Mantega é levado pela Lava Jato em prisão temporária

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O ex-ministro Guido Mantega foi preso na manhã de hoje, quinta-feira, dia 22, pela Polícia Federal em mais uma fase da Operação Lava Jato, a 34ª. Ele será levado para Curitiba naquilo que chamam de prisão temporária.

Nesta fase estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, oito prisões temporárias e oito conduções coercitivas no Distrito Federal e em São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul e Bahia.

A PF foi até a casa de Mantega, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, mas o ministro estava em outro local, o Hospital Albert Einstein, onde acompanhava a mulher que operou de câncer. Somente o filho menor estava em casa no momento. Eles ligaram para Mantega, às 6h da manhã, exigindo que ele fosse para casa, pois o mandado de busca e apreensão não poderia ser cumprido sem a presença de um maior na residência. Ele estava no centro cirúrgico acompanhando a cirurgia da esposa. Ele foram até lá. E o levaram preso.

Esta nova fase da Lava Jato investiga questões relacionadas à contratação, pela Petrobras, de empresas para a construção de duas plataformas, a P-67 e a P-70, para exploração de petróleo na camada do pré-sal. A força-tarefa considera que “empresas se associaram na forma de consórcio para obter os contratos de construção das duas plataformas muito embora não possuíssem experiência, estrutura ou preparo para tanto”.

A nota da PF garante que foram utilizados expedientes para que concretizasse o consórcio, como “fraude do processo licitatório, corrupção de agentes públicos e repasses de recursos a agentes e partidos políticos responsáveis pelas indicações de cargos importantes da estatal”. 

De acordo com a PF, em 2012, o ministro Mantega atuou diretamente junto ao comando de umas das empresas contratadas pela Petrobras para negociar repasse de recursos para pagamentos de dívidas de campanha de partidos aliados do governo.

Diz ainda que os valores desviados destinavam-se a pessoas já investigadas e que “atuavam no marketing e propaganda de campanhas políticas do mesmo partido”. Sem citar quem seriam, o que se depreende sejam João Santana e sua esposa Mônica.

Esta 34ª fase, chamada de Arquivo X, investiga fraudes em processo de licitação e corrupção de agentes públicos. 

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

90 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tornaram corrupção crime

    Tornaram corrupção crime hediondo, atendendo a “opinião pública” e abriram a porta para que virtualmente qualquer pessoa possa ser presa baseada em meras suspeitas, beneficiando a “justiça espetáculo”, que atinge os inimigos, mas esquece os amigos e desvirtuando completamente os objetivos da lei 7.860/89.

    Parabéns aos envolvidos.

    1. “e abriram a porta para que

      “e abriram a porta para que virtualmente qualquer pessoa possa ser presa”

      Desde que seja petista ou ligada ao PT.

      Podemos esperar que os próximos serão os eleitores do PT.

       

  2. Operação boca de urna, como

    Operação boca de urna, como diz Paulo Pimenta. 

    Primeiro o PT é condenado porque favorecia grandes empreiteiras; agora porque favorecia as pequenas. Tá, então deveria contratar ninguém. Entendi.

    1. Pelo contrário, ela estava

      Pelo contrário, ela estava certa.

      Devido a sua imensurável burrice e ignorância política o Brasil está sendo destruído. Todos os dias pessoas próximas a alertavam sobre o que se avizinhava. Se ela lesse os Blogs “sujos” talvez não tivesse sido derrubada.

      Lembro claramente de um post do PHA  no dia em que a Dilma venceu a eleição em 2010 já a alertando sobre certas figuras que ela jamais deveria colocar em seu governo. Ela aparecia em uma foto ao lado do Zé da justiça e atrás dela o senador bandido Magno Malta. Todos comemorando a vitória.

      Neste post o PHA utilizava a expressão “papagaio de bandido” ao se referir ao Zé e ao ilustre senador.

      A ditadura instalada em agosto de 2016 será pior e mais duradoura do que a de 1964. E, se um dia acabar, nada restará de Brasil.

  3. O cerco sobre Lula está se fechando

    Lula deve pedir asilo político imediatamente.

    Os fanáticos de Curitiba vão perguntar: quem era o Chefe do Mantega? e responderão:

    “Lula. Então, prisão no operário nordestino semianalfabeto que não sabe o seu lugar que é o chão da fábrica de onde nunca devia ter saído”

    A prisão de Mantega é só uma peça a mais no quebra-cabeças: a hora da prisão de Lula está chegando…

     

  4. Por que será que o

    Por que será que o treinamento do pessoal da PGR, do Moro e outros nos EUA deixa uma suspeita de que o modelo a ser seguido é o do todo poderoso por muito tempo J.E.Hoover? Sua decadência começou exatamente quando não tinha mais cacife para perseguir a seu bel prazer políticos e personalidades que lhes desagradavam pessoalmente. Como está nesse trecho de uma pesquisa comum:

    Em 1956 Hoover ficou extremamente frustrado com empecilhos criados pela Justiça dos Estados Unidos em condenar pessoas por razões políticas, ativismo ou atividades que ele via como ameaça.[9] Foi então que Hoover criou formalmente um programa clandestino de “jogos sujos”, chamados “dirty tricks”, o Programa COINTELPRO.[10][11][12]

    O programa clandestino era realizado pelo próprio FBI e seus agentes e era um programa de sabotagem, intimidação e perseguição de indivíduos e grupos escolhidos por Hoover como alvo das atividades destrutivas do programa. Este programa permaneceu secreto ate 1971, tendo sido exposto apenas depois do roubo de documentos secretos sobre o programa.[13]

    COINTELPRO foi usado para inciar investigações intimidadoras e perseguir pessoas notórias como John Lennon, por seu protesto contra a Guerra do VietnãMartin Luther KingCharlie Chaplin e inúmeros outros.[14]

    Os métodos incluíam, infiltração de movimentos pacifistas, roubos, escutas telefônicas,invasão domiciliar, e uma serie de operações clandestinas ofensivas e ilegais e historiadores e pesquisadores afirmam que o programa incluía a incitacao de violência e assassinatos.[15]

    Em 1975 as atividades do COINTELPRO foram investigadas pelo Church Committee e suas atividades foram consideradas ilegais.[16]“.

    Aqui e agora, não sei quem faz o papel de Hoover, se Janot, se Moro ou Dallagnol, tanto faz. Sei que o golpe paragueiro dá

    o tom de sua ascedência no cenário nacional. Com extrema probabilidade de decadência a jato. Isso não cheira bem, isso não

    pode dar certo.

     

  5. Nível??????

    deve ser o dos coxinhas , tucanos, marinhos, demoniacos, bolsinhonaros, reidenada azedo, e toda essa corja que em conluio estão implementando a toque de caixa uma perseguição histórica ao PT e Lula.

    Porém o que fazer quando Lula vai pro fantastico na primeira oportunidade como presidente, e Dilma vai omeletar com a sinhora dos tomates assim que ganha a eleição…o que contrargumentar quando ambos sempre elgiam a imprensa livre e a justiça justa do país……

    Agora é chupar que a cana é doce….

    e querer embargar a voz do que diariamente constatam o fim de um sonho pedindo nível??

    faça-me o favor ggn

  6. Alguém ainda em dúvida de que o fascismo impera no Brasil?

    Prezados leitores,

    A esta altuta dos acontecimentos, mais do simples convicção, temos a certeza – baseada em fatos, não em fanatismos e crenças religiosas – de que a chamada “Operação Lava a Jato”, composta pela FT em que trabalham policiais federais da SR/DPF/PR, 13 procuradores do MPF e o juiz sérgio moro, é, na realidade, uma ORCRIM (Organização Criminosa Institucional), uma “Fraude  Política a Jato”. O caráter nazifascista dos que compõem essa ORCRIM institucional é evidente, inegável. A omisssão e covardia dos tribunais superiores (notadamente do STF) dos intelectuais, dos acadêmicos e mesmo de operadores do Direito e juristas, permitiu não apenas a consumação de um golpe de Estado, mas a instalação de um Estado Nazifascista no Brasil.

    A inominável violência, simbólica, psiológica, polítca e mesmo física, que o Estado persecutor têm cometido contra líderes políticos da Esquerda ou pessoas notáveis que serviram aos governos de Esquerda só encontra paralelo na Itália de Mussollini e na Alemanha de Hitler. Relembrem o confisco da casa em que mora a nonagenária mãe de José Dirceu, no Sul de Minas, determinado pelo torquemada da guatánamo paranense. Relembrem a injustiça e violência simbólica cometida contra José Genoíno. Lula é perseguido há dois anos, sofreu seqüestro judicial em 4 d março de 2016, autorizado pelo mesmo  torquemada da guatánamo paranense, sérgio moro; não satisfeiro, esse  torquemada da guatánamo paranense grampeou e divulgou CRIMINOSAMENTE uma conversa entre o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff. E os tribunais superiores, ao invés  de o advertirem e punirem deram-lhe afagos e apoio irrestrito. Sentindo-de à vontade, o  torquemada da guatánamo paranense continuou a perseguir e cometer violência contra Lula e a família, como vimos neste dia 20 de setembro de 2016. Assim como as autoridades políticas e judiciárias da República de Weimar foram concedendo mais e mais espaço e poder a Hitler, no Brasil atual, a cada violência e crime cometido por sérgio moro e pela ORCRIM da Fraude a Jato, mais à vontade se sentem estes nazifascistas de 2ª classe, para aumentar perseguição à Esquerda, ao PT e seus líderes. Guido Mantega acompanhava a esposa, num hospital paulistano, onde ela se trata de um câncer. Mesmo informada de que Guido estava nesse hospital, a PF – autorizada peloa  torquemada da guatánamo paranense – cometeu essa violência extrema contra Guido Mantega, contra a família dele e contra milhões de brasileiros, pois essa violência atinge TODOS aqueles que elegeram Lula e Dilma Rousseff, para presidirem o Brasil.

    Os nazifascistas tupiniquins são de 2ª classe porque, ao contrário dos italianos e alemães – que eram extremamamente nacionalistas-, os de Pindorama são vira-latas, entreguistas, coloniizados até o osso, uns borra-botas e lambe-botas diante do colonizador: o Tio SaM.

    1. “Os nazifascistas tupiniquins

      “Os nazifascistas tupiniquins são de 2ª classe porque, ao contrário dos italianos e alemães – que eram extremamamente nacionalistas-, os de Pindorama são vira-latas, entreguistas, coloniizados até o osso, uns borra-botas e lambe-botas diante do colonizador: o Tio SaM.”

      Exatamente. Por isso que não consigo mais chamar essa camarilha de fascistas…

      O que temos no Brasil é o típico autoritarismo latino-americano. Pode até parecer que estou amenizando chamando persecutórios dignos dos facistas de autoritarismo, mas a verdade é que o autoritarismo latino-americano combina as principais mazelas do fascismo, do liberalismo, e até do comunismo se duvidar.

      Precisamos URGENTEMENTE inventar um termo para isso, terminado com ismo. Riquismo, Torpismo, Canalhismo, putarismo… mas fascismo não é.

  7. Onde estão os recibos? Chega de acusação SEM PROVAS!

    Depois do “Caso do mensalão” acho pouco factível que QUALQUER PETISTA TENHA TIDO  CORAGEM DE BUSCAR A CAPTAÇÃO DE CAIXA 2!

    Tem que ter o RECIBO EM ALGUM LUGAR!

    Ninguem movimenta milhões SEM RECIBO!

    Do lado de quem acusa, acusar recorrentemente alguém ou uma instituição de um crime dá a essa acusação um caminho mais fácil.

    Pois se o PT captou tudo isso que lhe é atribuído DEVE TER PASSADO BILHÕES NOS CAIXAS DO PT!

    O padrão de vida políticos do PT é semelhante a de outros partidos de seu tamanho – a menos que os outros partidos também façam essa captação extra e aí TODOS os partidos cairiam nesta rede,  fato que NÃO JUSTIFICA tal arrecadação por fora!

    Se arrecadam tanto dinheiro, isso tem que ser gasto em alguma coisa – basta checar as contas partidárias, pessoais – JÁ QUE O COAF registra movimentação quase granular dos recursos que trafegam no sistema bancário!

    E pelo que noto, NENHUM PETISTA OSTENTA QUALQUER TIPO DE PADRÃO INCOMPATÍVEL COM RENDA!

    E seria loucura acumular recursos E NUNCA GASTAR!

    O ZÉ Dirceu que ocupou CARGOS MAIS IMPORTANTES DO QUE O MACHADO DA TRANSPETRO, mas possiu patrimônio MUITO INFERIOR!

    Ninguem consegue movimentar tanto recurso SOZINHO, NECESSARIAMENTE OUTRAS PESSOAS DE FORA DO PARTIDO TERIAM CONDIÇÕES DE DAR AS PROVAS QUE SÃO NECESSÁRIAS NESTE E EM QUALQUER CASO!

    É o que acho do Vacary – por exemplo, pois pelo volume de recursos que DIZEM QUE ele movimentou e  o lugar onde morava – eram incompatíveis!

    Ele captava tanto recurso e sua chefia NUNCA O PREMIOU como fazem os BANCOS?

    Sei não…

    Eu não conheci o nazismo, mas podemos estar vivendo isso…

    Cadê os recibos?

    Power point NÃO SERVE COMO RECIBO!

    1. Você não viveu o nazismo, mas o conhece.

      Marcos Antônio,

      Nós não vivemos o período nazista, mas podemos conhecê-lo indiretamente, já que milhares de estudos sobre o período foram feitos, muitos documentários e coleta de depoimentos, etc. As técnicas de manipulação da opinião pública, da disseminação do ódio contra um grupo social, étnico, religioso,  contra uma classe social, um partido ou espectro político (como temos visto em Pindorama há pelo menos 10 anos) foram aprendidas diretamente dos cadernos de Paul Joseph Göbbels. Os nazistas filmavam e documentavam todo o processo de manipulação das massas. Derrotada, invadida, saqueada e estuprada (pois embora poucos tenham a coragem de admitir e escrever isso, milhões de alemãs foram estupradas pelos vencedores-aliados), a cruel Alemanha nazista teve duramente disputados seus espólios; russos, estadunidenses, ingleses e franceses, tomaram para si o que puderam; os programas espaciais da Rússia e dos EUA só ganharam impulso depois da guerra e do saque aos espólios da Alemanha nazista; Werner von Braun e a equipe que trabalhava com ele (responsável pelo desenvolvimento das V2) foram levados para os EUA; o projeto Apolo foi desenvolvido pela equipe de von Braun. Aquelas cruéis experiências ‘científicas’ e pseudo-científicas, realizadas em campos de trabalho forçado e extermínio, geraram conhecimento que foi aproveitado pela medicina (Mas é preciso coragem, para admitir isso).

      Antecessor do nazismo foi o fascismo, que extremado deu origem ao primeiro. E no Brasil, sim, temos o fascismo instalado. Nem é preciso ser visionário ou especialista para perceber isso; sérgio moro, com suas camisas negras, olhar para um ponto de fuga distante, porte atlético, paladino da moral e da justiça para os anlfabetos políticos e históricos, herói de uma direita oligárquica, plutocrática e escravocrata, é o exemplo pronto e acabado do fascista tupiniquim, que se diferencia do italiano porque, ao contrário daquele (que era nacionalista) é vira-lata, colonizado até o osso, entreguista, um borra-botas e lambe-botas diante do colonizador: os EUA.

       

      1. O que temos aqui não é

        O que temos aqui não é fascismo. É liberalismo autoritário latino-americano…

        PArece que estou querendo amenizar, mas pelo contrário… o que há aqui é pior… um governo fascista jamais levaria a frente o programa econômico-lesa pátria de Temer.

        O liberalismo autoritá-rio latino-americano é uma combinação do pior que há no fascismo, no liberalismo e até no comunismo…

  8. Foi o Eike Batista que

    Foi o Eike Batista que delatou o Guido Mantega. Ele não será preso segundo a Gestapo.

    Alguém precisa começar a somar os valores delatados pelos alcaguetas da Lava Jato. São tantos 5 milhões que já deve ultrapassado e muito os valoress gastos nas campanhas petistas.

    1. Empresário falido que não foi

      Empresário falido que não foi resgatado pelo governo federal. Ressentimento, raiva e vingança. Além da necessidade de agradar seus novos parceiro$ da Assembleia de Deus e tentar alguma bene$$e do governo golpista.

      1. Não foi resgatado ?
        O Governo

        Não foi resgatado ?

        O Governo fez o Eike todo, não investiu um real do seu bolso, todas operações custeadas pelo BNDS, que por sinal, tomou um prejuízo milionário diante da quebra das empresas.

         

  9. Caros

    Caros debatedores,

    preliminarmente, não desejo que qualquer pessoa seja presa ilegalmente.

    A propósito, não  apoio – como cidadão- que provas, de “boa-fé”, obtidas por meios ilícitos, deva ser “legalizada” via “Dez mandamentos de Moisés” para o bem da “nação” de mentecaptos!

    Mas, vamos combinar.

    Prendeu? Então procure o juiz para se livrar! Prisão ilegal será imediatamente relaxada.

     Existe advogado para isso e , certamente, sua excelência deve ter bons advogados.

    Notem bem, tudo isso é questão TÉCNICA!!!

     

    Por fim, acho que a ESQUERDA tá   precisando  compreender como se joga XADREZ ( para usar a expressão do r. jornalista)

    Essa ESQUERDA fez um “acordo”, um “contrato”, uma “coalizão” do tipo caracu( cuja cara não é dela) lá atrás para “legitimar” sua ascenção ao “poder”.

    Só que o “contrato” (caracu)  tinha prazo para terminar. E terminou.

    Quem você pensa que é, Esquerda? Com quem você acha que está falando? Você sabe quem sou eu?…

    Resta, portanto, o xadrez, ora.

    Voltemos à “ordem e progresso”…

    1. Nisso você tem razão; o PT

      Nisso você tem razão; o PT não soube jogar e vai pagar caríssimo. Advogados não adiantam quando você não faz parte do jogo e isso o PT não entendeu, nem o resto da esquerda. 

  10. Mais uma vez inicio o

    Mais uma vez inicio o comentário com uma advertência: não tenho formação em Direito. Minhas observações derivam da estranheza com certas ações perpetradas pelo Poder Público no âmbito desse complexo policial-judicial apelidado de Operação lava a Jato.

    Sabe-se, ou seja, é de conhecimento geral que no Direito Penal as prisões antes das sentenças condenatórias transitadas em julgadas devem ser exceção, ou seja, só em casos especialíssimos, dentre estes, a prisão em flagrante. cautelar etc. Tudo por isso por razões óbvias: não penalizar(castigar, constranger, coagir) pessoas que em potência são INOCENTES.

    Dito isso, pergunta-se: por que para essa Operação esse postulado tão elementar do Direito é solenemente ignorado? Ou seja, as prisões cautelares são a regra, e não excepcionalidade? Desde quando simples denúncias podem ensejar o encarceramentos de denunciados? No caso específico desse ex-ministro, qual dos pressupostos para a prisão? Não tem endereço ou residência fixa, poderia fugir do país, coagir testemunhas ou quem quer que seja, destruir provas ou qualquer outra das previsões legais? 

    Na realidade, o que temos mesmo são prisões justificadas como cautelares, mas que efetivamente são punições antecipadas destinadas a causar impacto na opinião pública e publicada(mídia); humilhar e constranger indiciados com o objetivo de “quebrar” eventuais resistências para colaborar com o sistema de repressão. 

    Se iniciei com o de sempre, finalizo da mesma maneira: alguma “causa” justifica não só olvidarmos princípios legais básicos, mas também nos desfazermos de sentimentos humanitários tão rasos a exemplo de privar um cidadão de assistir sua esposa acometida de doença grave para jogá-lo numa masmorra ? Por qual “régua” de valores é possível justificar tal desdita?

    Espero ainda estar vivo quando toda essa vergonha for dada como VERGONHA, e não como heroísmo.  

     

     

    1. É abuso de autoridade

      É abuso de autoridade mesmo,

       

      que só se realiza devido a leniencia da sociedade, a cumplicidade dos tribunais superiores e sadismo da midia……enquanto forem só petistas podem até esquartejar que a turba irá urrar, no momento que colocarem um dedinho num limpinho do clube dos homens do terno preto a justiça morista (com minusculinas microscópicas mesmo) derrete……

  11. Te cuida, José Cardozo

    Berzoini, Jaques Vagner, Edinho Silva, Erenice Guerra, Gabrielli, Graça Foster, e a grande obsessão Lula quem sabe a Dilma estão na fila.

    O pessoal do PMDB pode dormir tranquilo. A lava jato já deixou claro a intenção de desossar somente o PT e garantir a vitória do PSDB em 2018 por WO.

  12. Espanto nenhum

    Para quem desalojou uma senhora de mais de 90 anos e mantém preso um senhor que tem câncer e problemas cardíacos, era de se esperar.

    Não dá para ter esperanças se não há motivos para acreditar na justiça.

  13. Mantega

    Só falat os moralistas pentecostais armarem uma fogueira no centro de uma grande cidade e lá serme colocados os condenados. A inquisição estaria de volta em pleno século XXI.

  14. F rutos D o P omar.

    O interessante disso tudo é que a mídia  esquece  que quando a PF, ela e o tal do gilmar, aquele político do psdb que foi colocado pelo sr. fhc no stf,  diziam que com o PT, o Brasil tinha se tornado em  “estado policialesco”, condenavam as “espetacularizações” das prisões feitas pela PF, até então séria. Lembram que até implantaram uma tal de lei chamada de “lei das algemas”? Hoje ligam seus holofotes e dão destaque a essas operações  espalhafatosas.  Esquecem essa corja que nem  todos os brasileiros são otários e muito menos sofrem de amnésia aguda seletiva. 

    1. adendo

      Um adendo ao meu comentário.

      Querem apostar quanto se os donos daquele helipótero “apreendido”  (é “de menor?” ) transportando cocaina fossem ligados não ao aébrio, mas a um amigo de um  amigo do Lula, hoje a tal PF, polícia fajutal,  e o “justiçeiro” a serviço  da CIA não estariam convictos que o  tráfego de entorpecentes   “finaciava” acampanha do PT?

    1. Enquanto não acabarem com o

      Enquanto não acabarem com o PT, a operação não para. Acabou para o PMDB, ou não notou que Temer se tornou presidente para isso?

    2. Deixe de ser mentiroso.

      Deixe de ser mentiroso. Ninguém nunca falou aqui que a lava-jato ia acabar depois do impeachment.

      Se falou que essa operação partidária só iria findar após acabar com a raça de tudo e de qualquer coisa que lembrasse “esquerda” nesse país com a coroação por meio da inelegibilidade e/ou prisão de Lula sem provas, mas com convicção.

    3. Troll se faz de égua. Acabou

      Troll se faz de égua. Acabou sim, para o pmdb e pósdb. Néscio, Serra, Temer e demais da curriola golpistas sabem muito bem disso. O que ficou foi a farsajato, instrumento utilizado pela rede golpe para fazer terrorismo com o PT durante o tempo que ela achar que deve. O que não acabou é a cara de pau da tucanalha e seus seguidores remunerados.

  15. Já agora conhecemos todas as

    Já agora conhecemos todas as acusações. Soam na mídia como verdades absolutas, irrefutáveis, provindas talvez de alguma apresentação de Powerpoint. Da defesa não temos ainda as informações. Importa? É desumano tirar alguém do hospital acompanhando a esposa doente para ser preso coercitivamente? Trata-se de um criminoso perigoso? Armado? São covardes. São vilãos. E tudo sobre o patrocínio do STF. O silêncio sepucral dos ministros do STF nesses últimos tempos revela que ali não é mais a casa da justiça.

  16. E la Nave va

    Vamos continuar a ver,  durante todo o periodo eleitoral, o indiciamento, a prisão e o amontoado de acusações por convicção. Ministros serão presos por tudo o que tiver ocorrido em   seu ministério, até pela licitação de clips. Assim fizeram com Bernardo, agora com Mantega, e não tiveram sequer  a decência de  ir buscá-lo depois de um convite para depor.  Foram buscá-lo num hospital. Mas curiosamente o mandato deveria ser para a casa. E o curioso é que  o juizinho não conseguiu ainda  encontrar o endereço da mulher de Cunha. Se na cama do hospital Mantega  estivesse, colocariam algemas  no perigoso meliante, tirariam várias fotos e colocariam vigias nas portas.   Enquanto isto a anac regularizou o aeroporto de Aécio, com possibilidade de pouso de helicopteros.  Sem um convite anterior, por parte da justiça , a prisão foi efetuada  na presença da  mulher doente. Esta cena desumana será propagandizada e filmada e estará mais tarde num  “furo do Jornal Nacional”. Convidarão as Bruxas, Merval e o Coroinha para mais uma secção, junto com o prodígio “Boni”, e quem sabe a aprendiz bruxa e amiga de Aécio, Andrea Sadi . Provavelmente terão filmado vaias dos outros pacientes. Os pretensos jornalistas farão mais uma análise tão profunda  quanto um pires . Proferirão todos os seus pre julgamentos , previrão a destruição do PT e falarão da prisão mais do certa de Lula.  Moro entrará em cena e obviamente  prenderá Lula no mesmo dia em que prender Cunha.  Assim mata dois com um unica cajadada. Isto é usará a imagem de Cunha para mais uma vez atingir Lula.   Observem que isto que escrevo é de fato um script, que dependerá da análise logística de um certo canal de televisão que deve estar se preparando para isto.  Agora é uma questão de timing , logística e verbas de publicidade, ou quem sabe perdões fiscais.

     

  17. Seletividade e injustiça

    Como é que pode colocar uma pessoa na prisão assim?

    Só em Curitiba é que vale essa regra? Eu sei que são feitas algumas prisões aqui e ali também.

    Mas está claro que a Lava jato visa com prioridade alvos do PT em momentos como esse. Ainda mais depois que o espetáculo do Power Point pegou tão mal.

    Quero saber se as provas são contundentes ou se é apenas uma delação sem provas.

    Quando é que vai surgir um juiz ou desembargador (aé é pedir demais) que se insurja contra isso e faça algum equilíbrio.

    Enquanto um caso absurdo de um helicóptero com 1 tonelada de cocaína foi arquivado, apesar de políticos suspeitos envolvidos, enquanto outros delatados nem são incomodados por serem tucanos ou do governo usurpador, enquanto uma delação é suspensa ou cancelada por mencionar Aécio, Serra, a caça com ou sem provas contra o PT continua.

     

  18. Arquivo X – “Eu quero acreditar”

    Possui um caráter até certo ponto irônico, beirando o t´ragico, a nova fase da operação chamar-se “Arquivo X”. Nos moldes da série de ficção científica cujo princípio basilar, que depois virou até subtítulo de filme, expressava a necessidade da crença, o “Eu quero acreditar”, mesmo que as provas pudessem ser no mínimo questionáveis, a Lava Jato mais uma vez demonstra, agora na nomenclatura tática, seu perfil de investigação baseada em “convicções”.

  19. Auditoria na Petrobras.

    Até hoje, ninguém, mas ninguém mesmo conseguiu me explicar como a Price & Watherhouse, paga ha mais de 3 décadas para auditar as contas da Petrobras, não conseguiu identificar desvios astronômicos em suas contas ? ? ?

  20. Não teeve um dono de

    Não teeve um dono de empreiteira que não tenha afirmado que o Guido Mantega tratava de contribuições ilicitas ao partido,

    Diante da deterioração da economia enquanto foi Ministro, a única coisa que penso é que ele se ocupava mais procurando recursos partidários, do que cuidando da economia Brasileira

    Esse é mais um dos nefastos personagens que passarão a ocupar as paginas negras da história

    1. Não minta. Guido Mantegna

      Não minta. Guido Mantegna pode ter sido um desastre como ministro, agora é uma pessoa cordata, honesta, sem uma mácula na carreira. Aponte esses “donos” de empreiteiras que disseram que ele tratava de contribuições ilícitas, dê nome aos bois, antes de assassinar a reputação de mais um, algo que virou pratica constante nesse “brazil neofacista”

      1. Ele foi citado pela OAS,

        Ele foi citado pela OAS, Mendes Junior, Carioca Engenharia, Eike Batista

        Pode ser verdade, pode ser mentira

        Se for mentira, tem muita gente combinando o que mentir

        Pode ser que ele tratasse de contribuições lícitas

        No entanto, diante do desastre, e de que enquanto Ministro arrecadava recursos ao partido, irá sim ás paginas negras da história, porque não me parece profissional e moral sua conduta

         

        1. Citado nos moldes da lava

          Citado nos moldes da lava jato? Com uma “entrevista” pré para citar quem é do interesse do MPF ? Ou será na forma mais “hard” em que o depoente quando não fala o que eles querem eles cancelam a delação e devolvem para a cadeia até abrir o bico?

          Mostra uma prova cidadão, um depósito, uma fala do próprio. O único país que delação sem prova alguma vale de alguma coisa é na republica bananal do Brasil.

          Senão fica calado.

    2. Cidadão,
      Não é disso que se

      Cidadão,

      Não é disso que se trata. Por favor, não distorça. Ele pode ter cometido ilicitudes, sim, mas isso tem que ser provado e não dado como verdade a partir de denúncias. Até lá, ele é inocente e merece ser tratado como tal. 

      Merce de tanta solicitude para emitir julgamentos tão terminativos sem dados que o justifiquem, só espero não vê-lo na mesma situação.

      1. Não se afirma aqui a

        Não se afirma aqui a existência de culpa, até porque ele poderia estar solicitando recursos legais

        O que eu cito, é que um Ministro da Economia não deveria ser responsável pela arrecadação de recursos partidários.

        Alias, em um País sério não haveria comoção de pessoas, mesmo das que são filiadas ou tem simpatia pelo parido do qual o mesmo é filiado

        Engraçado é que ninguém acha estranho, anti ético, anti profissional, que um Ministro atue como arrecadador de recursos, alias, nem você se espantou com isso, o que presumo que acredite ser moral tal conduta(uma pena).

        Eu não desejo ver ninguém sendo recluso, seria nefasto comemorar isso.

        No entanto, as vezes a conduta pessoal de vida nos traz certos efeitos indesejados, muito embora esperados diante dos fatos os quais escolhemos nos envolver

        1. Voce tem provas de que ele,

          Voce tem provas de que ele, Guido, pediu ajuda ao Eike? Não tem. Nem voce e nem Eike Batista. Por que? Porque Guido Mantega não fez este pedido de ajuda ! 

          ________

           

           

           

        2. Por partes:
          Como tu sabes que

          Por partes:

          Como tu sabes que ele era responsável por arrecadação de recursos partidários?

          Comoção diz respeito a fatos desumanos  abomináveis e nada tem a ver com o país ser sério ou não. Humanidade não tem pátria.

          Eu não analisei a conduta do ex-ministro porque: a) Só existem por enquanto apenas denúncias; 2) A indignação se reporta à desumanidade do sistema de repressão ao efetuar uma prisão cautelar desnecessária e nas condições atuais do indiciado.

          Sim, decerto nossa conduta pessoal pode nos levar a destinos indesejados, aí se incluindo, por exemplo, fazermos juízos de valor antecipados com a possibilidade de estarmos errados. 

           

           

    3. Veio, né por nada não. Vai se

      Veio, né por nada não. Vai se fuder. Junto com seus amigos tucanos, o juiz da globo. Mais um troll escroto batendo ponto no ggn. Na hora que aparecem falcatruas da tucanalha essa corja de covardes se esconde. Vai se fuder.

    4. Quando Bucéfalo Rumina no GGN, a Mediocridade Perdeu a Modéstia

      Quando escolheram Jesus à crucificação, havia também uma multidão de “Rodrigos Pontaras” escolhendo e julgando-o culpado por lá.

      Hoje, dois mil e dezesseis anos depois, descendentes de então, erguem as mãos aos céus e matraqueadamente rezam pedindo misericórdia a quem hereditariamente ajudaram a crucificar, com medo do quem vem depois da vida, por que na vida, continuam os mesmos (no caso, basta lê-lo), não aprenderam nada, permanecem ignorantes, mesquinhos, intolerantes, seguindo os donos dos templos, julgando o outro quando indicado, obedientes e bovinamente, como sempre fizeram.

      Agora pode ir ruminar, bucéfalo.

  21. Lamento

    E os cínicos ainda lançaram uma notta em que lamentam a forma como se deu a prisão de Mantega. Lamentam nada: isto faz parte da maldade inerente a este pessoal.

  22. Mantega é um sujeito cordato

    Sempre esteve à disposição da justiça, qual a razão dessa putaria coercitiva?

    Moro não consegue encontrar a mulher do Cunha, mas abater petista dentro do hospital, às vésperas da eleições, ele consegue.

    É óbvio que essa demonstração de força de Moro hoje é uma retaliação à defesa de Lula na ONU ontem. É um fascista, um mussolini caricato. Um homem medíocre, como os demais falcões golpistas e oportunistas que estão pilhando o país. Moro, como Temer, envergonha a raça humana.

  23. Está clara a missão da lava

    Está clara a missão da lava rato.

    Desde o primeiro momento afirmo que esta operação não tem nem nunca teve qualquer intenção de combater a corrupção.

    Alguém consegue mensurar o estrago que esta operação fez em todos os níveis econômicos, políticos e sociais do Brasil?

     

  24. Até tu Mantega.
    Acho que

    Até tu Mantega.

    Acho que descobri porque  Dilma foi pega de surpresa pela crise brasileira.

    Administrar a economia do Brasil é emprego de tempo integral. E ao que consta o Ministro da Fazenda tinha um segundo emprego enquanto ministro.

     

     

  25. Tudo tem um limite

    A operação Lava Jato está querendo irresponsavelmente ultrapassar este limite. 

    Estão provocando, provocando, provocando…

    A coisa ainda vai azedar. 

     

     

    1. Tudo isso é em prol de um

      Tudo isso é em prol de um projeto econômico anti-Brasil… nenhum fascista no mundo se comprometeria com um projeto tão anti-nacional…

  26. fascismo

    patetica a coletiva em que a pf tenta justiicar a prisao de mantega. nem respondendo a perguntas que levantam a bola feitas por vozes juvenis os bravos agentes conseguem provar a necessidade da detencao do ex ministro. e so mais um passo em direcao ao estado fascista que o  governo golpista pretende instalar no pais.

     

    1. Guerra Civil só se o Exército

      Guerra Civil só se o Exército rachar !!! 

      E convenhamos, nossas FA são cretinas toda vida…

      e única vitória possível dessa gente não passa por guerra civil. Não temos exértcito, o que podemos é botas milhões de pessoas nas ruas eo Exército perceber que Temer e suas próprias baixas não valham o banho de sangue… 

  27. A Gestapo e sua central

    A Gestapo e sua central nazista de Curitiba espiona tudo e todos. Sabiam que a mulher de Mantega estava internada e que só o filho adolescente estava em casa. As seis horas da manhã assustaram o garoto e depois foram prender o seu pai no hospital. Isso tudo porque a prisão espetáculo tinha que ser feita porque as eleições muncipais estão aí e Lula, ontem, respondeu a perseguição que sofre dos nazistas nos braços do povo nordestino.. 

    Nazistas. Nazistas, nazistas, nazistas. Infames canalhas que convocam coletivas para,depois da agressão perpetrada, fabricar hipocrisias para a imprensa cúmplice defender o horror praticado.

    Maldito país e maldito povo que apoia carrascos como Moro e sua gangue de nazistas. 

  28. E aí?

    Então virou uma Gestapo isso aqui? Tudo coordenado? Véspera de eleições, PM de SP joga bomba de efeito moral dentro de um bar na Vila Madalena, o que eles estão esperando? Mataram um estudante, podia ser um filho seu? Arrastam a vendedora ambulante no protesto e nada acontece, mas agora isso?! E essa blitzkrieg de desmonte do Estado associada a ataques sistemáticos e covardes a TUDO relacionado ao PT?! Essa ditadura já foi longe demais.

  29. Prisão de Guido Mantega uma

    Prisão de Guido Mantega uma atrocidade pessoal e lógica

    Mais uma vez se comete uma atrocidade contra toda a lógica e toda a racionalidade que deve nortear as ações da Justiça e da Polícia Federal, patrocinadas em conjunto com o Ministério Público, e que visam destruir pessoas ligadas ao partido dos trabalhadores.

    Qual o sentido da acusação contra Guido Mantega.

    Menos de uma semana depois de uma exposição absurda do MPF contra o ex-Presidente Lula, em que este, sem um mínimo de provas, o acusa de ser Chefe de uma organização criminosa que visava um projeto de poder hegemônico do Partido dos Trabalhadores, organização essa que era operacionalizada pelos executivos, ora delatores, Paulo Costa, Nestor Cerveró, Paulo Barusco, doleiro Youssef, empreiteiros diversos  e pelo referido Partido.

    Depois de, por mais de 150 páginas, fazer ilações sem nexo, e tentar ligar o ex-presidente as atividades criminosas executadas pelas empreiteiras e pelos referidos executivos da Petrobrás, como se estes fossem um braço que executaria as ações, comandadas pelo intelecto superior de seu Comandante Lula, temos que, agora, pouco mais de uma semana depois, surge uma nova atuação da Lava Jato.

    E, novamente, em total contradição com a “estória” contada na acusação contra Lula.

    Nesta nova ação, tentam impingir a opinião pública, que alguém com todo este controle e com todas estas peças chaves, Executivos, doleiros, Empreiteiras, teve que usar de seu Ministro do Planejamento, para que este, pessoalmente, interferisse e solicitasse a um outro megaempresário, que cometesse um crime, consistente na remessa de propina para uma conta no exterior e destinada a pagar contas do Partido dos Trabalhadores.

    Pausa. Um minuto.

    Ora, esta narrativa esta em total descompasso com tudo que foi dito a toda a imprensa brasileira há apenas uns dias atrás.

    Não faz sentido que uma organização criminosa com toda a estrutura mencionada pelo Ministério Público, utilize o “Ministro do Planejamento” para atuar como criminoso em um ato direto de corrupção explícita e de coerção a um empresário, que na época era considerado um dos seis mais ricos do mundo.

    Ainda, a história contada de como teria se dado a operação, é um primor de falsidade e falsa imputação, pois serviria para ilustrar a culpa de qualquer um, do atual Presidente Temer a qualquer outro que tenha tido assento no governo ou liderança deste no Congresso Nacional, e, neste período tenha tido contato com Eike Batista.

    A acusação.

    Eike Batista, um empresário que, por sua posição, efetivamente deve ter tido acesso ao então Ministro do Planejamento Guido Mantega.

    Segundo, mas totalmente independente, este empresário faz um contrato com empresa de publicidade.

    Neste ponto, faço um parênteses, empresário que, todo mundo sabe, somente teve sua projeção como um dos mais ricos do mundo devido a uma propaganda massiva junto aos órgãos de imprensa, o que fez com que muitos incautos investidores, embarcassem na canoa furada que eram seus “investimentos” e que mais tarde se mostraram totalmente inconsistentes.

    Pois bem.

    Terceiro, este empresário teria feito um contrato com a referida empresa de publicidade, mas, completamente inverossímil, não foi no interesse dele.

    Prosseguindo.

    Quarto, agora, pressionado para falar acerca de outras atividades, em tese fraudulentas, argui que o dinheiro encaminhado para essa empresa de publicidade, era para… óbvio,…  diriam alguns, para montar toda sua estratégia de mídia e assim viabilizar toda a fraude que foi sua condição de empresário de sucesso e trajetória de empreendedor sério e visionário.

    Grande engano, ele diz, e novamente a grande imprensa, agora coadunada com a Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça, como sempre, acreditam neste grande e probo empresário de sucesso, que o dinheiro se destinava a pagar políticos, relacionados a fraude contra a Petrobrás.

    Desta forma, com esta delação, se livra de possível prisão.

    E segue a Lava jato e suas contradições.

    Assim, um contrato fraudulento, ilegal, firmado com uma grande empresa de publicidade, que presta serviços a diversas pessoas jurídicas e também atua em campanhas políticas a serviço de quase todos grandes partidos brasileiros – de um momento para outro, atinge um terceiro -, que passa a ser o culpado pela atividade criminosa levada a cabo pelo empresário e a referida empresa de publicidade.

    Sim, porque é este o caso, Eike firma um contrato de publicidade e paga a conta da empresa numa conta no exterior, depois alega que fez isso a pedido de terceira pessoa, que podia ser qualquer uma.

    No caso, segundo a PF o MPF e a Justiça, não foi nenhum dos muitos citados componentes da organização criminosa na apresentação de power point, desta vez, o criminoso, foi, o próprio Ministro do Planejamento.

    O acusado foi o Ministro do Planejamento, assim como poderia ter sido qualquer um outro, qualquer pessoa do governo ou da Petrobrás, ou que pertencesse ao referido partido politico, e que tivesse tido acesso a Eike e poder bastante para ser acusado em nome do governo.

    A escolha desta vez foi de Mantega.

    OU seja, não foi Eike que fez um contrato ilegal fraudulento e corrupto, ele,  pobrezinho, estava sendo corrompido e chantageado pelo governo.

    E mais, um contrato de publicidade, para que, se ele nunca precisou disso, a imprensa sempre fez propaganda de graça para ele, por sua excepcional competência empresarial, que lhe abria portas e espaços na grande mídia, isenta e imparcial e igualmente inocente.

    E novamente vai pelo ralo, qualquer resquício de racionalidade ou lógica neste nosso outrora saudoso  estado democrático de direito.     

     

  30. Agora é a fase da choradeira

    Não adianta, a merda já foi feita quando o Lula bancou de republicano e ele foi avisado. Só me resta agradecer ao Lulinha. Muito obrigado Lula por acreditar em conciliação de classes. 

  31. Estava com meu comentario

    Estava com meu comentario pronto na minha cabeça,para contrapor o novo Xadrez de Nassif,encontro a azeitona para minha  empada,nessa nova fase da Operação Lava a Jato envolvendo o ex Ministro Guido Mantega.Aos fatos.A começar pelo titulo,o Xadrez não se sustenta.”Como o MPF ameaça a democracia”.Onde, em que lugar entra a democracia.A prisão do ex Ministro Mantega em plena sala de cirurgia de um Hospital,quando cuidava da saúde grave de sua esposa,é uma mostra que já passamos do estado exeção para a barbárie.Onde estão o Conselho Nacional de Justiça e o Supremo Tribunal Federal,que assistem acocorados toda sorte de molecagens,praticadas por um Juiz provinciano como é Sergio Moro,que tem dificuldades até para formular perguntas a réus,e uma matilha de bodetes acanalhados,no caso esses Procuradores que lhe prestam obidiência cega.O que dizer de uma Policia Federal partidarizada com gosto de sangue na boca.Xadrez e mais Xadrez de cá,Cadeia e mais cadeia de lá.Nassif pelo grande e belo jornalista que é,concluirá que o Xadrez não tem relevancia,quando se avilta o Estado Democratico de Direito.A prisão de Lula são favas contadas,por que o objeitvo dessa Operação gerada e financiada pelo fundamentalismo religioso americano,os falções americanos,agora representado poe esse emperucado ridiculo,Donald Trump.O Presidente Obama nunca mandou em nadas,foi, é e sempre será a maior liderança popular do País,Luis Inacio Lula da Silva,que,no mano a mano eleitoral,jamais o derrotaria.A Operação montada de fora para dentro,tem em Moro apenas um menino de recados.Esse fato envolvendo o ex Ministro Mantega,estava guardado há dias.Serviu apenas,desculpem o termo,para limpar a cagada desses Procuradores capadócios,no show midiatico apresentado por eles,obedecendo um roteiro traçado e determinado pela Rede Globo,comandante In pectore interno de toda essa patifaria.Verifiquem se estão preocupados com essa quadrilha que tomar de assalto o poder no País.Eles jamais serão incomodados,pois fazem parte de um unico esquema,ou como o defendido em meus comentarios:Bandidos vestidos de toga,e uma ou mais quadrilhas de engravatados,que outro objetivo não tem,senão de saquear o País.A luta será travada nas ruas,quandio partirem para cima de Lula.Uma guerra civil,um banho de sangue a vista,não são hipoteses descartaveis,mas a Democracia prevalecerá.

    1. Por escrever de

      Por escrever de improviso,tenho que corrigir.”O Presidente Obama nunca mandou em nada.O foco foi,é e sempre será a maior lideramça popular do País,,Luis Inacio Lula da Silva.”

  32. É o tal republicanismo do PT

    É o tal republicanismo do PT ., onde domina a Casa Grande .

    Tudo  ajustado para os momentos cruciais .

    Eleição sempre foi e será uma farsa.

    O caminho a seguir é outro .

    1. Não, é o tal do nazi fascismo

      Não, é o tal do nazi fascismo da Lava Jato com a cumplicidade da imprensa e de alguns artistas brasileiros. Alguns radicais de esquerda ajudam no discurso.

  33. Hipocrisia das bravas

    Sinceramente, quanta preocupação com um cidadão que sempre andou com os bolsos recheados de grana, morando sempre nas melhores e ricas habitações, provido de mesa farta, com assistência jurídica dos melhores e mais caros advogados.

    Gostaria que a mesma preocupação e solidariedadde fosse demonstrada com aqueles que mofam nas prisões insalubres deste nosso Brasil, carente de advogados, muitas vezes, permanecendo nas mesmas prisões já com a pena cumprida.

     

  34. Se os governos do PT se

    Se os governos do PT se preocupassem mais com o Brasil e menos com se perpetuar no poder o Brasil não estaria nessa crise toda.

    Lembro de há pouco tempo, o Lula dando um conselho à companheira Dilma, de se ela estiver em dúvida entre fazer uma reforma dolorosa ou ouvir as suas bases, ela deveria optar por agradar as suas bases.

    Esse foi o caminho para a crise. O PT sempre governou com um olho nas pesquisas de opinião e outro na reeleição.

    Esqueceram de cuidar do Brasil. Agora vemos um ministro ocupado não em cuidar do Brasil mas sim se ocupando de questões partidárias.

    Nem sempre as decisões do governo agradam a população no curto prazo, mas decisões duras tem de serem tomadas para se garantir o futuro. Essas decisões ocorrem no dia a dia de uma família. Ao invés daquela viagem, economizar para fazer uma reserva. Comprar um carro mais barato, e não entrar num financiamento. Adiar a ida a um restaurante, quantas decisões são tomadas impondo sacrifícios a bem da segurança financeira da família?

    Mas os governos petistas, com olho nas pesquisas e outro na reeleiçao esqueceu-se que não há almoço grátis, e o dinheiro a mais que se gasta hoje pode faltar amanhã.

    Que ao menos essa crise toda provocada pelo PT ensine a população a não se deixar levar pelo populismo e tenha em mente que quem vive pelo presente, mata o seu futuro.

     

    1. Quem fala de macro-economia

      Quem fala de macro-economia como se fossem as contas de uma casa, não é lá muito bem informado….

      Se levar um tombo e cair de 4, nunca mais levanta.

  35. Vamos ver, ler algumas

    Vamos ver, ler algumas noticias que tem uns enxertos falsos (ex: Delcidio não era lider de governo)

    Delcidio… e extrair alguns detalhes verdadeiros:

    1- Eike fala, em seu depoimento(cadê o vídeo?) que os valores foram tratados com o adv Flavio Godinho (que o MPF transcreve com ” Flavio Godin”

    2- https://www.brasil247.com/pt/247/rio247/256522/Lava-Jato-PF-levou-ex-auxiliares-de-Eike-na-OSX.htm

    3- http://www.diariodigital.com.br/politica/santana-mandado-prisao/141285/

    4- http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/07/27/economista-diz-que-delator-mandou-para-delcidio-r-15-milhao-em-caixas.htm?mobile&width=320

    5- http://www.jornali9.com/noticias/denuncia/advogado-de-eike-era-responsavel-em-receber-propina-de-delcidio-diz-delator

    _______________________________________

    E o Mantega que vai preso???????

    Um absurdo!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador