalitário.Ela sopra, assobia e chupa cana ao mesmo tempo. Pelo andar da carruagem, se os falcões americanos autorizarem os milicos brasileiros a assumirem o poder,  esse curinga lambe-botas pode chegar à presidência. Aí sim, desempenhará o papel que corresponde integralmente ao seu caráter e às suas ambições.

  12. O pior é que o cara diz isso com a cara mais lavada

    Só mesmo no Brasil um cara que acabou de ser cassado por irregularidade de campanha ser reeleito logo em seguida.

    Esse país acabou mesmo.

  13. Perfeito. Coloca-se um boi de

    Perfeito. Coloca-se um boi de piranha na cabeça da chapa e depois o segundo boi assume.

    E temos que pagar salário pra um juiz jumento desses…..

  14. Sabe o que vai acontecer…..?

    Exatamente como ele fala.

    As esquerdas, que deveriam estar nas ruas desde a data do golpe, o que fazerm ?   

    Estão beijando a mão do Aécio.

    PQP

     

     

    Acabou, o Brasil acabou.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador