Lava Jato pede que Lula cumpra prisão em casa

Para a defesa, caso Lula aceite cumprir o domiciliar, isso não pode afetar o julgamento de que Moro é suspeito e a inocência de Lula

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – Os procuradores da força-tarefa de Curitiba, incluindo Deltan Dallagnol, concordaram com a prisão domiciliar do ex-presidente Lula, por já ter cumprido um sexto da pena e por bom comportamento. Em manifestação, o Ministério Público Federal (MPF) disse ao ministro Edson Fachin, so STF, que Lula pode ir para casa.

A informação é de Mônica Bergamo: “O cumprimento da pena privativa de liberdade tem como pressuposto a sua execução de forma progressiva”, anotou o MPF, no comunicado ao relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. Assinam o pedido os procuradores Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa de Curitba, Roberto Pozzobon e Laura Tessler.

Contudo, a manifestação dos procuradores foi realizada no recurso de Lula de que o ex-juiz e atual ministro Sergio Moro deve ser considerado suspeito, diante das ilegalidades cometidas na condução do processo contra o ex-presidente.

Em resposta, o advogado de Lula, Cristiano Zanin, disse que iria consultar o ex-presidente e que, independentemente da decisão de Lula, a progressão do regime para o semiaberto “jamais poderá prejudicar o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro pelo STF”.

Na visão de Zanin, essa manifestação do MPF poderia ter este objetivo: “como pretende o Ministério Público, pois todo o processo deve ser anulado, com o restabelecimento da liberdade plena do ex-presidente”. Publicamente, Lula já afirmou que quer sair da sede da Polícia Federal de Curitiba sendo considerado inocente.

“O ex-presidente Lula deve ter sua liberdade plena restabelecida porque não praticou qualquer crime e foi condenado por meio de um processo ilegítimo e corrompido por flagrantes nulidades. Sem prejuízo disso, conversaremos novamente com Lula na próxima segunda-feira sobre o direito em questão para que ele tome a sua decisão sobre o assunto”, respondeu Cristiano Zanin.

Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na conjuntura atual, deve estar sendo difícil para esses mauricinhos, conviver com o fato das mais importantes personagens nacionais e internacionais visitarem Lula, exaltarem Lula, pregarem a inocência de Lula e pedirem Lula Livre!!! Viva Glenn!

  2. Claro que ficar preso é f*, mas enquanto o Brasil e seus atuais governantes apequenam-se perante o mundo, Lula, mesmo preso, agigantou-se, e a cada dia se mostra como a única opção democratica capaz de retornar este Brasil desgovernado para os trilhos.

  3. Viram? Não é só no STF que membros do judiciário mudam de opinião rotineiramente, no MPF, ou melhor, na FT da Lava Jato, a mudança coletiva aconteceu de tal maneira que até parece ser um milagre. Porém, quando a FT da Lava Jato propõe que Lula possa ser liberado para cumprir prisão domiciliar, o que na verdade está sendo proposto para Lula é que, indiretamente, aceite se considerar culpado de tudo que a Lava Jato está lhe acusando. No caso do MPF/FT , além de parecer um deboche contra a inteligência popular subestima nossa capacidade de formular um raciocínio. Que petulantes!

  4. Essa, a segunda “pérola” do dia (a outra, a da invasão da casa do janot). Ora, ora e ora, na vida real, se a defesa não solicitar a progressão da pena, lá fica o preso a mofar no xadrez. E, agora, vem a mesma cambada que tudo fez irregular e ilegalmente para prendê-lo, querendo solta-lo? A quem interessa? Querem sair de mansinho, como fossem cordeiros em pele de cordeiro? Nada, sabem muito bem que o fim está (cada vez mais) próximo e, logo, estarão nas barras dos tribunais. Totalmente sem caráter esse “pedido”: o Lula, pelo visto, deverá ser despejado da prisão… Haja mpfedido e contaminado. E, se alguém espera algo do altar de sacrifícios, pode tirar o banquinho da chuva, as nomeações do ara(s) são sintomáticas da instalação do estado policialesco e de ahe úú aos golpes miliquentos.

  5. Certíssimo estará Lula em se recusar a sair da cadeia sem anulação de todos os processos, declaração de sua inocência pelo STF e um pedido formal de desculpas do Judiciário e de todos que o acusaram.
    Mas o bom mesmo é que Lula preso atrai a atenção do mundo e vai gerando um problema político enorme para seus algozes.

  6. Se ele aceitar isso, significa que ele aceitou ser condenado!
    O LULA não tem que consentir em participar de uma fraude!
    Se ele aceitar o benefício, significará que ele aceitou o julgamento!
    Não saia sem ter sido 100% inocentado!

  7. Nassif: torço e rezo pra que o SapoBarbudo não aceite. Seria a negação de tudo que vem dizendo. Ou sai inocentado ou fica para cumprir integralmente o castigo imposto pelo MelianteTogaSuja. Na verdade, estão querendo humilha-lo, pois o pessoal do JardimBotânica e da TVSalomão, bem como aquele animador que rí feito Hiena, vão diariamente dar close na tornozeleira dele, que, como combinado com os VerdeSauvas, terá luzes de diversas cores, piscando intermitantemente. Que o MelianteOperárioNordestino dê uma banana para esses safados. Aí eu quero ver como ficam os GogoboysAvivados e a DireitaConcursa. Apesar de que a MilíciaDoTanque pode decretar ordem de despejo dele, considerando que sua cela é alugada pro partido do daBalinha e vão alegar falta de pagamento. Já arquitetaram até o Janot fazendo visita, na calada da noite, com aval dos sabujos do PríncipeParisiense, que anda puto na roupa por não ter cobertura jornalística como o indigitado NoveDedos. SEja como for, pode parecer contradição. Mas eu pediria, em face dessa desgraceira que tão querendo fazer com ele, um novo slogan — LULA PRESO

  8. Isto é apenas uma ARMADILHA para desmoralizá-lo e consolidar sua imagem como “criminoso”, pois a condenação (alguém duvida?) do caso Atibaia em 2a.instância vem aí e o devolve para a prisão.
    Pela constituição ele deveria estar respondendo em liberdade, mas o STF atuou com legislativo (constituinte!) e mudou a Constituição (casuisticamente), assim como ignorou candidamente tratados internacionais e a ONU.
    Não é o (j)udiciário que irá libertar um preso político.
    É a volta da Democracia.

  9. Plena liberdade ou nada…
    sair de lá só com o reconhecimento oficial da necessidade de se anular todo o processo, porque o que os procuradores mais querem é um Lula sem a consciência de sua inocência

  10. Liberdade ao LULA e prisão expontânea deles, é isso?
    Qualquer outra coisa é bobagem.
    Lugar de quadrilha de bandidos ê cadeia; lugar de inocente, LULA, é liberdade.
    Lugar de bandidos, moro, dalagnol, jornalistas da globo, é CADEIA.
    Vai ser amanhã?

  11. Só no Brasil de hoje: quadrilha concede liberdade ao maior dos brasileiros e inocente.
    Inversão total de valores.
    Dalagnol e moro e cia serão visitados por LULA na prisão, não seria uma questão mais viável?

  12. O que eles querem é humilhar. Progressão de pena é para quem aceitou condenação.
    O caso de Lula é diferente. Lula não aceita condenação. E também todo o processo.
    Ele não deve aceitar de jeito nenhum progressão de pena que não existe.

  13. É uma armadilha. Liberta LULA pelo apartamento e depois prende o pelo sítio. Não caia nessa LULA.
    Lula! Luta.
    Luta Lula! Tu vieste da luta.
    Lula luta! O povo depende da sua luta.
    Luta Lula! O povo está na inércia com a luta.
    Lula luta! Porque o povo não sabe lutar.
    Luta Lula! E nos ensina a lutar.
    Lula luta!! Luta Lula!! E nos ensina a andar com a luta.
    Luta! Luta! Lula. Que nós vamos ganhar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador