Marin admite acordo de delação com FBI, por Wanderley Nogueira

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: AP

Jornal GGN – Envolvido com esquema de corrupção na Fifa e acusado de receber propina para negociar direitos de TV, o ex-presidente da CBF José Maria Marin admite a possibilidade de fechar um acordo de delação premiada com as autoridades dos Estados Unidos, desde que começou a ventilar na imprensa que Roberto Teixeira também estaria de olho nos benefícios da cooperação. Além de Marin, Teixeira teria sido incitado a confirmar o nome de cartolas que teriam ajudado a enviar dinheiro ilícito para o exterior. As informações são de Wanderley Nogueira, em seu blog no site da Jovem Pan.

Por Wanderley Nogueira

Na Jovem Pan

Ricardo Teixeira já teria sido convencido que “o melhor para ele” é confirmar o acordo de delação com as autoridades dos Estados Unidos.
E pode ser anunciado dentro de alguns dias.
Sobre a mesa dos investigadores estão documentos espanhóis e americanos.
Como já informamos, as autoridades da Espanha concordaram em colaborar com informações e tambem receberão todos os depoimentos feitos pelo ex-presidente da CBF.
Vale lembrar que Brasil e Espanha não tem acordo de extradição.
Os orgãos de investigação da USA sabem que Marin (preso) e dirigentes brasileiros estão muito tensos com aquilo que Teixeira tem para dizer .
Os orgaõs de fiscalização querem ter certeza do atual estado de saúde de Ricardo Teixeira e vão exigir um detalhado relatório sobre os problemas que ele estaria enfrentando.Seus advogados alegam “gravidade” .
Teria chegado ao conhecimento das autoridades que Teixeira frequentou em abril, uma badalada festa no Rio de Janeiro.
E não teria se comportado como um homem vítima de uma grave enfermidade.
Para eliminar essa dúvida, vão pedir informações médicas.
Antes mesmo de tudo que Teixeira poderá dizer, os americanos tem uma longa lista de nomes com vários “pesos” de participações.
Nas últimas horas surgiram nomes de pessoas que “ajudaram” cartolas brasileiros a levar dinheiro para paraisos fiscais.
José Maria Marin já sabe que Ricardo Teixeira vai se acertando com os promotores americanos e está muito preocupado.
Ele já sabe que será julgado em 6 de novembro na corte do Brooklyn e ao lado dele estarão vários outros cartolas do continente.
O ex-presidente da CBF pediu para ser julgado separadamente . Não conseguiu.
Marin alegou que vive de uma aposentaria como político e que tem uma rádio em São Paulo.
Mas, as autoridades questionam como, por exemplo, só com estes recursos ele pode ter um apartamento da 5a. Avenida em NY .
Chegou ao conhecimento dos investigadores que na gestão de Blatter, alguns dirigentes recebiam uma “mesada” de 100 mil euros.
Diante da grande possibilidade de Ricardo Teixeira contar tudo o que sabe, Marin já estaria admitindo , tambem , acertar uma delação com os agentes de NY.
Os advogados de Marin estão preparando um requerimento pedindo que tomem conhecimento sempre que Ricardo Teixeira envolver o seu cliente na deleção.
Não querem ser surpreendidos pelas prováveis novas acusações

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tio Sam e seus interesses

    Os americanos resolveram investigar os esquemas de corrupção na FIFA porque perderam a eleição da copa de 2022.

    Mas se o Ricardo teixeira resolver falar, vai arrumar problemas pra globo. Com a Petrobrás, o MPF foi um leão. Se rolar umas palestras bem remuneradas e outras gincanas exalatando a lava jato no instituto inovare, eles sossegam.

     

     

    1. Os EUA perderam a eleição da

      Os EUA perderam a eleição da copa de 2022 para o Qatar, que está sendo ameaçado pela Arábia Saudita, ameaça iniciada logo após a visita do Trump aos sauditas.

      E a copa de 2018 será na Rússia …

      Uma coisa nada tem a ver com a outra. Mas é uma coincidência interessante.

  2. hmmm !

    Visto que nem o FBI nem a  ´´jusriça norte americana ´´ sao adeptos de vazamentos para alimentar especulaçoes me parece que o jornalista esta caçando assunto .

    1. hmmm…..

      Este vai delatar daqui. Aquele vai delatar de lá. É o fim do monopólio. Já que Mídia, Justiça, Governo e CADE brasileiros, fingem, bovinamente, nada acontecer. Então saberemos como foram comprados monopólios, apoio e perpetuação no Poder, e como foram pagos com Títulos, Libertadores, Mundiais e Estádios que clubes sem qualquer capacidade conseguiram obter. A Verdade cos libertará. Ou pelo menos não os deixarão até a morte na cadeia. Queremos também das empresas e da Imprensa que participarão do esquema criminoso. E ainda veremos como Torcida Organizada nada é mais que o apoio armado a estes bandidos. Declinarão na mesma proporção e rapidez do restante da quadrilha. Uma mão lava a outra, acabou. Até porque as duas estarão algemadas. 

      1. A que time(s) voce se refere?

        A que time(s) voce se refere? Ou voce é mais outro dos Anti com dor de cotovelo de ver o adversário ter obtido enormes conquistas por  méritos próprios??

        Porque ao citar titulos, Libertadores, Mundial e Estádio (que está sendo PAGO!) só existe UM time que conquistou todos estes itens num passado recente e nessa ordem: CORINTHIANS!

        Libertadores e Mundial foram conquistas indiscutiveis

        E o estádio o Corinthians tinha projeto incompativel para sediar a Copa, de 45 mil espectadores. O estadio do são paulo é que estava cotado MAS o time não conseguiu oferecer garantias de pagamento. Dai a solução foi aproveitar o estádio do Corinthians e adequa-lo com arquibancadas móveis, que foi o que de fato ocorreu.

        Quanto ao monopólio televisivo é a globo se aproveitando do time de maior torcida do Brasil para ter audiência.

  3. Se se resultasse em coisa
    Se se resultasse em coisa seria,juntava o Xadfez do Moreno de Pocos mais a delacao de Teixeira,teriamos um daqueles sambas perfeitos,composto e cantado pelo impagavel Bezerra da Silva:”Se voces vieram prender o ladrao,podem voltar pelo mesmo caminho,ele esta escondido no Projac,atras da gravata e de um colarinho”.

  4. Se se resultasse em coisa
    Se se resultasse em coisa seria,juntava o Xadfez do Moreno de Pocos mais a delacao de Teixeira,teriamos um daqueles sambas perfeitos,composto e cantado pelo impagavel Bezerra da Silva:”Se voces vieram prender o ladrao,podem voltar pelo mesmo caminho,ele esta escondido no Projac,atras da gravata e de um colarinho”.

  5. Quero que todos se lasquem e

    Quero que todos se lasquem e morram agarradinhos, bem abraçadinhos, junto com o trio Global

    Que se danem !!

     

  6. e…

    Os ricaços brasileiros envolvidos, chegam no DOJ dos EUA e fecham um acordo e pagam uns 2 bilhões e pedem sigilo, e juram nunca mais fazer isso e voltam a Brasil ai “pegam emprestados” 6 bilhões no BNDES e vida que segue…

    Os ricaços pagam a multa ao governo americano com dinheiro de bndes e trocam a divida por apoio ao governo golpista!

    O que não fará um governo sem escrúpulos que recebe propina a noite na garagem com aprovação de 7%?

    Quem disse que golpe não compensa?

    6 bilhões ainda sai baratinho para os trouxas pagadores de impostos e juros…

    Teve banco que só de multa e processos e dividas já economizou 43 bilhões e ainda emplacou banco central…

    Eita mundo veio sem porteira…

  7. Déjà vu ?

     

    Sem amores pela selecinha e muito menos por Teixeira et caterva, mas…

    Embaçaram a Copa no Brasil. Agora vão melar a Copa Russa.

    Sincronicidade perfeita.

    A Dilma precisa avisar o Putin.

     

  8. O fato aberrante de que um

    O fato aberrante de que um brasileiro com passaporte brasileiro e residente no Brasil tenho sido preso na Suiça for policiais americanos e levada para os EUA com prisioneiro por delitos cometidos no Brasil  não desperta nenhuma atenção no Brasil mas é o maximo da subserviencia de um Pais ao goveodo dos Estados Unidos.

    Com base em que lei ou tratado internacional tal ação é legal? No entando não despertou nenhuma reação no Governo brasileiro e muitos jornalistas esportivos brasileiros comemoraram tal prisão como se fosse algo legitimo à luz do direito internacional, ao que se saiba nem o Itamaraty e nem o Ministerio da Justiça protestaram.

    Imagine se um amricano é preso na Italia por policiais brasileiros e trazido para o Brasil porque cometeu algum delito nos EUA, o que aconteceria?  Os EUA não aceitaram sequer o processo no Brasil de pilotos americanos que derrubaram um avião da Gol com 156 mortos, os pilotos lestão nos EUA e nem tomaram conhecimento da condenação brasileira.

    È normal que o Governo amricano tenha jurisdição universal?

    No entanto jornalistas como Flavio Prado disseram “Prenderam Marin, agora a coisa é seria, é com o FBI” sem cair a ficha da

    aceitação cega de jurisdição americana sobre o Brasil, como se este Pais fosse colonia sem soberania.

     

    1. É isso que me intriga.
      O que

      É isso que me intriga.

      O que o  FBI tem a ver com a FIFA e suas mazelas?

      Não sei de detalhes dessa investigação, mas parece que não prenderam somente brasileiros. E, ao que parece, a jurisdição universal que os EUA impõe é aceita sem  contestação no mundo ocidental. No Brasil, pelo que vemos, é festejada. 

  9. Torço para que o caso vá adiante. É com isto que a Globo cai

    E para ou ao menos diminui sua possibilidade de atravancar mais o país. Que o caso vá adiante e abra as comportas deste grande tráfico.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador