Gilmar Mendes manda soltar Paulo Preto, operador do PSDB em São Paulo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Felipe Pontes
 
Da Agência Brasil
 
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta sexta-feira (11) um habeas corpus e mandou soltar o ex-diretor da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto. Ele foi preso no início do mês pela Polícia Federal em São Paulo.
 
A prisão foi decretada no âmbito do processo sobre supostas irregularidades ocorridas em desapropriações para a construção do Rodoanel Sul, entre outras, que teriam acarretado um prejuízo de mais de R$ 7,7 milhões aos cofres públicos. O ex-diretor atuou em gestões do PSDB no governo paulista.
 
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Preto estaria por trás de ameaças a uma testemunha, Mércia Ferreira Gomes, motivo pelo qual deveria ser preso. Uma pessoa teria abordado a ex-funcionária terceirizada da Dersa na rua e dito “você é o arquivo vivo da Dersa e cuidado para não ser o arquivo morto”.
 
Para Mendes, há apenas a palavra de Mércia para embasar as supostas ameaças, o que seria insuficiente para manter Paulo Preto preso. “Além da comprovação do ocorrido não ser sólida, não há indício da autoria das ameaças por parte do paciente [Paulo Preto]”, escreveu o ministro.
 
Gilmar Mendes acolheu os argumentos da defesa, segundo a prisão preventiva seria medida arbitrária, sem fundamentos legais, além de desnecessária ante o perfil e a rotina do investigado, que sempre esteve à disposição da Justiça.
 
O mesmo habeas corpus de Preto já havia sido negado pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no início deste mês. Gilmar Mendes, no entanto, considerou haver “patente constrangimento ilegal” na prisão preventiva.
 
O ministro também suspendeu um interrogatório de Preto que estava marcado para a próxima segunda-feira.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Condenado por suspeita, Lula

    Condenado por suspeita, Lula foi mantido preso por Gilmar Mendes. Paulo Preto, preso com dinheiro sujo/roubado do PSDB, foi solto por Gilmar Mendes antes de arrastar José Serra, Geraldo Alckmin, FHC e Aloysio Nunes para o esgoto. No Brasil o crime se organiza com o STF com tudo?

    1. PRA QUEM NUNCA VIU… ISTO É UM PAÍS SEQUESTRADO !

      E tem comentarista que acredita que com a eleição do Ciro Gomes o Brasil retornará para os trilhos.

      Aliás, qual ministrinho do supreminho será o responsável pela justis$a eleitoral nesta farsesca eleição ?

       

      1. Antônio C S – Brasil

        Não à eleição.

        É um teatrinho de e para fantoches.

        Ciro é o capataz sendo construído pela casa grande, daqui, do norte e da banca, o capataz do bananal brasil.

        Sou Lula e mais nada.

        Saudações.

        LulaLivre

        ZéLivre

  2. A BLINDAGEM TUCANA É A ÚNICA INSTITUIÇÃO INFALÍVEL DO PAÍS!!!

    Os jornalistas passaram o mês inteiro falando que Paulo Preto mostra que a “Lei é para todos”… aí no final Paulo Preto é solto!

    Quando um Tucano parece que vai ser punido… eles usam isso pra atacar o PT, falar que não tem “bandido de estimação” e dizer que a lei é para todos… e no final… PSDB estava acima da lei mesmo!

    A BLINDAGEM TUCANA É A ÚNICA INSTITUIÇÃO INFALÍVEL DO PAÍS!!!!

     

  3. “Tem que ser um que a

    “Tem que ser um que a gente mata ele antes de fazer delação.”

    Convenhamos que o Aécio se precipitou. Contra tucano não tem delação,  o Gilmar do STF da Carmén das farmaceuticas manda soltar. Aquela que não deixa o STF se apequenar. Só deixa petista apodrecer na cadeia desrespeitando a Constituição. Ditadores de toga que serão expostos como estão sendo expostos os ditadores Geisel e Figueiredo.

    Não tenho palavras para expor minha revolta. Pais maledeto esse!

    PS. E hoje uma dessas juizas militantes, que é maioria no Brasil e semelhante ao Gilmar Mendes/Moro, mandou prender os dois petistas que brigaram com o cretino que foi comemorar a prisão do Lula. Tentativa de assassinato.

     

  4. Ainda me resta a esperança

    Ainda me resta a esperança que dia mais, dia menos, alguém prenda esse gilmau-cara-de-pau: colegialidade, né? Quadrilha é muito pouco…

  5. para tucanos a liberdade é a regra…

    só prendem quando dá para libertar rapidinho

    prova testemunhal sem a comprovação da ameaça é o mesmo que gritar LIBERTA LOGO, GILMAR

  6. Depois da sua temporada de encenações

    Depois da sua temporada de encenações teatrais, que vão do famos 6 x 5, com a Rosa Weber se declarando contra a prisão do Lula mas, como outros eram a favor, então ela também votaria a favor, o esgoto foi aberto…..e funciona assim: fazem de conta que mostram serviço para a população quando transformam Aecio em réu, com este escolhendo como, quando e onde ser julgado: claro, escolheu ser julgado pelos mesmos que estão julgado seu colegada Azeredo,  num julgamento que já passa dos 12 anos de duração…..

    == resumo da ópera: se um tucano é pego na ratoeira, algum petista pagará com vários anos de prisão: sem provas, e bem rápido….

    E segundo o filme da Glxxxxbo contra o Lula, a lei é para todos!

    (pausa para vômito)

  7. Bom prá gente aprender a não

    Bom prá gente aprender a não pensar em Mendes como legalista, se é que alguma vez alguém pensou isso.

    Mesmo que Mendes mande soltar Lula, por exemplo, mesmo que mande soltar Dirceu, absolutamente nada do que faça merece confiança, na minha opinião.

  8. Filiação

     Condenado sem crime, logo, sem prova, o prisioneiro político Lula deveria se filiar, com urgência, ao PSDB. Passaria, então, a contar com os direitos indiscutíveis que lhe têm sido negados por todas as instâncias da “justiça” mas que são concedidos mesmo a quem não merece, desde que convenha  a tal partido. 

  9. Algum de vocês ainda
    Algum de vocês ainda acredita, depois disso, que o Brasil possa voltar a ser uma democracia sem ser necessária uma revolução armada?

  10. Febrão aqui

    Delírios.

    Como só um milagre nos tira dessa, um Putin, quem sabe.

    Deliro 

    Um tiro na base da espinha do moro, do fhc, $erra, jucá, gilmar, barroso, aécio, alguns milicos generais, os três marinhos e bonner, villa, cunha…

    Não são tantos, umas duas dúzias e me daria por satisfeito; o resto ia viver se borrando nas calças.

  11. E tem gente que acredita…
    Que eles vão soltar Lula
    Que vão deixá-lo soltinho pra ganhar até no primeiro turno.. pq ganha! vão sim deixá-lo trancado naquela sela fria de Curitiba.. quem sabe ele pega uma pneumonia brava e morre, né? Aí pergunto: de quem foi a idéia luminosa de entregá-lo a “justissa curitibana”? Pensavam que Lula sairia em uma semana.. vendo esse episódio do Paulo preto e de um monte de tucanos eu penso: Santa ingenuidade petista hein

  12. Falar o que dá atitude do STF
    Falar o que dá atitude do STF com o Lula.
    Da desânimo da porra.

    Como diz o Bolsonaro, alguns ministros estão precisando levar uns tapinhas na bunda. Coisa boba. Uns afagos de pai para filho.

  13. Evitando delação do “lado de lá”

    O medo é da delação, por isso há silencio premiado para tucanos. Tucanos e judiciário convivem no andar de cima, são colegas de clube, os filhos estudam no mesmo colégio, trocam confidências em sauna, são vizinhos aqui e em Miami. Os irmãos “Joesley” estão soltos porque ameaçaram delatar gente do judiciário. O judiciário está agindo em favor de tucanos não apenas por lealdade de classe, mas por medo das delações que os pudessem envolver. Sempre foi assim, ao levantar qualquer investigação apenas de 2003 para frente. Há que ter cuidado, querem a nossa reação, pois se a gente perder a cabeça eles suspendem eleições e tudo. Há que encher o congresso de deputados e senadores progressistas.

  14. Pitaco Musical

    BOLINHA DE PAPEL (Rede Globo e José Serra)

    Só tenho medo de eleições,
    Mas adoro delações como adoro a
    Papai Gilmar.

    Quero ter o povo caladinho
    Enquanto brinco com histórias de “bolinha de papel”
    Tirei o povo do emprego,
    e da previdência não sossego,
    Vou aos bancos e vendo tudo pra povão não gastar
    Posso, brasileiro, lhe mandar pro cativeiro
    Se você duvidar

  15. Cofre é roubado da casa de Paulo Preto

    O caseiro relatou que a casa foi assaltada DUAS vezes, em dois dias diferentes, por homens armados. Ninguém cha,ou a polícia? O BO só foi registrado um dia depois. Acredite se quiser…

    https://www.esmaelmorais.com.br/2018/05/cofre-e-roubado-da-casa-de-paulo-preto-o-operador-do-psdb/

    Um boletim de ocorrência diz que ladrões levaram um cofre da casa de Paulo Preto em Campos do Jordão enquanto o ex-diretor da Dersa estava preso na Operação Lava Jato, informou o Estadão. Segundo Sergio dos Santos Júnior, caseiro da propriedade, homens armados assaltaram a casa duas vezes, nos dias 28 e 29 de abril.

    No BO, feito pelo caseiro de Paulo Preto no dia 30 de abril, consta que foram levados, além do cofre, a quantia aproximada de R$ 7.300, joias, quatro relógios, um jogo de faqueiro de prata com 130 peças, três televisores, um par de tênis, três óculos escuros, uma bolsa de viagem e dois perfumes femininos.

    O caseiro, Sérgio dos Santos Júnior, disse ter sido rendido por dois invasores, que “usavam touca de motoqueiro e tinham armas de fogo”.

    Paulo Preto teve a prisão revogada nesta sexta (11) por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

    Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, estava preso preventivamente desde abril sob a suspeita de ter participado de esquema de desvio de dinheiro nas obras do Rodoanel, durante os governos do PSDB em São Paulo.

     

    1. Essa notícia do cofre mostra o alcance da quadrilha Tucana

      COFRE ROUBADO DUAS VEZES!!! ROUBA O PRIMEIRO… DEPOIS RETORNA NO DIA SEGUINTE… E ROUBA O SEGUNDO.

      Se as suspeitas de que documentos incriminatórios foram roubados da casa de Paulo Preto podemos então ver o alcance dessa quadrilha, que envolve em sua maioria agentes públicos.

      Existem agentes infiltrados na PF para ter acesso ao depoimento de Paulo Preto… além de agentes, existem pessoas em campo dispostas a pegar em armas e executar ações criminosas… todos esses em sincronia com Ministros do STF agindo de maneira 100% de acordo com os interesses da quadrilha. Em paralelo a isso, temos a imprensa aliada que consegue abafar e dar ares de normalidade em situações como essa.

      É uma máfia!!! Uma ameaça a ordem pública!!!

      NÃO PODEMOS DESCARTAR O FATO DISSO SER UMA ARMAÇÃO QUE ENVOLVA O PRÓPRIO PAULO PRETO E O CASEIRO… QUE FORJARAM ESSE ROUBO POR ALGUM MOTIVO.

      O ÓBVIO É QUE A PROBABILIDADE DE PAULO PRETO SER ROUBADO 2 VEZES POR PESSOAS QUE NÃO TEM NADA A VER COM A SITUAÇÃO, LOGO NESSE MOMENTO É NULA!!!

      1. Agentes infiltrados na PF? Faz-me rir…

        Um “infiltrado” pressupõe um inimigo disfarçado dentro do território do adversário. Uma minoria, portanto. Na PF 99% dos servidores são odiadores raivosos do PT. A esmagadora maioria é Tucana ou Bolsonariana. O DNA da PF é de direita ultraneoliberal e conservadora. 

  16. A ditadura atual

    Quanto tempo mais até a ditadura atual começar a mandar matar no mais perfeito estilo Geisel/Figueiredo?

    Mais tempo nenhum, o assassasinato de Marielle prova que estamos na mesmíssima situação. Foi um assassinato perpetrado da mesma forma que está descrita nos documentos da CIA.

    E o assassinato de Marielle não é um caso isolado. O número de assassinatos de ativistas políticos aumentou explosivamente após o golpe. Não é coincidência.

    Só não matam Lula porque daria muito na vista.

    Não há a menor diferença entre a ditadura militar e a ditadura atual.

  17. #

    Enquanto o Paulo Preto estava preso, seus amigos ladrões foram até a casa dele para dar fim às provas dos crimes, antes que as nossas eficientíssimas autoridades fizessem uma busca e apreensão no local.

    A Suíça revelou uma conta do Paulo Preto com 113 milhões. Dá pra comprar uns 60 triplex daquele que acusam Lula, sem provas, de ter recebido de presente.

    E o cara segue eliminando provas e ameaçando testemunhas.

    Essa é a “justiça” deste bananal que chamamos de país.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador