Curtir páginas “de esquerda” foi motivo para grampo da PF, autorizado por Sergio Moro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Imagem retirada do relatório da PF publicada pela Folha de S. Paulo

Jornal GGN – A Polícia Federal usou um método considerado “perseguição ideológica” pela defesa de Eduardo Guimarães, para chegar à fonte do vazamento que possibilitou ao blogueiro publicar o furo de reportagem em que ele antecipa quebras de sigilo e busca e apreensão contra Lula e pessoas ligadas ao ex-presidente.

Depois de listar quais funcionários públicos tiveram acesso a despachos da Lava Jato ligados a Lula, a PF fuçou nas redes sociais dos suspeitos para determinar quem seria o potencial vazador e pedir a quebra de seu sigilo telefônico ao juiz Sergio Moro.

Dessa maneira, ao identificar que uma servidora da Receita Federal curtia a página oficial do jornalista Fernando Morais no Facebook, a PF conseguiu grampear a mulher alegando “alinhamento” com fontes de esquerda que defendem Lula, com autorização de Moro.

O mesmo método foi usado para quebrar o sigilo telefônico do jornalista que teria repassado o vazamento a Eduardo Guimarães. Este, por sua vez, também teve seu extrato telefônico liberado à PF, com a justificativa de que, para a Lava Jato, ele não é jornalista.

Por Matheus Pichonelli
 
No The Intercept
 
Sergio Moro quebrou sigilo telefônico de Eduardo Guimarães antes de ordenas condução coercitiva
 
O SIGILO TELEFÔNICO do jornalista Eduardo Guimarães foi quebrado pela força-tarefa da Lava Jato para revelar a fonte que vazou a ele dados sigilosos sobre a ação da PF contra Lula, em março de 2016. Guimarães foi levado coercitivamente para depor na superintendência da Polícia Federal, na terça-feira (21). A revelação foi feita numa decisão do Moro em que levantou o sigilo sobre o caso.
 
A ação quebra o direito de sigilo de fonte, um direito garantido pela Constituição ao exercício do jornalismo. Moro argumentou que Guimarães não é jornalista para justificar a quebra de sigilo. Em sua decisão ele voltou atrás, porém, o direito de Guimarães já havia sido violado.
 
A ação é um típico ataque à liberdade de imprensa pelo Estado, e ações similares já tinham sido veementemente criticadas por jornalistas e ONGs como a Repórteres Sem Fronteiras.
 
De acordo com o inquérito, a que The Intercept Brasil teve acesso, a fonte soube antecipadamente da operação contra Lula por meio de uma servidora da Receita Federal. Para chegar até ela, os agentes listaram todas as pessoas que tiveram acesso à decisão judicial sigilosa que determinou a ação coercitiva contra Lula.
 
Para os agentes, a motivação do vazamento poderia ter residido em alguma espécie de simpatia ou alinhamento à posição ideológica do ex-presidente, “circunstância que faria um agente em posse de uma ordem que restringia, a partir de decisão judicial devidamente fundamentada, o direito ao sigilo bancário e fiscal de Luiz Inácio Lula da Silva, vir a torná-la pública, de maneira criminosa, com a intenção de que isso auxiliasse o investigado a se defender, ocultar e até mesmo destruir provas que pudessem lhe incriminar”.
 
Com base em tais premissas, os agentes chegaram até a auditora fiscal da Receita Federal Rosicler Veigel através de um fato sui generis: nas redes sociais, ela era seguidora do escritor Fernando Morais – segundo a ação, “jornalista e político, induscutível (sic) crítico deste Juízo e da OPERAÇÃO LAVAJATO e aliado ideologicamente a LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA”.
 
O inquérito incluiu, assim, postagens de Fernando Morais, parte delas crítica ao juiz Sérgio Moro – como, por exemplo, uma capa da revista CartaCapital – para embasar as suspeitas.
 
“Sem adentrar no mérito das convicções de FERNANDO GOMES DE MORAIS – afinal, isto, por si só, não guardou qualquer pertinência para esta investigação –, é notório que muitas de suas externalizações são feitas de maneira desrespeitosas para com as instituições e as autoridades públicas envolvidas na condução da assim denominada OPERAÇÃO LAVAJATO”, diz o inquérito.
 
Com a servidora na mira, a força-tarefa encontrou a ligação dela com a fonte de Guimarães alegada pelo inquérito, identificada como Francisco José de Abreu Duarte – cujas postagens e curtidas em publicações pró-PT foram consideradas relevantes para as investigações.
 
Os agentes concluíram que Abreu Duarte, em posse de informações sigilosas indevidamente violadas por Rosicler Veigel, “deliberadamente e com finalidade de embaraçar as investigações contra Lula, transmitiu o conteúdo da decisão”.
 
Para chegar a essa conclusão, porém, tiraram do blogueiro o direito ao sigilo de fonte, a base das contestações do mandado de busca, apreensão e ação coercitiva assinado por Sergio Moro, e cumprido pela PF na terça-feira (21), quase um ano após o vazamento dos dados da operação.
 
Após a polêmica, Moro assinou um despacho, nesta quinta-feira 23, dizendo não desconhecer que a profissão de jornalista possa ser exercida sem diploma de curso superior na área:
 
“Entretanto, o mero fato de alguém ser titular de um blog na internet não o transforma em jornalista automaticamente. No caso, a avaliação do conteúdo do blog, contendo inclusive propaganda político­-partidária, como banner para campanha do próprio titular do blog para vereador em São Paulo pelo PCdoB, levou à conclusão de que, como o conteúdo do blog não seria eminentemente jornalístico, então o investigado Carlos Eduardo Cairo Guimarães não exerceria a profissão de jornalista, utilizando o blog somente para permitir exercício de sua própria liberdade de expressão e veicular propaganda político partidária.”
 
Para Moro, embora a liberdade de expressão e as preferências partidárias devam ser respeitadas, elas não abrangem sigilo de fonte.
 
No despacho, Moro diz ainda que Guimarães, ao chegar à superintendência da PF, revelou de pronto o nome da fonte, conduta considerada por ele “distante ao profissional do jornalismo”. “Um verdadeiro jornalista não revelaria jamais sua fonte”, julgou.
 
Segundo Moro, entretanto, o objetivo da investigação não era propriamente o de identificar a fonte da informação do blog, “mas sim, principalmente, apurar se de fato o seu titular havia comunicado a decisão aos investigados previamente à própria divulgação no blog e a à diligência de busca e apreensão”.
 
Criticado por supostamente obrigar o blogueiro a revelar sua fonte, o magistrado disse não ter intenção de colocar em risco a liberdade e o sigilo de fonte. “É o caso de rever o posicionamento anterior e melhor delimitar o objeto do processo”, disse.
 
Determinou, assim, o prosseguimento da investigação em relação às condutas de violação do sigilo funcional pela funcionária pública – e, após todo o embaraço, mandou excluir do processo e do resultado das quebras de sigilo de dados, sigilo telemático e de busca e apreensão de Eduardo Guimarães, qualquer elemento probatório relativo à identificação da fonte da informação. “Caso demonstrado que também Francisco José de Abreu Duarte exercia a profissão de jornalista, estenderei tal exclusão a ele”, reiterou.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. De todos os abusos,

    De todos os abusos, arbitrariedades, e – diga-se tudo de uma vez – crimes praticados por esse juiz, essa me parece a mais grave, a mais orwelliana.

    Rasteira, sub-reptícia, covarde, essa atitude da PF e do juiz equivale a condenar um cidadão por “crime de pensamento”.

    Faz com que qualquer um de nós, que frequenta e comenta em blogs de esquerda, sinta-se vigiado pelo olho do Grande Irmão.

    Em maio teremos, diariamente, os “Dois minutos de Ódio”.

    O depoimento de Lula será cercado por farto noticiário negativo, antes e depois, enquanto as pessoas estarão em suas salas, gritando e espumando contra o homem que tentou tirar o país do atraso e da desigualdade.

    Como em 1984, o livro. O ano, que começou após a 2º Guerra Mundial, ainda não terminou.

    No lugar do Partido, o conluio Bancos/Grandes Corporações.

    Estamos todos no Quarto 101.

    Talvez, até, já tenhamos saído dele.

    https://www.youtube.com/watch?v=M3U83QLoATU

  2. “No despacho, Moro diz ainda

    “No despacho, Moro diz ainda que Guimarães, ao chegar à superintendência da PF, revelou de pronto o nome da fonte”:

    Mentira.  O proprio Eduardo Guimaraes ja disse o que tinha a dizer sobre isso.

    1. Moro fez o que fez e de
      Moro fez o que fez e de pronto -ele adora esse termo- passou a fazer uma campanha de desmoralizaçao contra o seu desafeto politico

    2. De pronto
      Incontinenti

      De pronto
      Incontinenti
      ….
      Estes e outros termos do jargão policial e usados por Moro revelam o quanto ele é rude e portador de uma flagrante pobreza intelectual alias o que é suficiente para alimentar sua bolha fascitoide no face

  3. A IMPORTÂNCIA DAS MINHÓCAS

    A partir da campanha eleitoral de 2010, as máscaras demotucanas caíram. A partir de 2012, minhócas que são começaram a convocar as suas minhócas, que saíram de seus habitats, onde são de extrema importância, para atuarem engrossando as fileiras dos ditadores com o golpe já engendrado. Daí em diante tropeçamos nas minhocas que começaram a fazer parte do nosso cotidiano. Muitas delas, largaram totalmente seus afazeres principais para lutarem contra o que lhes ditassem. Hoje, até em família, com amigos, em ambientes públicos, ônibus, buteco etc… ouvimos espantados vovós e vovôs de 80 90 anos, descendo o cacête no PT, no Lula e daí afora, convincentemente! Ouvimos jovens que ainda estão nas fraldas, opinando firmemente contra Lula, PT, com extrema propriedade!. Eles são espelhos com as imagens refletidas dos minhócas mór! as minhócas ministros do stf, moros, procuradores do mp, policiais federais etc etc etc. Estamos aqui para reafirmar a importância das minhócas nos seus habitats, e o quanto são desastrosas sob a luz, principalmente sob as dos holofotes. Quando saem dos seus buracos, apenas são iscas utilizadas para engôdo, ou até para matar. Queremos a prisão do ditador comandante da máfia golpista minhóca mór fernando henrique cardoso clinton! Queremos o que é nosso: os 55 milhões de votos que nos roubaram e nossa presidenta Dilma Roussef de volta à sua presidência, com Lula na Casa Civil, exatamente como as coisas deveriam ser, e que as minhócas retornem aos seus locais de origem onde são de extrema importância.

  4. Sérgio Moro, faz o papel do delegado Sérgio Paranhos Fleury

    Estamos sob ditadura corrupta-cilvil-midiática-policial-judiciária, mortos vivos da época do coronelismo assumiram o poder.O Juiz Sérgio Moro faz as vezes do delegado Sérgio Paranhos Fleury, é só isso que o mediocre  e delumbrado é, nada mais!!!

    1. O verde oliva foi trocado

      O verde oliva foi trocado pela camisa negra…

      Resultado de imagem para delegado sergio fleury e sergio moro

      Sérgio Moro, Joaquim Barbosa e Sérgio Fleury…,…que figuras das mais “angelicais”….kkkkkkk

  5. A vida dá voltas …

    Eita Brasilzinho de fazer vergonha. Governo golpista acabando com tudo quanto é direito e ainda tem gente achando o máximo.

    Mas é assim: – Perseguiram PT – não liguei, não sou petista; – Acabaram com investimentos na saúde e educação; não liguei, filhos vão para escola privada e tenho plano de saúde; – Prenderam jornalista por pensar diferente; não liguei, não me envolvo em política; – Aprovaram terceirização irrestrita; não liguei, sou concursado de estatal e “tenho estabilidade”; 

    A vida dá voltas: filhos da escola privada se formam e não têm emprego; vão ter que concorrer a uma vaga numa terceirizada que não oferece plano de saúde; precisam do SUS; SUS não tem investimentos; não vão se aposentar tão cedo;

    Como não me importei com o desmantelo da nação, agora tenho que sustentar os filhos com a única renda que tenho.

    E assim caminha a estúpida classe média que só pensa em privilégios momentâneos. Imagina que ficou rico em governos de esquerda. Sendo “rico” e, se achando, apoia a direita que, em pouco tempo, os colocam no lugar de onde nunca deveriam ter saído: servidão eterna

  6. Ilusão


    Pensava que estávamos vivendo numa Democracia.  Ledo engano. Doravante, fiquemos todos sabendo que nossos direitos constitucionais são relativos. Dependem de nossas preferências ideológicas. E de nossa capacidade de aceitar, calados, a tudo com que, intimamente, não concordarmos da parte de autoridades. Salve-se quem puder. A ditadura voltou, com outro tipo de “farda”. 

  7. Moro adaptou seu discurso

    Moro adaptou seu discurso hipócrita ao da Globo e agora, a emissora dos Marinho e o juiz de exceção batem no jornalista/blogueiro Eduardo Guimarães com o objetivo de impedir que Lula seja candidato em 2018

    Globo tirou Moro pra dançar, e os dois miram em blogueiro pra pegar Lula, por Rodrigo Vianna

     

    O JN dera o recado, dois dias antes: não abuse, querido! Moro se ajoelhou, na contra-dança da hipocrisia: meu alvo é só o blogueiro; não tocarei no sagrado sigilo da fonte. E a Globo então voltou à carga. Agora, sim, à vontade para atacar Eduardo Guimarães. E chegar em Lula.

     

    http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/geral/38041/

  8. PF e Moro
    Esse juiz fascistoide precisa de ajuda médico-psiquiatrica… Quanto a PF, dizer o que? Que se tornaram uma das pontas de lança do fascistismo? Qual seria a novidade? Lembram-se de Felinto Muller? Esperavam o que?

  9. O que aumenta o terror é

    O que aumenta o terror é saber que, do mesmo modo que a plutocracia pode restabelecer, formalmente, o estado de direito, também pode reintroduzir o estado de exceção, sempre que lhe convier. Mesmo com a volta das eleições, a sociedade estará sob o tacão de ferro da banca. Mesmo revoltas sociais em decorrência da eliminação de direitos sociais e da opressão econômica podem ser administradas pelo aparelho midiático-jurídico-policial do estado.

  10. Moro mata, depois pede

    Moro mata, depois pede desculpa, essa a estratégia.

    Depois da “casa arrombada”, “moro” pede desculpas, Depois de consumada as (injustificadas) ilegalidas, “moro” pede desculpas. Depois das ofensas insustentáveis, “moro” pede desculpa. Depois das agressões à constituição e às leis, “moro” pede desculpa… e, assim, de infrações em infrações, de violações em violações, “moro” age e se desculpa…

    É aquele litigante matreiro dos filmes de “Júri” norte-americanos: faz a pergunta que sabe proibida (e todos assim tomam conhecimento da versão) e o Juiz manda os jurados (depois que tomaram conhecimento da versão) desconsiderarem o alegado.

    O conto:

    Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o vizinho acabou sendo preso.

    Algum tempo depois, descobriram que era inocente.

    O rapaz foi solto e, após muito sofrimento e humilhação, processou o vizinho.

    No tribunal, o vizinho disse ao juiz:

    – Comentários não causam tanto mal…

    E o juiz respondeu:

    – Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel.

    Depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho de casa. Amanhã, volte para ouvir sentença!

    O vizinho obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse:

    – Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem!

    – Não posso fazer isso, meritíssimo! – respondeu o homem.

    O vento deve tê-los espalhado por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!

    Ao que o juiz respondeu:

    – “Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de um homem, espalha-se a ponto de não podermos mais consertar o mal causado.” 

    Fonte: https://sabedoriauniversal.wordpress.com/lendas-e-contos/

     

  11. Uma indagação há tempos me

    Uma indagação que há tempos me encasqueta .

    Como todo mundo sabe, o Departamento de Estado norte-americano possue colaboradores nativos para atuarem em centros de “interrogatórios” (tortura) em diversas republiquetas do planeta .

    Será onde fica localizado um centro de “interrogatório” administrado pela CIA aqui no Brasil ?

    a) Região da tríplice fronteira (Paraná, Argentina e Paraguai)

    b) Região Sudeste 

    c) Região Centro- Oeste

    d) Região Norte

    e) Região Nordeste

  12. Mais uma vez o juiz

    Mais uma vez o juiz desrespeita as leis, comete crime e, descoberto, pede desculpas.

    Estabelece assim o terror e o medo tão caros ao liberalismo e a totalitarismos. Gente com medo compra segurança e paga em liberdade, desconfia de todos, não se une a ninguém, egoísta e individualista. Medroso.

  13. Quando queriam espionar todos
    Quando queriam espionar todos o tempo todo os gringos colocaram “back doors” no Windows e passaram a coletar todas as informações primárias e secundárias gravadas pelo Google e Facebook. Os dados e metadados eram utilizados para traçar estratégias em relação a governos e autoridades espionadas, bem como para traçar o perfil de possíveis terroristas.

    Apesar de todo esforço eles não conseguiram o que desejavam. Os verdadeiros terroristas passaram a ficar “off line” ou se limitar a usar a “dar web”, espaço onde os espiões gringos tem sido humilhados.

    Quando Snowden entregou o jogo sujo dos gringos, Alemanha e Rússia obrigaram suas agências a produzir relatórios sensiveis e secretos datilografados. Brasil e Alemanha apresentaram um projeto na ONU para limitar a ação criminosa dos EUA.

    A versão Moroniana do Grande Irmão gringo é canhestra e provinciana. Ele e seus tiras vasculham o Facebook a procura de likes. Curtiu página de esquerda é suspeito ou criminoso. Curtiu a página do juiz ou dos seus fans “no problemo”.

    O controle ideológico se torna assim uma versão jeca-tatu do culto à personalidade. Obrigado a cumprir e fazer cumprir a constituição que garante a todos a liberdade de consciência e a privacidade, o juiz se torna o objeto deste culto. A vaidade dele sobrepujou seu amor ao Direito e o respeito à Lei.

    Moro não é o Grande Irmão. Ele é apenas um jeca-tatuzão que quer ser adotado e fornece prova de infrações funcionais em série.

  14. Não vivemos num “Estado Democrático de Direito”?

    O restante dos brasileiros está descobrindo, agora, aquilo que a maioria do povo sempre soube.

    Nunca houve, para os marginalizados, os pobres, os desvalidos vários de nosso país, esse tal de “Estado Democrático de Direito”. O que fizeram os governos, ditos progressistas, nesses treze anos para mudar isso? Pouco ou quase nada.

    E mais, como não aprenderam que não se deve “cutucar onça com vara curta”, se acovardaram e deixaram de usar a plenitude do poder que o voto popular lhes havia concedido. Resultado, a casa-grande retornou com força total e está colocando o país em situação muito pior que antes.

    Bem vindo à República Velha.

  15. Acabei de ver no encontro de

    Acabei de ver no encontro de blogueiros em Campinas, o relato do Edu, sobre como se deu seu sequestro. Todos que acompanham já sabem por alto, no entanto ouvi-lo ao vivo dá a exata dimenssão do que foi.

    É fascismo em toda sua excência, como na ditadura militar. É um juiz arrogando-se acima da lei e usando recursos públicos para acionar seus jagunços para perseguir ideológicamente seus desafetos, por conseguinte do golpismo.

    É chocante como o Edu relata o desepero de sua mulher em trajes íntimos, a agonia de sua filha doente gemendo porque não fala. E as outras filhas que moram fora, ligando depois, desesperadas com o que pode acontecer com o pai.

    É um nível de covardia que remete à repressão da ditadura militar. E que agora a gente se pergunta onde vai parar. Até nós, inofensivos comentadores de blogs. Numa dessas “investigações” com viés ideológico, não podemos ser grampeados, ou o que mais?

    Quem vai dar um basta nesse fascista medíocre e ególatra?

  16. A conclusão é que o sistema

    A conclusão é que o sistema jurídico está sendo tocado por idiotas. Alguém que tenha lido um livro jurídico qualquer indicado por uma faculdade de ponta com preocupação em formar raciocínio jurídico, em vez de uma apostila de cursinho preparatório para bitola de questões de “x” sobre pegadinhas na lei, não faria uma atrocidade dessas. 

  17. O terror do Estado voltou, hoje sob o comando de outro Sérgio…

    Como nasci em 1959, ainda criança vivenciei, na década de 60, um clima de terror e medo. Eu morava na roça, portanto com menos de 10 anos de idade, alertas dando-nos conta de que terroristas poderiam chegar às nossas casas, e que eles eram espécies de cangaceiros, ou seja, poderia fazer muita maldades contra a gente. Quando emigrei para a metrópole me informei, conheci o Zezinho do Araguaia, um dos “cangaceiros”, li, e ai vi que o terror era do Estado e não dos “terroristas”. 

    Esse terror do Estado continuou por toda a minha vida e na década de 80, quando participava de manifestações pacíficas pela redemocratização, o terror do Estado que havia presenciado na infância, continuava presente. A vigilância, a censura e o terror estatal era levado adiante pela P2- policia secreta da PM, DOPS o Departamento de Ordem Politica e Social da Policia Civil/Secretaria da Segurança Pública e, em especial, pela PF.  Éramos o tempo todo vigiados pela PF. 

    Quando começou a redemocratização com CF de 88 começamos a respirar a liberdade e a democracia. Pensei que aquele clima que vivi na infância jamais iria voltar. SQN…

    Tudo aquilo que havia imaginado coisa do passado voltou:  se naquela época estava a perseguição estava sob o comando de figuras como o delegado da PF Romeu Tuma ou Sérgio Fleury,  hoje outro Sérgio, o Moro, comanda a tropa…

     

    PS. Eu reeditei o comentário para fazer uma correção básica. Eu havia escrito DOPS como sendo sigla para Departamento de Ordem e Politica Social….hum..Politica Social? Alto lá…..Politica Social é o que não exitia ali….havia a tal Ordem Politica….e a Ordem Social…

  18. Estamos voltado aos velhos tempos do “atestado de ideologia”

    Alguém aqui se lembra do “Atestado Ideológico” que era exigido para se conseguir emprego na área pública ou privada. 

    https://www.jusbrasil.com.br/topicos/669161/atestado-de-ideologia

    Cerca de 300 mil brasileiros foram fichados pelo DOPS – Departamento de Ordem Politica e Social

    http://www.documentosrevelados.com.br/repressao/forcas-armadas/cerca-de-308-mil-brasileiros-foram-fichados-pela-ditadura/

     

  19. Tem que ver o que faz e quem
    Tem que ver o que faz e quem são aqueles juízes do TRF4 e do CNJ para nada fazerem contra o “juiz” Sérgio Moro e os repetidos abusos cometidos por esse juiz que age como um sociopata.
    Tem alguma ligação nesse processo que ligue esses tribunais com o “juiz” Sérgio Moro? Quais os interesses para protegerem tanto um notório abusador?
    É preciso pesquisar esses pontos e trazer à luz as facetas obscuras desse processo.
    E onde está o iluminista Luiz Roberto Barroso do STF? Não vai enquadrar o abusador do direito, dá constituição e das leis?

  20. Inacreditável! É delírio,

    Inacreditável! É delírio, desonestidade ou cara de pau?

    É óbvio ululante que a fonte de Eduguim obteve a informação do próprio vazamento para a grande imprensa. Esta lá, na matéria publicada no Blog da Cidadania, basta ler. A fonte não pôde passar uma cópia do vazamanto porque estavam codificadas pelos vazadores para impedir a publicação antecipada. Quem vazou foi alguém da própria operação.

  21. “De acordo com o inquérito, a

    “De acordo com o inquérito, a que The Intercept Brasil teve acesso, a fonte soube antecipadamente da operação contra Lula por meio de uma SERVIDORA DA RECEITA FEDERAL.”

    A pergunta que me assalta: quem revelou para uma SERVIDORA DA RECEITA FEDERAL o conteúdo SIGILOSO de um processo que tramita na JUSTIÇA FEDERAL em curitiba?

    Hummmmm, tem gato na tuba!

  22. A verdade é que o fracasso

    A verdade é que o fracasso subiu à cabeça desse juizeco e de toda a sua entourage da Monarquia de Curitiba. Eles prometeram aos seus seguidores (imprensa oligárquica, paneleiros de barriga cheia e adoradores do pato amarelo) que prenderiam o Lula, mas a situação está cada vez mais difícil pra cumprir a promessa, porque sobram “convicções” mas faltam provas e faltam testemunhas de acusação (todas as 27 testemunhas do próprio MP inocentaram o ex-presidente). Então, como Lula já está condenado pelos adorados justiceiros mas ainda falta fabricar o crime (porque o triplex, o sítio e os presentes retirados do Planalto não colam mais), outras frentes de batalha precisam ser abertas pra não desapontar os súditos com sede de sangue. Então quem sabe consegueriam prender o sapo barbudo se encontrassem alguma coisa nos celulares e computadores de um  blogueiro que vive de aluguel em um modesto apartamento? É patético! Moro será vítima do próprio veneno, pois seus milhões de bajuladores, a quem alimentou esperança de colocar nas grades o torneiro mecânico nordestino, não o perdoarão.  A frase “esse Moro não é de nada! Por que ainda não prendeu o Lula?” tem sido dita cada vez com mais frequência. O Monarca do Paraná será massacrado pelo ódio que ajudou a destilar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador